O MECFlix faz parte do projeto Hora do Enem, disponibilizado pelo Governo Federal e Ministério de Educação. O recurso liberado por meio do site TV Escola funciona como o “Netflix” para os estudantes que estão prestando vestibular ou se preparando para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Estão disponíveis videoaulas preparatórias com temáticas abordadas na prova, como a área de ciências humanas, da natureza, exatas e tecnológicas.

Looke: 'Netflix brasileiro' é mais barato e tem streaming de vídeos

MECFlix oferece videoaulas preparatórias para o ENEM (Foto: Divulgação/MEC)

Como funciona o MECFlix?

Quem quiser ter acesso ao conteúdo de vídeos para estudar no ENEM basta fazer um cadastro rápido no site do MECFlix. Para isso é necessário adicionar seu nome, e-mail, criar uma senha e concordar com os termos de uso. Qualquer pessoa com cadastro pode acessar o conteúdo completo gratuitamente, sem precisar comprovar instituição de ensino e o recurso já está no ar.

MECFlix pode ser acessado por qualquer pessoa que deseje estudar com cadastro gratuito (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No site, cada internauta tem um perfil personalizado no qual pode salvar videoaulas interessantes, com a ferramenta de “like”, avaliar conteúdos, montar playlists e adicionar anotações pessoais. A plataforma também tem ferramentas de interações, o que permite compartilhar as videoaulas em redes sociais e fazer comentários públicos.

Dentre os parceiros para o lançamento do MECFlix estão o Ministério da Educação, Governo Federal do Brasil, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Roquette Pinto, UnB e a Universidade Federal de Santa Catarina. No site não há informações oficiais sobre quanto o Governo Federal investiu especificamente no MECFlix.

Conteúdo do MecFlix

No MECFlix a base do conteúdo é oferecido em videoaulas, complementar à plataforma Hora do ENEM. O “Netflix” do ENEM foi lançado com cerca de 1.900 vídeos e essa lista é incrementada pelo MEC com conteúdo de parceiros como a Geekie Game, Descomplica, FGV, Kroton e QR do Enem.

Vídeos com aulas são exibidos por temáticas de estudo no MECFlix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Esse conteúdo fica exibido na interface principal dividido pelas temáticas de “Ciências da natureza e suas tecnologias”, “Ciências humanas e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”. No topo é possível fazer buscas pela palavra-chave desejada, caso esteja procurando um assunto específico, ou encontrar filtros por áreas de pesquisa. 

Além disso, é prometido a disponibilidade de gabaritos comentados em vídeo após a prova do ENEM por professores e especialistas. Todos esses vídeos são selecionados pelo MEC para os estudantes. Os vídeos podem ser exibidos em tela cheia no computador, em alta resolução e há controles no tocador de “Play/Pause” e “Volume”. 

... rio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="340" src="//s2.glbimg.com/pXdLljO3jBFGruhcDLpHE6EUFLU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/06/videos.jpg" width="695">Videos do MECFlix podem ser exibidos em tela cheia e salvos no perfil do usuário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Sobre a Hora do ENEM

O projeto do Ministério da Educação, “Hora do ENEM”, ajuda o estudante com conteúdo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, e agora integra o MECFlix como mais uma plataforma de estudo online. Lá é possível encontrar notícias sobre o ENEM, conteúdo para estudo, programa televisivo com entrevistas, questões comentadas, além de exercícios e simulados online.

A Hora do Enem é um dos recursos do site TV Escola do MEC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Hora do Enem integra o site TV Escola, também projetado pelo MEC, que reúne material educacional online gratuito. Também é possível assistir A Hora do ENEM como Programa Televisivo no Canal aberto 2.3 (Rio de Janeiro e Brasília) e Canal 3.3 (São Paulo). A plataforma TVEscola está disponível também em aplicativo para Android e iOS (iPhone). 

Quanto custa o plano 4K do Netflix? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.