Overwatch é o novo game de tiro em primeira pessoa e multiplayer online da Blizzard, a mesma produtora de títulos como Diablo, Warcraft e Starcraft. O jogo de PS4, Xbox One e PC reúne jogadores em equipes, que devem competir por objetivos no mapa e, ao mesmo tempo, eliminar os adversários para somar pontos. Confira dicas para começar a jogar e outras para se dar bem nos embates:

Conheça os personagens disponíveis no lançamento de Overwatch

Overwatch é um FPS diferente

O primeiro de tudo é ter em mente como Overwatch funciona. Quem está acostumado com Call of Duty ou Battlefield deve pensar logo que estamos diante de um FPS, jogo de tiro em primeira pessoa, diferente. O que conta aqui sãos as habilidades dos personagens, já que cada um é diferente do outro, e em como o jogador lida com elas para atacar e se defender.

Assista abaixo ao vídeo com o gameplay que mostra os primeiros minutos de Overwatch.

Menu inicial

A batalha começa no menu inicial. Aqui temos as seguintes opções: Jogar, que te leva para dentro de uma partida; Treinamento, para conhecer os personagens e aprimorar habilidades; Galeria de heróis, para ter detalhes de cada um deles e seus ataques ou defesas; e Caixa de Itens, que dão bônus aos jogadores.

Menu inicial de Overwatch em detalhes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Menus como Social, Perfil e Opções são mais secundários e não afetam diretamente o jogo em si. Em Opções, por exemplo, você pode configurar elementos técnicos como controle e brilho da tela. Em Social o jogador confere a lista de amigos e quem está jogando Overwatch. Por fim, Perfil exibe o perfil do jogador com dados.

Menu Jogar

O menu Jogar oferece pelo menos quatro opções: Jogo rápido, que permite entrar logo em uma partida – e vale lembrar que não há lobby; Jogar contra IA, que possibilita embates contra oponentes controlados pelo computador; Jogo personalizado, para criar salas com amigos; e Contenda semanal, com tipos de partidas que prometem mudar toda semana.

Menu Jogar de Overwatch em detalhes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Menu Treinamento

O treinamento é importante para quem quer aprender os comandos básicos e segredos de Overwatch. Tutorial ensina tudo que você precisa saber sobre controles e objetivos; Campo de treinamento é uma fase aberta e sem inimigos, apenas alvos para serem praticados; Praticar vs. IA permite lutar contra oponentes controlados pelo computador, sem valer nada.

... trong>Menu Treinamento de Overwatch em detalhes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Galeria de Heróis

A Galeria de Heróis simplesmente reúne cada um dos 21 heróis iniciais disponíveis no lançamento de Overwatch. Ela mostra quantos itens de cada um o jogador já destravou, além de informações vitais sobre fraquezas e vantagens dos personagens e seus golpes. Vale uma conferida.

Menu Galeria de Heróis de Overwatch em detalhes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Caixa de Itens

O menu da Caixa de Itens permite abrir as caixas obtidas ao longo das partidas. Estas são caixas secretas que vão desbloquear itens poderosos ou não para os jogadores. Estes itens podem ser meramente decorativos para o cartão de perfil do usuário, ou skins – visuais secundários – para cada um dos heróis. Para abrir, segure o botão correspondente, de acordo com a versão que estiver jogando.

Abrindo a caixa de itens de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com a caixa aberta, o jogador pode conferir o que ganhou. Se for uma skin ou spray, é possível pressionar um botão para já equipar no personagem, e funciona da mesma forma com cartões de perfil. Há diversos itens que podem sair de uma caixa, como créditos e até skins lendárias e raríssimas.

A caixa aberta em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Iniciando o jogo

Por padrão, a principal escolha para jogar Overwatch é ir no menu Jogar e, em seguida, no Partida Rápida. Espere a contagem para encontrar um servidor e, quando for iniciar, escolha seu herói para começar. Como é possível ver na imagem abaixo, a escolha é livre entre os 21 disponíveis, mas há um tempo limite para que cada jogador faça sua decisão.

Overwatch: os primeiros passos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Primeiros passos

Overwatch é um jogo que pode ser fácil de entender, mas difícil de dominar. Os comandos básicos funcionam como em qualquer outro FPS. É possível andar e olhar para todos os ângulos, enquanto um botão fica responsável pelo tiro e os outros pelas habilidades. Atenção: não há troca de armas. Ao menos não da forma tradicional. Cada personagem geralmente possui apenas uma, com alguma variação.

Instruções básicas para começar em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O que comanda por aqui são as habilidades. Elas estão espalhadas entre os botões do controle ou do teclado, de acordo com a versão escolhida, e são extremamente variadas. Cada herói faz algo que o outro não faz, o que traz um equilíbrio ao game.

Habilidades

Como citamos, as habilidades variam entre si. Há as básicas, que costumam três ou quatro, além de passivas, e também temos o Ultimate, o golpe mais poderoso. O nome pode não parecer estranho por quem já joga games no estilo de League of Legends ou DotA 2. É que Overwatch também se inspira em títulos do gênero Moba, “multiplayer online battle arena”, ou arena multiplayer de batalhas online.

É bom que o jogador cheque as habilidades dos personagens, na opção da Galeria, antes de começar uma partida, já que elas serão a personalidade de cada herói e vão definir sua estratégia, que varia muito.

Habilidades são o ponto-chave de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tipos de personagens

Também inspirado por Mobas, Overwatch divide seus 21 personagens em classes ou tipos. Há heróis que são ofensivos, como Genji, outros que funcionam de forma mais defensiva, como Mei, os personagens “tanque”, que aguentam muitos golpes, como D.Vah ou Reinhert, e, por fim, heróis de suporte, como o brasileiro Lucio, que curam os aliados na partida.

Conheça os tipos de personagens de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por conta dessa versatilidade, Overwatch permite que os jogadores troquem de personagem durante as partidas, sem necessariamente esperar que a próxima comece. Basta segurar o botão indicado na tela, quando perder a vida no embate.

É possível trocar de personagem na partida de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Objetivos

Cada partida de Overwatch dura duas rodadas: na primeira uma equipe fica encarregada de defender determinado ponto no mapa, enquanto a outra ataca. Na segunda partida os papeis se invertem. Ao final, o jogo faz contagem de pontos e define os vencedores, de acordo com os objetivos concluídos ou não.

Cada partida de Overwatch apresenta objetivos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Também existem aquelas partidas que funcionam como mera captura de pontos no mapa, e aí cada equipe tem que cumprir tudo ao mesmo tempo. Antes de começar um embate, o jogo avisa qual é o estilo de partida que vai ocorrer.

Ao final da partida de Overwatch, pontos distribuidos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Destaque da partida

Se a equipe do jogador vencer e ele for muito bem naquele embate, o game apresentará um segmento chamado de “Destaque da partida” ao final, mostrando o melhor momento do melhor jogador da equipe. Isso te dá mais pontos e melhora seu ranking, então busque cumprir mais objetivos, eliminar vários adversários ao mesmo tempo ou criar jogadas com habilidade.

Destaque da partida em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Mil e uma funcionalidades

Overwatch tem muitos segredos e dicas para serem descobertos em cada partida. Os cenários são variados e os jogadores precisam aproveitar bastante em cada um para definir seus caminhos favoritos até a base adversária ou a estratégia ideal para se dar bem, isso vai de cada um. Mas tenha sempre em mente o objetivo e procure cooperar com seus colegas de time.

Overwatch: saiba os detalhes dos cenários (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Cada cenário também possui pontos adicionais de cura, que podem ser coletados para recuperar a vida do herói. Tente memorizar onde ficam, já que a cura é sempre recarregada após ser coletada, e pode ajudar em momentos críticos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.