O Google lançou mão de um treinamento rápido e de última hora para ajudar os cariocas a se comunicarem com os turistas durante os Olimpíadas Rio 2016. A novidade contou com um breve workshop nesta terça-feira (10), em Copacabana, no Rio de Janeiro, que ensinou a taxistas, cobradores de ônibus e outra pessoas que trabalham com atendimento a usar recursos do Google Tradutor no dia a dia, para serem capazes de traduzir texto, áudio e fotos de placas. 

Tudo Sobre o Google Translator

O Jogos Olímpicos acontecem durante o mês de agosto, na Cidade Maravilhosa, e muitos prestadores de serviços e moradores podem encontrar dúvidas ou alguma dificuldade na hora de se comunicar em outro idioma, já que o fluxo de estrangeiros (que falam várias línguas) vai aumentar na cidade.

Ao todo, mais de 10 mil atletas de 204 países e mais de 500 mil turistas passarão pelo Rio até agosto. Mas, mesmo com charme a simpatia, 95% dos brasileiros ainda não falam nenhum idioma além do português, segundo o Ibope. Sendo assim, o Google Translate pode ser um grande aliado.  

Google lança treinamento para brasileiros no Tradutor nas Olimpíadas de 2016 (Foto: Divulgação/Google)

Get ready, Rio! The gringos are coming!

A Tocha Olímpica já está em direção ao Rio, começou a contagem regressiva. Para entrar no clima dos Jogos de 2016, o Google vem oferecendo treinamentos presenciais e online. A ideia é ensinar taxistas, motoristas de ônibus, vendedores e mais trabalhadores que lidam diretamente com o público a usar o app do Google Tradutor para fazer vendas, oferecer serviços e dar informação.

Usa o Google Tradutor no celular ou no PC? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

O projeto tem parceria com empresas que funcionam no Rio, como o 99Táxis, Fetranspor, UCT, Rio Ônibus, Museu do Amanhã, Uber e Orla Rio. Além disso, equipes do Google vão passar em bares, restaurantes, praias e mais espaços para oferecer o “curso” do app. No total, são somados cerca de 1 milhão de brasileiros beneficiados. Não foram divulgados horários ou mapas de locais.

Google tradutor pode ser usado para conversar em outros idiomas (Foto: Reprodução/Google)

Já o treinamento online está disponível no site do Google Tradutor gratuitamente para quem quiser acessar (translate.google.com). O vídeo dura três minutos e 37 segundos, ensinando como usar o aplicativo do Tradutor, de forma simples e ilustrada. São apresentadas funções como o “modo conversa”, por voz, no qual basta selecionar o idioma que preferir e falar no microfone do celular para ver a tradução. O recurso também pode ser usado com digitação de texto.

... ponente-conteudo"> Câmera pode ser usada no app do Tradutor para ler placas em outros idiomas (Foto: Reprodução/Google)

A leitura de placas, cardápios ou qualquer texto impresso fica por conta do recurso “câmera tradutora” que permite ver a tradução em tempo real usando apenas o seu celular ou tablet. É possível usar esses recursos sem gastar Internet móvel, ou seja, completamente offline. Para isso o usuário precisa baixar os pacotes de idiomas e há suporte para 100 línguas diferentes.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.