A ativação do Windows é um passo necessário para o funcionamento correto de seu sistema. Se a ativação não foi feita no tempo estipulado, geralmente 30 dias, o Windows começa a desligar sozinho, as atualizações não são instaladas e, como consequência, seu PC ficará mais vulnerável às ameaças virtuais. Há vários motivos para que a ativação do Windows 8.1 não aconteça de forma correta. Confira a lista com as principais razões para que isso aconteça e saiba o que fazer para resolver o problema e ativar o Windows 8.1.

Menu Iniciar e outros recursos do Windows 10 chegam ao Windows 8.1 RT

Você está com problemas para ativar o Windows 8.1? (Foto: Divulgação/Microsoft)

Erro 0xC004F061

Este código de erro aparece em três situações distintas. A primeira é quando o usuário está usando uma chave de ativação do Windows 8 ou 8.1, mas não havia uma versão anterior do sistema instalada. Para resolver o problema, você deve instalar primeiro uma versão anterior do Windows, como o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8 para depois atualizar para o 8.1 e usar a sua chave de ativação.

A segunda situação em que este código de erro surge, é quando o usuário está tentando instalar o Windows 8.1 Pro Pack, mas já tem o Windows 8.1 Pro instalado. Para atualizar a sua edição, você deve instalar primeiro o Windows 8.1 Media Center Pack.

A terceira e última situação em que o erro pode aparecer, é quando você tenta instalar o Windows 8.1 Media Center Pack mas não tem o Windows 8.1 Pro Pack instalado. Primeiro é preciso instalar a edição Windows 8.1 Pro para só então instalar esse outro pacote de atualização.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A chave de ativação foi usada em um reparo

Se você, por algum motivo, levou o seu PC na loja de reparos ou em algum técnico de informática, pode ser que ele tenha usado uma versão diferente do Windows para concluir o reparo.

Além disso, o técnico pode ter usado outra chave de ativação. Como foi usada em mais de um PC, pode ter sido bloqueada por violar os Termos de Licença para Software Microsoft. É importante que você use apenas a sua própria chave de ativação.

Caso o seu Windows já tenha sido ativado antes do conserto, a simples reinserção da chave do produto fornecida com o PC a reinstalação da cópia original deve resolver o problema.

A mesma cópia do Windows foi instalada em vários computadores

Quando o erro 0xC004C008 aparecer na tela, significa que a sua cópia do Windows foi instalada em mais de uma máquina. A ativação do seu Windows não funcionará por ter sido ativado em outro computador.

A solução para este erro é desinstalar o Windows das outras máquinas. Assim, a sua chave de ativação ficará livre para ser usada no seu PC. Você pode, ainda, comprar novas licenças do Windows.

Windows pirata

Infelizmente, muitos ainda caem no erro de usarem software pirata.

... Se a Microsoft não conseguir criar uma correspondência entre o perfil de hardware do seu computador e sua chave de produto de 25 caracteres, ela verá que o Windows é falsificado.

Com isso, você não conseguirá ativá-lo e, consequentemente, não receberá as devidas atualizações. A única solução é comprar uma licença original.

Computador usado

Se você comprou um PC usado, pode ser que o dono anterior tenha usado a chave de ativação do Windows em sua nova máquina e você não vai conseguir ativar o sistema. Solicite ao antigo dono o DVD de instalação do Windows e a chave de produto original. Se ele não possuir mais esses dados disponíveis, talvez seja necessário comprar uma nova licença do Windows.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.