Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google I/O começa nesta quarta-feira (18) repleto de expectativas para o novo Android N, sucessor do Android Marshmallow, e outros produtos da empresa. A conferência para desenvolvedores ainda deve revelar detalhes sobre o sistema de celulares e demais aparelhos inteligentes, bem como para o Chrome OS, realidade virtual (VR), Nexus 7 e até carros autônomos.

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

O TechTudo fará a cobertura, direto dos Estados Unidos, mas já adianta o que você pode esperar do grande evento. Confira:

Google I/O 2016 começa nesta quarta-feira com novidades para Android e outros produtos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google I/O 2016 começa nesta quarta-feira com novidades para Android e outros produtos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Android N

Diferente dos últimos anos, o Google já disponibilizou o Android N em fase de testes antes do I/O, porém, exclusivamente para desenvolvedores. Apesar disso, a expectativa é que a gigante das buscas esteja guardando mais novidades para a sua conferência.

No Google I/O, a empresa deve apresentar mais detalhes sobre economia de bateria com o modo Doze 2.0. A função já está presente no Android Marshmallow, desligando tarefas em segundo plano quando o telefone está repousado sobre a mesa. Na nova versão, a expectativa é que o sistema seja mais rigoroso e encerre esses apps após o bloqueio de tela, aumentando a duração da bateria.

Android N já tem prévia disponível, mas deve ganhar novidades no Google I/O (Foto: Reprodução/Google)Android N já tem prévia disponível, mas deve ganhar novidades no Google I/O (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Android N deve trazer ainda mudanças significativas na interface do sistema. A primeira delas é o modo escuro, que substitui o fundo branco pelo preto em telas como o app de configurações. Além disso, já há mudanças nas pastas da tela inicial e na central de notificações, que tem nova interface e acesso mais fácil aos controles rápidos, respostas diretas e personalização de alertas em aplicativos.

Atualmente, o Android N já conta com novas funções como multitarefas melhorado, permitindo abrir até dois aplicativos na tela, novos emojis mais “humanos” e parecidos com os do WhatsApp, modo noturno similar ao Night Shift do iOS, entre outras mudanças menores. Por enquanto, é possível baixar o sistema apenas no Xperia Z3 e em aparelhos Nexus, porém, estes últimos não estão disponíveis no Brasil.

Por fim, o Google deve dar mais detalhes sobre a chegada da versão final da atualização. A expectativa é que o Android N esteja disponível entre setembro e outubro, em sua versão final para telefones Nexus. Ou seja, aparelhos Galaxy, Xperia e Moto dependerão das suas respectiva fabricantes para liberar o update, o que deve demorar mais.

- Android Wear

Por enquanto, o Google não gerou grandes expectativa para o Android Wear no I/O 2016. No entanto, é provável que o sistema para relógios inteligentes ganhe novidades, dada a pressão com o sucesso do Apple Watch. Entre as mais aguardadas, estão o aumento na compatibilidade com iPhone e até um possível suporte a celulares com Windows 10 Mobile.

Android Wear pode ter novidades para relógios como o Moto 360 (Foto: Divulgação/Motorola)Android Wear pode ter novidades para relógios como o Moto 360 (Foto: Divulgação/Motorola)

Outra possibilidade é a inclusão do Project Soli em novos relógios. Trata-se de um sensor capaz de captar movimentos milimétricos sem que o usuário precise tocar no aparelho, o que deve oferecer novos tipos de comandos para o usuário. Fora isso, espera-se que o Google apresente novas formas de personalização e torne smartwatches mais independentes dos telefones.

- Android Auto

O Android Auto é uma plataforma do Google para computadores de bordo em carros com suporte a aplicativos e integração com telefones. Recém-chegado no Brasil sistema ganha mais popularidade lá fora e tem sido usado também em carros populares. No I/O 2016, a expectativa é que o Google anuncie novas fabricantes que usarão o software, o que pode interessar bastante os brasileiros.

Android Auto é o sistema do Google para carros (Foto: Reprodução/Google)Android Auto é o sistema do Google para carros (Foto: Divulgação/Google)

Outro ponto importante a ser revelado no I/O são atualizações nos comandos de voz, considerados importantes para motoristas em trânsito. Por fim, novos aplicativos para o Android Auto podem ser anunciados durante a conferência.

- Android TV

Outra plataforma que está pressionada pelo avanço da Apple é o Android TV. No I/O 2016, é possível que o Google anuncie novas funções para a plataforma para aquecer a briga com o recém-lançado tvOS da Apple. Outra fator que pode ganhar a atenção é a chegada de novos aplicativos e jogos, uma vez que a concorrência tem avançado bastante nesse sentido.

Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Reprodução/Google)Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Divulgação/Google)

Há ainda a possibilidade de o Google lançar uma nova versão do seu Nexus Player, que é um setup box equipado com o Android TV. O mesmo pode acontecer com outras fabricantes que usam o sistema, como a NVIDIA e Sony. No entanto, nada ainda foi revelado.

- Chrome OS

O sistema do Google para computadores tem falhado para conquistar uma grande parcela dos consumidores, mas a gigante de buscas parece ter uma nova carta na manga: a Play Store. Rumores recentes indicam que a empresa lançará a loja de aplicativos do Android nos notebooks, possibilitando que usuários baixem os programas e jogos dos celulares em seus laptops.

Chrome OS pode ganhar aplicativos Android e mais novidades no I/O (Foto: Divulgação/Acer)Chrome OS pode ganhar aplicativos Android e mais novidades no I/O (Foto: Divulgação/Acer)

Outra possibilidade é a maior integração entre o Android e Chrome OS, podendo até mesmo chegar a uma fusão, embora o Google negue. De qualquer forma, rumores apontam para espelhamento de notificações, ligações e envio de SMS. Algo bem parecido com o que a Microsoft tenta com o Continuum no Windows 10 e a Apple com o Handoff entre Mac e iPhone.

Como fazer a Play Store parar de abrir sozinha? Descubra no Fórum do TechTudo.

- Realidade Virtual (VR)

O Google é uma das empresas que mais apostam na realidade virtual pelo Cardboard, que é um conjunto de visualizadores de baixo custo feitos até mesmo de papelão. No entanto, a expectativa é que o Google dê um passo a mais neste no e apresente um dispositivo próprio para competir com o Gear VR e o Oculus Rift. Ou seja, seria um dispositivo premium e focado no alto desempenho.

Google deve lançar novo dispositivo VR além do Cardboard (Foto: Divulgação/Google)Google deve lançar novo dispositivo VR além do Cardboard (Foto: Divulgação/Google)

Nas últimas semanas, foram reveladas referências a um suposto Android VR em documentos da engine de jogos Unreal. Isso indica que o Google pode estar preparando uma plataforma específica para realidade virtual e reforçam as suspeitas que os aguardados óculos da empresa funcionarão independentemente de celulares e computadores. Por fim, haverá diversas sessões focadas em realidade virtual em segmentos como jogos, cinema, entre outras áreas.

- Carros Autônomos

Outro campo que vem sido desenvolvido há algum tempo são os carros autônomos, ou seja, que dispensam a intervenção do motorista no volante. No último ano, a empresa prometeu que os primeiros veículos ganhariam as ruas de Mountain View, onde fica a sede da empresa nos Estados Unidos, ainda este ano. Sendo assim, o I/O pode ser palco de algumas demonstrações.

Carro autônomo do Google pode ter informações reveladas no I/O (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Carro autônomo do Google pode ter informações reveladas no I/O (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ainda sobre os “carros do futuro”, o Google pode revelar atualizações importantes em seus programas, especialmente no que tange segurança. Em 2015, o veículo autônomo do Google sofreu seu primeiro acidente com feridos, embora com baixa gravidade. Sendo assim, espera-se algum anúncio sobre melhorias na confiabilidade do piloto automático.

- Project Tango

O Project Tango é uma iniciativa do Google voltada especialmente para realidade aumentada. Por meio de sensores, o projeto torna smartphones e tablets capazes de escanear e medir objetos tridimensionais no ambiente em que o usuário está inserido e rastrear sua movimentação no espaço. Entre as principais utilidades, estaria o uso em jogos capaz de interagir com o “mundo real”.

Project Tango pode ganhar smartphone feito pela Lenovo (Foto: Reprodução/Google)Project Tango pode ganhar smartphone feito pela Lenovo (Foto: Divulgação/Google)

No I/O 2016, a expectativa é que o Google revele um smartphone fruto da parceria com a Lenovo, fabricante da linhas Vibe e Moto (vindos com a compra da Motorola). O aparelho teria sido demonstrado em sessões privadas do MWC 2016, em Barcelona, sendo que a primeira apresentação pública pode se dar na conferência desta quarta-feira (18).

- Nexus 7 (2016)

Sem atualização desde 2013, a linha de tablets Nexus 7 pode ganhar uma nova versão este ano. O aparelho, como esperado, deve ter uma tela de sete polegadas com resulção QHD (1440p). Como o Android N não deve estar finalizado, o dispositivo deve chegar com a versão 6.0 (Marshmallow), porém, com o suporte para o preview do novo sistema.

Nexus 7 deve ganhar nova versão no Google I/O (Foto: Divulgação/Asus)Nexus 7 deve ganhar nova versão no Google I/O (Foto: Divulgação/Asus)

No que diz respeito a configurações, há rumores de que o Nexus 7 deve contar com o poderoso Snapdragon 820, o processador top Nvidia Tegra X1 ou um chip intermediário Snapdragon 625. Outra possibilidade é a presença de 4 GB de RAM e até 2 TB expansão de memória via cartão microSD.

- Outras possibilidades

Quando se trata de Google, as novidades do I/O podem abranger uma larga quantidade de produtos. Entre eles, estão os smartphones modulares do Project Ara, Internet das Coisas voltadas para a automação dentro de casa, novos aplicativos e serviços de mensagens, além de serviços populares como o YouTube e Gmail.

O Google I/O será transmitido ao vivo pelo Google e o esquema de sessões está disponível no site oficial do evento. O TechTudo fará uma cobertura especial do evento, diretamente de Mountain View, nos Estados Unidos, a partir desta quarta-feira (18).

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.