O Facebook oferece diferentes ajustes de privacidade em grupos da rede social. Você pode criar um grupo público, fechado ou secreto. O primeiro (público) é aberto, todos podem ver os posts. O segundo (fechado) e o terceiro (secreto) são grupos exclusivos. Entretanto, escolher um deles define o que outros usuário do Facebook podem visualizar, mesmo sem participar, como o nome dos membros ou do grupo e a possibilidade de encontrá-lo nas buscas da rede social. Quer entender como funciona? Confira as dicas e saiba também as melhores práticas.

Emojis do Facebook podem em breve ganhar foto dos usuários; entenda

Saiba a diferença entre grupos privados e secretos do Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Grupo Fechado no Facebook

No grupo fechado qualquer usuário pode encontrar o grupo e pedir para participar ou ser adicionado por um dos membros. O conteúdo do grupo, porém, é oculto e só os membros podem ver e fazer posts, comentários, curtir e demais ações. No entanto, qualquer pessoa pode visualizar o nome do grupo na rede social, os usuários que estão nele (administradores, quais amigos participam e todos os inscritos), descrição e as marcações do grupo. Qualquer pessoa pode encontrar o grupo na pesquisa do site.

Grupo fechado limita conteúdo de postagens para membros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que para alterar as configurações do grupo é necessário ser autorizado pelo administrador. Os membros podem sair do grupo fechado quando preferir, e não receberão mais notificações. Se você quiser participar é necessário enviar uma solicitação que deve ser aprovada por um dos administradores, ou membros com essa autoridade. Só depois disso o usuário visualiza o conteúdo do grupo. Achou algum post é ofensivo? Então saiba que o grupo fechado permite denunciar o conteúdo para o administrador ou mesmo para o Facebook. As políticas de uso são as mesmas.

Grupo Secreto no Facebook

Já o grupo secreto é indicado para quem quer o máximo de privacidade. Por ser quase “oculto”, o grupo secreto acaba sendo utilizado para conversar sobre temas polêmicos e sensíveis e, nos casos mais extremos, é também usado por criminosos, usuários que produzem conteúdo abusivos ou mesmo ilegais. Nesse caso, saiba que é possível denunciar o grupo inteiro ao Facebook.

Grupo secreto é mais privado e limita quase todas as informações aos atuais membros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mas afinal, como funciona? Para começar, só pode entrar no grupo secreto quem for adicionado ou convidado por um dos membros. Somente os participantes atuais conseguem visualizar posts, os membros do grupo e as histórias sobre o grupo

... (feed e busca). Já os ex-membros e atuais conseguem ver o nome do grupo, a descrição, marcações e encontrar na pesquisa da rede social.

Nada é aberto para “qualquer pessoa”, e essa é a principal diferença entre o privado e o fechado. Vale lembrar que mesmo no grupo secreto é possível denunciar o post ao Facebook ou administrador. 

Confira um resumo na tabela, com as ações limitadas nos grupos público, fechado e secreto.

GRUPOS NO FACEBOOK  Público Fechado Secreto
Quem pode entrar? Qualquer um pode participar ou ser adicionado ou convidado por um membro Qualquer um pode pedir para participar ou ser adicionado ou convidado por um membro Qualquer um, mas a pessoa deve ser adicionada ou convidada por um membro
Quem pode ver o nome do grupo? Qualquer pessoa Qualquer pessoa Membros atuais e ex-membros
Quem pode ver quem está no grupo? Qualquer pessoa Qualquer pessoa Somente os membros atuais
Quem pode ver a descrição do grupo? Qualquer pessoa Qualquer pessoa Membros atuais e ex-membros
Quem pode ver as marcações do grupo? Qualquer pessoa Qualquer pessoa Membros atuais e ex-membros
Quem pode ver o que os membros publicam no grupo? Qualquer pessoa Somente os membros atuais Somente os membros atuais
Quem pode encontrar o grupo na pesquisa? Qualquer pessoa Qualquer pessoa Membros atuais e ex-membros
Quem pode ver histórias sobre o grupo no Facebook (por exemplo, Feed de Notícias e busca)? Qualquer pessoa Somente os membros atuais Somente os membros atuais

Política de uso de grupos no Facebook

Mesmo em grupos fechados e secretos, a política de uso interno continua valendo. Segundo os “Padrões da Comunidade”, a rede social analisa e remove fotos com nudez explícita (salvo em prol de campanhas e obras de arte). Os discursos de ódio também são condenados pela rede social, como preconceito de raça etnia, nacionalidade, religião e outros. Conteúdos de violência explícita, principalmente com intuito sádico, serão limitados e removidos pelo Facebook.

Nos grupos é possível denunciar os posts que sejam ofensivos ou de conteúdo que julgar impróprio. Esse item será analisado pela equipe da rede social. Veja também como acompanhar suas denúncias.

No grupo fechado ou secreto do Facebook o usuário pode sair da lista de membros quando achar apropriado, sem pedir permissão, e os integrantes não são notificados.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

Como configurar a privacidade em grupos do Facebook?

A configuração de privacidade pode ser selecionada na tela inicial, durante a criação do grupo. Nessa interface, o usuário marca se deseja que o grupo seja público, fechado ou privado.

Escolha a privacidade do grupo na tela de criação do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, essa privacidade pode ser alterada depois, pelos ajustes do grupo. Para fazer isso é necessário ter funções de administrador. Veja como fazer essa configuração neste tutorial.

Edite a privacidade do grupo nas configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.