Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Opera é um navegador com muitas funcionalidades, como VPN gratuita. Mas ainda perde para o Chrome quando o assunto é extensões. No entanto, há uma maneira bem simples de baixar os complementos da loja do browser do Google no app rival. O recurso promete ser útil para quem têm dúvida se vale a pena trocar de programa e não quer abrir mão dos seus plugins, mesmo com a boa velocidade de navegação do Opera. Veja como importar as suas extensões da Chrome Web Store e usá-las no Opera Browser.

Como usar a VPN gratuita do Opera no computador

Veja como usar a VPN nativa do Opera (Foto: Divulgação) (Foto: Veja como usar a VPN nativa do Opera (Foto: Divulgação))Opera (Foto: Divulgação)

Configure o Opera

Passo 1. Abra o Opera e acesse a extensão Download Chrome Extension na loja de complementos do navegador e toque em “Adicionar ao Opera”;

Opera tem extensão que libera a instalação de complementos do Chrome no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera tem extensão que libera a instalação de complementos do Chrome no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Aguarde até que a instalação termine e o seu navegador já estará habilitado para instalar extensões.

Opera poderá instalar extensões do Chrome quando complemento estiver instalado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera poderá instalar extensões do Chrome quando complemento estiver instalado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Faça o download das extensões do Chrome

Passo 1. Acesse a loja Chrome Web Store (chrome.google.com/webstore/category/apps);

Usuário deve abrir Chrome Web Store no Opera para baixar extensões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve abrir Chrome Web Store no Opera para baixar extensões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Se quiser manter seus dados sincronizados, entre com sua conta do Google na Web Store tocando em “Fazer login”. Caso contrário, pule para o passo 4;

Usuário pode fazer login na Chrome Web Store para sincronizar dados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode fazer login na Chrome Web Store para sincronizar dados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Para completar o seu login, o Google vai pedir seu endereço de e-mail e senha para continuar. Prossiga normalmente;

Usuário deve inserir dados do Google para sincronizar conta da Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve inserir dados do Google para sincronizar conta da Chrome Web Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na tela inicial do Chrome Web Store, pesquise pela extensão desejada. Como exemplo, usaremos a Xmarks;

Usuário deve procurar por extensão do Chrome que deseja instalar no Opera (Foto: Reprodução/Elson de SouzaUsuário deve procurar por extensão do Chrome que deseja instalar no Opera (Foto: Reprodução/Elson de Souza

Passo 5. Nos resultados, certifique-se que está olhando a coluna das “extensões”, já que o Opera não é compatível com os apps do Chrome. Quando achar um app, toque nele para ver mais detalhe ou vá direto em “Usar no Opera” para baixar;

Toque no botão indicado para instalar extensão do Chrome no Opera (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no botão indicado para instalar extensão do Chrome no Opera (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após o fim do download, o Opera exibirá um banner no topo da tela. Toque no botão ir ou vá em “Menu > Extensões > Gerenciador de Extensões”;

Opera exige que usuário acesse gerenciador para instalar extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera exige que usuário acesse gerenciador para instalar extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na tela seguinte, localize a extensão baixada e toque em “Instalar” e, no balão que aparece, novamente em “Instalar”;

Opera precisa da confirmação para instalar a extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Opera precisa da confirmação para instalar a extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Se tudo estiver certo, a extensão começará a funcionar normalmente.

Extensão do Chrome funcionará normalmente no Opera após a instalação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extensão do Chrome funcionará normalmente no Opera após a instalação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já pode aproveitar as suas extensões preferidas do Google Chrome no navegador Opera. Infelizmente, não é possível garantir 100% de compatibilidade, pois são navegadores diferentes, mas a maior parte dos complementos funciona bem.

Usar VPN é seguro? Descubra dicas de usuários no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.