O Android N foi anunciado em detalhes na semana passada, durante um evento do Google nos Estados Unidos (Google I/O). O sucessor do Android Marshmallow traz vários recursos que prometem facilitar a vida dos smartphones com o sistema – desde o consumo de bateria até o desempenho do telefone, que tende a ficar mais veloz.

Quatro recursos que o Android N tem e o iPhone com iOS 9 não

Para te deixar por dentro de tudo que envolve o sistema operacional do Google, o TechTudo reúne 10 detalhes do Android N que prometem tornar a sua vida mais prática. Saiba o que muda naquele que vem sendo chamado por alguns de Android Nutella, embora o nome não tenha sido confirmado pelo buscador.

Android N chega com importantes mudanças para tablets e smartphones (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

1. Instalações mais rápidas de aplicativos

Durante o I/O, o Google revelou que o Android N será capaz de instalar aplicativos e jogos na Play Store em um tempo até 75% menor do que nas versões atuais. Isso ocorre graças a uma mudança na copilação dos apps do sistema, que precisarão de menos códigos e poderão ser executados mais rapidamente. Em testes do site Android Police, a instalação do app do Facebook caiu de 3 minutos e 26 segundos para 32 segundos no Android N.

2. Dois aplicativos em uma só tela

Android N poderá ter tela dividida com dois aplicativos (Foto: Reprodução/Google)

O Android finalmente poderá executar mais de um app na tela nativamente. A partir da versão N, usuários poderão assistir vídeos enquanto realizam outras tarefas no telefone simplesmente dividindo o display ao meio. A função já estava presente em alguns aparelhos, como os Galaxys, mas agora chegará a outras fabricantes. No entanto, é possível que ela seja limitada aos telefones mais potentes.

Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.

3. Doze: Economia ainda mais profunda no seu celular

O Doze será ampliado no Android N para interromper apps assim que o usuário bloquear a tela do telefone. Assim, o Google quer fazer com que o celular consuma menos bateria enquanto está no modo de descanso. A mudança, porém, não afetará recursos considerados essenciais, como a conexão Wi-Fi e alarmes.

4. Respostas diretamente na notificação

Android N agora tem respostas diretas a partir de notificação (Foto: Reprodução/Google)

Assim como o iOS, o Android também vai suportar respostas rápidas em suas notificações. Ao chegar um SMS ou uma mensagem de um apli

... cativo, por exemplo, o usuário poderá responder o contato dentro do próprio alerta, ou seja, sem precisar abrir o app.

5. Toque duplo no botão de tarefas para trocar para último app

Se você precisa alternar rapidamente entre apps, o Android N vai facilitar isso com um toque duplo no botão de tarefas (o quadrado). Ao fazer isso, o sistema abrirá automaticamente o aplicativo anterior em segundos. Assim, fica mais fácil de copiar conteúdo de uma página da Web, por exemplo, para um documento do Word.

6. Novos emojis mais humanos

Android N terá emojis inéditos e mais humanos (Foto: Reprodução/Google)

Um dos grandes problemas na troca de mensagem entre usuários do Android com donos de iPhone é a diferença nos emojis do sistema. No Android 7.0, o Google substituirá as atuais bolhas por figurinhas com aparência de pessoa e similares aos da Apple. Assim, as chances de pagar um “mico” diminuirão.

7. Agrupamento de notificações

Cansado de viver com a central de notificações cheia de alertas? O Android N agora automaticamente agrupará as notificações de um mesmo app. Isso promete ser muito útil, por exemplo, no caso de redes sociais como o Twitter e Facebook que exibem diversas mensagens isoladas.

8. Multi tarefas com menos aplicativo e mais fácil de limpar

Google limpará o multitarefas do Android N para torná-lo mais intuitivo (Foto: Reprodução/Google)

Segundo o Google, a maior parte dos usuários do Android utiliza apenas os sete últimos aplicativos da janela de multi tarefas. A partir da próxima versão do sistema, os apps inativos por um longo tempo serão automaticamente eliminados para despoluir a interface. Além disso, o Google incluirá um botão para limpar todos os programas no topo da lista.

9. Gerenciamento de tipos de alerta

Outra mudança importante é que o usuário poderá, com um toque longo, personalizar como um app exibirá novas notificações. Será possível determinar o bloqueio de alertas daquele programa ou fazer que eles sejam exibidos em silêncio, ou seja, sem fazer o telefone vibrar ou emitir som.

10. Atualização do sistema em segundo plano

Android N não terá mais tela de otimização de apps após instalação de apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Sempre que uma nova atualização do Android N chegar, o sistema será capaz de fazer as mudanças necessárias silenciosamente e sem que o usuário precise fazer nada. Além disso, o telefone mudará para a nova imagem da plataforma automaticamente, aposentando a incômoda e demorada tela de “Otimizando Apps”.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.