Uma corrida de drones foi realizada recentemente por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. A grande novidade na competição foi o poder de controlar os aparelhos com a mente usando a técnica chamada de "Brain Drone Racing". Os pilotos usaram um headset, que na verdade é um eletroencefalograma (EEG), calibrado para captar a atividade elétrica do cérebro de cada participante. 

Confira os melhores drones com câmera no Brasil

A comunicação entre o eletroencefalograma e o drone foi feita por uma interface cérebro-computador. O software podia ser usado em um notebook conectado ao headset e também ao robô.

Drones são controlados pela mente (Foto: Divulgação/Universidade da Flórida)

O controle dos aparelhos exigiu concentração e foco. Os pilotos deviam pensar em algo como “andar para frente”. Então, o eletroencefalograma na cabeça de cada um dos usuários captava a atividade elétrica do cérebro naquele momento, o software interpretava os sinais e enviava os comandos para o gadget.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Diferente dos filmes de ficção científica, a corrida de drones não foi nada emocionante, já que os aparelhos se moviam bem lentamente. O grande atrativo estava na forma em que a tecnologia estava sendo empregada ali. 

Com o avanço, é possível imaginar, por exemplo, que uma pe

... ssoa amputada poderia controlar a sua prótese robótica apenas com a mente. 

Confira abaixo o vídeo onde os pesquisadores explicam como a tecnologia funciona. 

Qual é o preço justo para um drone? Comente no fórum do TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.