Se o seu trabalho envolve a edição de imagens, certamente há momentos em que precisa realizar uma única operação em vários conteúdos, por exemplo o redimensionamento. Muitos programas de edição são capazes de redimensionar várias imagens de uma só vez, mas o recurso nem sempre é fácil de encontrar e usar. Mas se você usa o Ubuntu, é possível redimensionar imagens simultaneamente usando o app gThumb.

Canonical corrige 15 falhas no núcleo no Ubuntu; saiba atualizar kernel

Passo 1. Se o gThumb ainda não estiver instalado no seu sistema, instale-o. Para isso, abra a Central de programas do ubuntu (ou GNOME Software se você estiver usando o Ubuntu 16.04), pesquise o programa e então clique no botão “Instalar”, que fica ao lado do nome dele;

Instalando o gThumb no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o gThumb no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Para executar o programa, clique no ícone do Ubuntu (Dash) e digite o inicio do nome do programa. Quando aparecer o ícone do gThumb, clique nele;

Executando o gThumb a partir do Dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o gThumb a partir do Dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela do gThumb, vá para a pasta onde estão as imagens e selecione-as usando o mouse. Se quiser selecionar todas as imagens da pasta, pressione as teclas CTRL + A;

Selecionando as imagens a serem redimensionadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando as imagens a serem redimensionadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Com as imagens selecionadas, clique no ícone de chave inglesa. No menu que aparece, clique na opção “Redimensionar imagens…”;

Acessando a opção que redimensiona imagens no gThumb (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção que redimensiona imagens no gThumb (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Imediatamente será exibida uma pequena janela com as opções de redimensionamento;

Tela da opção que Redimensionar imagens do gThumb (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tela da opção que "Redimensionar imagens" do gThumb (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Por padrão, os valores de tamanho estão em porcentagem. Quando se lida com imagens, o ideal é trabalhar com pixels. Por isso, mude a opção “%” para “pixel”.

Para não gerar distorções na relação altura e largura, marque a opção “Preservar as proporções originais”. Em “Destino”, você deve especificar a pasta de destino (onde imagens redimensionadas serão armazenadas).

Na seção “Formato”, especifiq

... ue o formato dos arquivos redimensionados (as opções disponíveis são JPEG, PNG, TGA e TIFF).  E, finalmente, aplique as alterações clicando no botão “Executar”. Aguarde alguns minutos e pronto. 
Mudando as opções e iniciando o redimensionamento das imagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando as opções e iniciando o redimensionamento das imagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora, sempre que precisar, pode redimensionar suas imagens, independente da quantidade e sem perda de tempo.

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver o problema? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.