Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Android 6.0 (Marshmallow) tem muitas funções novas em relação ao Android 5.0 (Lollipop). Entre as principais funcionalidades, está o recurso de traduzir textos sem trocar de aplicativo. Compatível com o Google Tradutor e o Microsoft Tradutor, a ferramenta exige apenas que o você selecione o trecho que deseja fazer a tradução para inglês, espanhol ou qualquer língua suportada.

Como mostrar a percentagem de bateria no Android 6.0

A tradução dentro do app pode ser bem mais prática do que o processo de copiar o texto, sair do programa e abrir um aplicativo de tradução, economizando tempo. Confira o tutorial do TechTudo para saber como traduzir textos no Android sem trocar de app.

Lenovo Vibe A7010 (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Saiba como traduzir textos no Android sem precisar trocar de aplicativo (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Selecione o texto que deseja traduzir. Basta dar dois toques e arrastar o dedo na tela para selecionar o trecho. 

Android pode ter textos traduzidos sem trocar de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Android pode ter textos traduzidos sem trocar de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Observe se uma caixa de opções aparecerá acima. Se sim, toque no menu de mais opções. 

A tradução usa o recurso nativo de seleção de textos do Android, mas alguns app podem ter restrições à função, como Facebook e Twitter, que não permitem a seleção do sistema.

Passo 3. Desça as opções na caixa e toque em “Traduzir”.

Usuário pode usar Google Tradutor sobre outros aplicativos no Android Marshmallow (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode usar Google Tradutor sobre outros aplicativos no Android Marshmallow (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Uma caixa de tradução será aberta. No topo, fica o idioma de origem e, abaixo, a versão traduzida. Por padrão, o Google detecta o primeiro automaticamente e traduz para o português.

Passo 5. Se quiser alterar qualquer um dos idiomas, toque sobre os locais indicados.

Tradução em qualquer app do Android pode ser modificado facilmente como no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tradução em qualquer app do Android pode ser modificado facilmente como no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Para fechar a tradução e voltar à página, toque sobre o “X”.

A partir de agora, você já sabe como fazer a tradução utilizando o Google Tradutor, que já vem instalado no sistema. Confira como fazer isso com o Microsoft Translator.

Alternativa: traduza com  Microsoft Translator

Passo 1. Caso não tenha o app, baixe o Microsoft Tradutor.

Android pode ter textos traduzidos por Microsoft Translator em outros apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Android pode ter textos traduzidos por Microsoft Translator em outros apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Selecione o texto e toque sobre o ícone de três pontos que surge, como nos dois primeiros passos da tradução com o Google Translator.

Passo 3. Na lista que aparece, escolha a opção “Translator”.

Microsoft Tradutor pode ser acionado através da opção Translator (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Tradutor pode ser acionado através da opção "Translator" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Uma janela do Microsoft Translator aparecerá na tela com a tradução. A organização do quadro é praticamente a mesma do Google, inclusive na detecção e troca de idioma.

Passo 5. Como diferencial, o Translator tem a opção de salvar o trecho traduzido para consultas posteriores. Basta tocar no símbolo de alfinete no canto do quadro.

Microsoft Tradutor pode ter traduções fixadas no para consulta posteriores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Tradutor pode ter traduções fixadas no para consulta posteriores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com isso, você já sabe como utilizar a tradução do Microsoft Translator no Android 6.0 ou versões posteriores.

O Android 6 tem problemas de compatibilidade? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.