Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Shadowplay é uma ferramenta exclusiva criada pela nVidiapara gravar trechos dos seus gameplays. Depois, você pode enviá-los para o YouTube ou até mesmo para o Twitch. Neste tutorial, aprenda a fazer isso em poucos passos.

Relembre os lançamentos das placas de vídeo ‘tops’ da Nvidia de 2014 

ShadowplayShadowplay

Shadowplay funciona apenas dentro de uma lista de especificações. Para rodar a ferramenta no seu computador, é necessário ter:

Sistema operacional Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 
Memória RAM  2 Gb
Espaço disponível em disco  20 Mb
Resolução  Tela de 1024×768 até 3840×2160 
Processador
Intel Pentium G Series, Core 2 Duo, Quad Core i3, i5, i7 ou mais recente/ AMD Phenom II, Athlon II, Phenom X4, FX ou mais recente 
Placa de vídeo:  GeForce GTX 900, 700, 600, 900M, 800M, 700M e alguns modelos 600M Series. 

Passo 1. Baixe o programa de atualização de drivers da nVidia, o GeForce Experience. Para fazer o download da instalação, clique aqui. Com ele, você poderá acessar o Shadowplay no computador.

Após instalá-lo na máquina e atualizar todos os drivers necessários, você provavelmente verá essa tela:

Tela de configuração do Shadowplay (Foto: Divulgação)Tela de configuração do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Passo 2. Note que existe um botão Shadowplay no canto superior direito. Clique nele para abrir a ferramenta. Nela, você verá um botão de liga e desliga, assim como quatro opções diferentes.

Em Modo, você escolhe se pretende gravar o vídeo de maneira manual ou em sombra. A “gravação em sombra” atua da seguinte maneira: mesmo quando você não apertou as teclas para começar a gravar o gameplay, o Shadowplay consegue registrar as imagens e os sons reproduzidos. Se você quiser recuperá-los, basta apertar as teclas selecionadas.

Janela do Shadowplay (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)Janela do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Em Modo, você também pode escolher se quer transmitir o jogo para o Twitch. Para isso, é necessária uma conta no serviço.

Tempo de Sombra é o período em que o Shadowplay consegue armazenar seu gameplay sem que você peça. O período máximo é de 20 minutos. As duas últimas opções são relacionadas à qualidade da gravação e as saídas de áudio que serão capturadas.

Passo 3. Feito isso, dentro do GeForce Experience, selecione a aba “Games/Jogos”. O Shadowplay apenas gravará vídeos de jogos que são incluídos e reconhecidos dentro do programa.

Normalmente, o programa identifica sozinho os games instalados, mas você pode incluí-los manualmente. Para isso, vá até Configurações/Preferences e adicione o endereço da pasta do título que você deseja.

2015-01-15_15-26-18Configuração de jogos dentro do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Com tudo pronto, basta iniciar o game e colocar o Shadowplay para funcionar. É válido lembrar que os vídeos criados com a ferramenta da nVidia podem apresentar problemas ao serem editados em programas como Sony Vegas e Adobe Premiere. Para resolver isso, você pode converter os vídeos, usando codecs compatíveis com esses programas.

Dentro da nossa lista de dicas e tutoriais, que pode ser acessada clicando aqui, você pode verificar diversas formas de conversão de vídeos.

Você já criou um gameplay? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.