Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Usuários do Firefox no Windows, Mac OS e Linux podem ter acesso antecipado a novas funcionalidades através do “Test Pilot”. Trata-se de um programa de testes lançado pela Mozilla que permite experimentar recursos em desenvolvimento sem ter que abandonar a versão estável, ou final, do navegador. Para participar, tudo o que o usuário precisa fazer é se cadastrar e baixar um complemento com acesso ao Activity Steam, Tab Center e Universal Search, que são os recursos iniciais. Confira neste tutorial como baixar o Test Pilot do Firefox e participar de testes.

Plugin Java não funciona no Firefox? Veja o que fazer

Firefox: altere o tema e mude o visual do navegador (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Firefox: altere o tema e mude o visual do navegador (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Aprenda instalar o Test Pilot para testar novas funções no Firefox (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 1. Acesse a página do Test Pilot do Firefox (testpilot.firefox.com);

Firefox para Windows ganhou novo Test Pilot para testes de novas funções (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Firefox para Windows ganhou novo Test Pilot para testes de novas funções (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Toque em “Get Started with a Firefox Account”;

Passo 3. Nessa tela, o usuário poderá criar uma conta preenchendo os campos disponíveis. Caso você já tenha criado uma conta ao baixar o navegador, é possível utilizá-la para isso. Nesse caso toque em “Tem uma conta? Entre.” e forneça o login;

Firefox exige que usuário faça login para participar do programa de testes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Firefox exige que usuário faça login para participar do programa de testes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Após criar ou entrar com sua conta, toque em Instal Test Pilot na página do programa de testes;

Usuário deve Instalar extensão para usar o Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve Instalar extensão para usar o Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Firefox começará a baixar a extensão do Test Pilot. Confirme todas as janelas de instalação;

Usuário deve aceitar às solicitações para instalar o Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve aceitar às solicitações para instalar o Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após a instalação, toque em “Choose Features” para escolher os recursos que serão ativados;

Usuário poderá escolher as funções que deseja usar no Test Pilot do Firefox (Fot: Reprodução/Elson de Souza)Usuário poderá escolher as funções que deseja usar no Test Pilot do Firefox (Fot: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na página seguinte, será possível usar os recursos disponíveis ao tocar em “Get Started”. Inicialmente são três:

Usuário deve tocar em Get Started para conhecer as extensões disponíveis (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve tocar em "Get Started" para conhecer as extensões disponíveis (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Activity Stream: 

O Activity Steam é uma espécie de página de histórico melhorada. No topo dela, o usuário encontrará três páginas visitadas como destaque e, abaixo, uma linha do tempo com os sites abertos minuto a minuto;

Activity Stream do Firfox mostra o histórico do usuário de uma forma diferente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Activity Stream do Firfox mostra o histórico do usuário de uma forma diferente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Tab Center: 

Move as abas do navegador para a lateral esquerda do navegador, liberando a parte de cima da janela. Segundo a Mozilla a proposta é fazer com que o navegador exiba apenas o conteúdo necessário;

Tab Center move as abas do Firefox do topo para a laterial esquerda (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tab Center move as abas do Firefox do topo para a laterial esquerda (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Universal Search: 

Oferece uma pesquisa mais completa através da barra de endereços do navegador. De certa forma, lembra bastante às sugestões que a Microsoft faz no Microsoft Edge através da Cortana, porém em inglês;

Universal Search oferece sugestões mais completas ao usuário do Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Universal Search oferece sugestões mais completas ao usuário do Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Quando quiser ativar um recurso, clique sobre “Enable [Nome da extensão]“;

Usuário deve habilitar função escolhida no Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve habilitar função escolhida no Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Ao fim, o Firefox oferecerá um “Tour” para mostrará como a função escolhida funciona com imagens. Caso não queira, basta clicar em “Skip”

Firefox oferecerá um Tour à nova função (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Firefox oferecerá um Tour à nova função (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Para ver ou desativar um dos recursos, clique sobre o ícone do “Test Pilot” e toque sobre o recurso que deseja desativar;

Usuário pode conferir recursos ativados e desabilitá-los no botão do Test Pilot do Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode conferir recursos ativados e desabilitá-los no botão do Test Pilot do Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 11. Na tela, clique em “Disabre [nome do recurso]“;

Usuário pode desativar função que não deseja mais usar no Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode desativar função que não deseja mais usar no Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 12. A Mozilla pedirá para  que você participe de uma pesquisa, em inglês. Caso não queira, clique em “Close”

Após desabilitar função, Firefox pedirá que usuário responda pesquisa no Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Após desabilitar função, Firefox pedirá que usuário responda pesquisa no Test Pilot (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como usar os novos recursos do Firefox. A Mozilla promete que novas funcionalidades serão adicionadas frequentemente.

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.