Uma forma interessante de compartilhar animações e outros trabalhos produzidos no Adobe After Effects é gerando gifs de alta qualidade para compartilhar na Internet. O After Effects até a versão CS4 têm um recurso nativo, que permite exportar qualquer tipo de composição para gif diretamente do aplicativo. Mas é algo que, infelizmente, não faz mais parte do After desde a edição CS5. No tutorial a seguir, descubra como exportar vídeos de suas composições no After Effects para gerar gifs usando o Photoshop, com um método que funciona em qualquer edição do software.

Como criar GIF online e sem baixar nada

Reprodução/Giphy (Foto: Reprodução/Giphy)Veja como salvar GIF no After Effects (Foto: Reprodução/Giphy)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Com a sua sequência pronta, é hora de exportar o material. Clique na composição para mantê-la selecionada e acesse o menu “Composition” e escolha “Add to Render Queue”;

Com o trabalho pronto, selecione a opção Add to Render Queue (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Com o trabalho pronto, selecione a opção "Add to Render Queue" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Um novo painel será aberto na parte inferior da tela com informações referentes ao processo de renderização. Certifique-se de escolher “Best settings” em “Render Settings” e “Losless” em “Output Module”;

Detalhes garantem que o vídeo de origem do gif será gerado na máxima qualidade possível (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Detalhes garantem que o vídeo de origem do gif será gerado na máxima qualidade possível (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Com tudo em ordem, clique no botão “Render”;

Clicando em Render, você dará início ao processo de criação de um arquivo de vídeo a partir da sua composição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clicando em "Render", você dará início ao processo de criação de um arquivo de vídeo a partir da sua composição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. O After Effects vai gerar um arquivo avi. e irá salvá-lo na pasta designada para seu projeto;

Sua composição será gerada em formato avi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Sua composição será gerada em formato avi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. O próximo passo depende do Photoshop, caso você use versões do After Effects a partir do CS5. No editor de fotos, abra o menu “File” e escolha “Import” e, em seguida “Video frames to layers”;

No Photoshop, você deverá importar o vídeo gerado via After para criar o gif (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)No Photoshop, você deverá importar o vídeo gerado via After para criar o
... gif (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Na nova janela, navegue até o vídeo avi. gerado anteriormente no After Effects. Confirme e aguarde o Photoshop carregar o arquivo. Dependendo da complexidade do seu vídeo, o processo pode levar alguns instantes;

Encontre o vídeo gerado previamente no After Effects (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Encontre o vídeo gerado previamente no After Effects (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Uma caixa de diálogo será exibida ao fim do processo. Selecione “From beginning to end” e clique em OK;

Certifique-se de marcar a opção para que o vídeo seja importado na sua totalidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Certifique-se de marcar a opção para que o vídeo seja importado na sua totalidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. O Photoshop irá importar o vídeo e transformar cada quadro em uma camada, como se fossem imagens independentes;

Cada frame do vídeo será transformado em uma camada pelo Photoshop (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Cada frame do vídeo será transformado em uma camada pelo Photoshop (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Selecione todas as camadas e navegue no menu “File” e “Save for the web & Devices”;

Agora, é preciso salvar o gif propriamente dito (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Agora, é preciso salvar o gif propriamente dito (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. Na nova janela, selecione GIF em “Preset”. Nas informações abaixo, você pode mexer nas configurações de gif para determinar aspectos de qualidade. Uma boa ideia é deixar o “dither” no máximo.

Na parte inferior da janela, você pode definir uma resolução menor. Para redes sociais, 800 x 600 pixels é mais que suficiente;

Painel dá acesso a uma série de configurações para garantir um gif leve e de qualidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Painel dá acesso a uma série de configurações para garantir um gif leve e de qualidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 11. Clique na aba “4up”. Nela existem exemplos que dão uma ideia da relação qualidade x tamanho do arquivo. Compare e escolha a melhor. Com tudo em ordem, clique em “Save”.

Na aba 4up, você pode comparar configurações pré-definidas para escolher qual gif oferece o melhor equilíbrio entre tamanho de arquivo e qualidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Na aba 4up, você pode comparar configurações pré-definidas para escolher qual gif oferece o melhor equilíbrio entre tamanho de arquivo e qualidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

E pronto, agora você pode compartilhar seus GIFs na Internet.

Como compartilhar GIFs no WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.