A Microsoft confirmou o lançamento do Windows 10 Consumer Preview, para a próxima quarta-feira (21), em evento nos Estados Unidos. Graças ao Windows 10 Technical Preview e alguns rumores, já é possível antecipar características do novo sistema. Para deixá-los informado antes do evento, o TechTudo mostra a seguir um breve resumo do que vem por aí.

Como usar mais de uma conta do Dropbox e Google Drive no Windows e Mac

Conheça as novidades que poderão vir com o Windows 10 Consumer preview (Foto: Divulgação/Microsoft)

De acordo como o anúncio da Microsoft o evento de quarta-feira será para o lançamento do Windows 10 Consumer Preview, uma versão de testes do sistema operacional com recursos voltados ao usuário comum. Essa edição do sistema irá suceder a Technical Preview (liberada há alguns meses) e possivelmente será uma prévia da versão final, que deverá ser lançada na metade de 2015.

Mesmo com a disponibilização da Technical Preview, muitas novidades são esperadas nessa nova edição. Algumas das novas funcionalidades já apareceram em rumores e outras ainda nem foram comentadas. De qualquer forma, todas poderão ser confirmadas no dia do evento, então, conheça algumas essas “possíveis” novidades.

Fim do Internet Explorer e novo navegador

Depois de anos empurrando o Internet Explorer junto com o Windows, parece que agora a Microsoft irá finalmente abandoná-lo e lançar um novo navegador. Os rumores que, antes indicavam a chegada de um Internet Explorer com visual mais próximo do padrão atual do Google Chrome e Mozilla Firefox, agora apontam para outra direção: um novo navegador da Microsoft.

Segundo as fontes do site Zdnet, a Microsoft estaria construindo um navegador chamado Spartan, porém, este não seria uma nova versão do IE, mas sim um novo navegador criado para substituí-lo. Se lançado, o browser poderá decretar o fim do desenvolvimento do IE, para alegria de seus críticos.

Spartan: novo navegador da Microsoft poderá substituir o Internet Explorer (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Novas formas de monetizar o Windows 10

Outra novidade que pode aparecer nesse evento ou até mesmo no lançamento da versão final será a divulgação da forma como ele será monetizado pela empresa. De acordo com o diretor de operações da Microsoft, Kevin Turner, o sistema poderá ser comercializado de um modo bem diferente do que é feito atualmente, como a venda de licenças para computadores.

O assunto já é de conhecimento público e por isso, a grande pergunta é, como isso será feito, já que as afirmações de Turner abrem espaço para todo tipo de possibilidades. Contudo, diante da decisão da Apple de oferecer o OS X Yosemite grátis e o custo zero dos diversos sistemas operacionais gratuitos, é possível que a Microsoft termine por disponibilizar seu sistema gratuitamente, atrelado a outros produtos ou até mesmo venha a cobrar um preço simbólico.

Windows em todos os dispositivos

A Microsoft vem prometendo há quase um ano que a próxima versão do Windows seria muito mais unificada em PCs, tablets e telefones. A ideia da empresa é que o sistema

... tenha um único núcleo e uma única loja de aplicativos. Com a mudança, os usuários poderão mudar de dispositivo sem se preocupar muito em ter que aprender a usar a interface do sistema. Isso também deve aumentar o número de aplicativos disponíveis nas três plataformas.
Windows 10 funcionará em diferentes dispositivos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Contudo, isso não significa que haverá um sistema operacional único. Na verdade, ainda serão poucas as diferenças na experiência do usuário, dependendo do tamanho da tela e tipo de dispositivo. E sim, os desenvolvedores ainda terão que trabalhar para deixar seus apps adequados a todas essas plataformas do sistema.

Antecipando isso, já existe no Windows 10 um recurso chamado Continuum, que detecta automaticamente se você está usando um aparelho com teclado ou tela touch, e se adapta na tela à interface mais conveniente (Modo desktop pra PC e Tela Iniciar, para tablets e dispositivos de tela touch). Esse recurso, porém, ainda vem desativado na atual Technical Preview.

Integração do Windows 10 com Xbox e Cortana

O que até então era apenas um rumor baseado em arquivos encontrados no Windows 10 Technical Preview, parece que se confirmou: o site WinBeta conseguiu acessar e usar a assistente virtual Cortana no sistema e ainda publicou um vídeo mostrando o uso da assistente virtual.

Depois disso, imagens de uma versão preliminar do Windows 10 Consumer Preview, mostraram que haverá uma integração do sistema não só com a Cortana, mas também com o console Xbox. As imagens mostram a Cortana aparecendo no topo da interface de pesquisas do novo sistema operacional. Como era de se esperar, o visual é bastante parecido com a versão para Windows Phone, dando acesso direto ao notebook, lembretes e interesses.

Windows 10 terá assistente pessoal Cortana no topo da interface de pesquisas (Foto: Reprodução/The Verge)

Já o novo app do Xbox parece funcionar como uma porta de entrada para todo o ecossistema do videogame. O aplicativo inclui o acesso às conquistas, listas de amigos, feeds de atividade e à loja.

Integração com Xbox também aparece como novidade do Windows 10 (Foto: Reprodução/The Verge)

Nova versão do Office

Será que uma nova versão do Office aparecerá no evento? Bom, a Microsoft já lançou uma versão touch do para iOS da Apple e para a plataforma Android do Google, mas até agora ainda não anunciou ou liberou uma para o Windows. Por isso, provavelmente a empresa irá lançar essa versão no mesmo período do lançamento do Windows 10, e possivelmente veremos as primeiras demonstrações no evento.

Fim do Windows RT

Como remover o Windows 8.1 Preview e voltar para o Windows 8? Comente no Fórum do TechTudo

Os processadores ARM são os chips de baixa potência usados na maioria dos smartphones e tablets, incluindo o iPad. O Windows 8 teve uma versão para tablets ARM, mas atualmente, ninguém está entregando tablets novos baseados em ARM com Windows e até mesmo a Microsoft, atualizou apenas o Surface Pro com processador Intel, deixando de lado o Surface RT baseado em ARM.

Diante dessas informações, existe uma grande possibilidade da Microsoft só suportar ARM no seu sistema operacional Windows 10 voltado para telefones, e para versões maiores desses telefones como os “phablet”.

Retorno de funções do Windows 7

O Windows 8 tirou algumas funções consagradas em suas versões anteriores (como o menu Iniciar) e se tornou bem diferente do Windows 7. Agora que a Microsoft percebeu que isso foi um erro, não será nenhuma surpresa se outros recursos presentes no 7, além do que já foi devolvido, vejam a ser anunciados no evento.

O que mais?

O Windows 10 Consumer preview terá muito do que foi visto no Technical Preview, porém, além dessas novidades, muitas outras podem ser anunciadas. O mais importante mesmo, é que o evento poderá confirmar que a Microsoft finalmente está mais alinhada com o que os usuários querem e certamente, isso levará o seu sistema a um novo patamar.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.