Tech - Como usar o GIMP online

Está precisando editar suas fotos? Então o GIMP pode ser uma solução prática. A versão mais popular e oficial é a baixada no PC grátis, disponível para Windows, Linux e Mac OS. Para quem não quer ocupar espaço no computador é possível usar uma opção online pelo serviço RollApp, sem fazer nenhum download e com acesso pelo navegador. O recurso permite abrir imagens do PC, fazer recortes, adicionar texto e mais edições, com ferramentas parecidas com o Adobe Photoshop. Veja como usar neste tutorial para PC.

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

Gimp pode ser acessado pelo navegador web usando o serviço RollApp (Foto: Divulgação/Gimp)Gimp pode ser acessado pelo navegador web usando o serviço RollApp (Foto: Divulgação/Gimp)

Vale lembrar que o uso de testes Premium dura por 14 dias e precisa de um cadastro rápido no RollApp. O preço do plano é a partir de US$ 6,99 (cerca de R$ 24,80 em conversão direta) mas após o período trial o usuário pode continuar com uma versão gratuita do GIMP web, em formato de leitura, com recursos limitados. É possível integrar recursos de nuvem como Google Drive e Dropbox.

Cadastro no RollApp

Passo 1. Acesse o site do Roll App (rollapp.com) com o serviço do GIMP e clique em “Launch Online”;

Acesse o botão para executar o Gimp pelo navegador online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o botão para executar o Gimp pelo navegador online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o botão vermelho de “I am a new user” para novos usuários. Em seguida faça seu cadastro rápido com nome, e-mail e criação e uma senha. Confirma em “Sign Up”;

Faça o cadastro no serviço online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o cadastro no serviço online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta uma nova janela para começar a carregar o GIMP web. Caso se navegador tenha bloqueador de pop-ups, clique no ícone do topo e depois confirme em “Sempre mostrar pop-ups”.

Clique em “Concluído” e depois em “Open Window”.

Confirme a execução de pop-up no navegador para abrir o GIMP web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme a execução de pop-up no navegador para abrir o GIMP web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Usando o GIMP Online

Passo 1. Para você se organizar na janela de edição, note que a barra de recursos fica no topo em cinza. As ferramentas de edição são mostradas nas duas laterais, com ajustes conforme o recurso utilizado;

... div class="foto componente-conteudo"> O GIMP online será aberto em uma janela do navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O GIMP online será aberto em uma janela do navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para abrir uma imagem clique em “File” e depois em “Open”. O usuário pode sincronizar com serviços de nuvens, caso ache mais prático. Selecione a foto e confirme em “Open”;

Abra suas fotos no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra suas fotos no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para adicionar textos na imagem, clique no ícone de “A” e digite o que preferir. Note que será aberta uma barra de ferramentas para alterar o tipo de fonte, tamanho, cor e mais ajustes.

Note que as layers (camadas de edição) são somadas na caixa à direita da tela com cada ação na foto ou projeto;

Adicione textos nas imagens pelo GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione textos nas imagens pelo GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para fazer seleções e recortes estão disponíveis as ferramentas de laço mágico, formatos livres e um recurso que lembra a “Pen Tool”. Personalizações aparecem em cada ferramenta na caixa à esquerda da tela;

Utilize as ferramentas de seleção e recorte no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Utilize as ferramentas de seleção e recorte no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A ferramenta de carimbo permite copiar e colar trechos da imagem. Já o ícone de “gota” permite usar o desfoque (blur) e o de “mão” proporciona um desfoque irregular. Use dos efeitos como preferir. Ajuste o tamanho do pincel, opacidade, ângulo e mais na caixa à esquerda da tela;

Selecione ferramentas com efeitos de desfoque no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione ferramentas com efeitos de desfoque no GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Para colorir ou criar novos formatos, há ferramentas de pincel, preenchimento, degradê e lápis. Altere o tamanho, cores e mais na caixa à esquerda;

Crie formas e adicione desenhos personalizados na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie formas e adicione desenhos personalizados na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Para rotacionar a imagem, selecione “Image” e depois “Transforme”. Selecione o ângulo da rotação entre 90º ou 180º no sentido que preferir;

Rotacione a imagem no ângulo que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Rotacione a imagem no ângulo que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Em “Filters” o usuário pode adicionar filtros artísticos para criar desenhos, com formatos, animações, de cores diferentes e mais;

Adicione filtros artísticos nas fotos pelo Gimp online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione filtros artísticos nas fotos pelo Gimp online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Já em “Colors” estão ajustes de saturação, brilho, contraste, o “Curves”, “Levels” para luz e sombras. Ao selecionar, o usuário poderá personalizar a aplicação arrastante as barras de ajustes. Confirme em “Ok”;

Ajuste níveis das fotos pelo GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste níveis das fotos pelo GIMP online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

 Passo 10. Para salvar o resultado, clique em “File” e selecione “Save As”. Altere o nome, selecione a pasta e confirme em “Save”.

Salve o projeto final de edição (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve o projeto final de edição (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual é o seu editor de imagens favorito? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.