Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Usuários do Android e do Windows 10 agora podem testar a sincronização de notificações entre aparelhos com a Cortana. Disponível na Build 14342 para Insiders, a função mostra os alertas de aplicativos e games do celular no computador, sendo similar ao Pushbullet. Além de permitir a visualização mais rápida, a novidade está em português e pode ser usada para ações rápidas, como responder uma mensagem ou dar um comando remotamente. 

Mais de dez maneiras de abrir o Prompt de Comando

Entretanto, a função ainda está em fases de testes e deve ser oficialmente implementada na atualização Anniversary Update, prevista para julho, para todos os usuários. Vale lembrar que não é recomendada a instalação de prévias no seu computador principal, saiba como instalar o Windows 10 Preview.

O processo exige a instalação da Cortana fora da Google Play Store, já que a assistente não está disponível no Brasil. A ação pode colocar seu Android em risco caso não seja feita corretamente.

Cortana pode agora mostrar notificações do Android no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana pode agora mostrar notificações do Android no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Instale a build 14342 ou a mais recente no seu computador

Para receber notificações através da Cortana, o usuário deve fazer parte do programa Windows Insider, que serve para testes de versões prévias do sistema operacional da Microsoft.

Passo 1. Acesse as configurações do computador e clique em “Atualização e segurança”; 

Passo 2. Em seguida, clique em “Opções Avançadas” e Introdução abaixo de “Windows Insider”.

Usuário precisa instalar build do Windows Insider para receber notificações do celular no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa instalar build do Windows Insider para receber notificações do celular no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Há dois modos disponíveis: Fast e Slow. A Fast tem builds mais novas e instáveis e a Slow atualiza lentamente e é mais estável. A build necessária para receber as notificações já está disponível em ambos.

Escolha de acordo com o que achar melhor e prossiga com a instalação. É só baixar Builds do Windows Insider.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Instale a Cortana no seu celular

O segundo passo para ter as notificações do Android é instalar a Cortana no celular. Como a assistente não está disponível na Google Play Store brasileira, a solução é autorizar a instalação de apps fora da loja e baixá-la em repositórios como o APK Mirror.

A versão necessária é a 1.7.0.1021. E então, instale a Cortana no Android. Tome os cuidados necessários antes de instalar um app desconhecido no seu celular.

Cortana precisa ser instalada fora de Play Store para funcionar no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana precisa ser instalada fora de Play Store para funcionar no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como configurar o celular

Após instalar a Cortana, será necessário fazer login na assistente virtual com a mesma conta Microsoft utilizada pelo computador. 

Passo 1. Após a introdução da Assistente, toque em “I Agree” para prosseguir;

Cortana precisa ser configurada antes de enviar notificações para PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana precisa ser configurada antes de enviar notificações para PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. A Cortana vai perguntar se deseja que ela atenda pelo comando “Hey Cortana”. Se ativado, o recurso desativa o “OK, Google”. Caso não queria, desmarque, toque em “Yes” e por fim em “Done”;

Passo 3. A Cortana vai perguntar como você deseja que ela o chame. Digite seu nome ou apelido e em “Enter” para prosseguir ou em “Skip” para pular essa parte;

Cortana precisa ser configurada com a mesma conta Microsoft do PC do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana precisa ser configurada com a mesma conta Microsoft do PC do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. A Cortana vai pedir um login. Caso já tenha algum app da Microsoft instalado no celular, é provável que a assistente sugira aquele e-mail. Caso não, toque em “add an account” e digite suas informações. Lembre-se de usar as mesmas do computador;

Passo 5. Após instalar e configurar sua conta, toque no botão sanduíche da Cortana;

Usuário precisa entrar nas configurações da Cortana para ativar notificações em PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa entrar nas configurações da Cortana para ativar notificações em PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Toque em “Settings”;

Passo 7. Toque na opção “Sync notifications”;

Cortana pode ter tipo de notificações para Pc personalizadas pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana pode ter tipo de notificações para Pc personalizadas pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Marque as opções desejadas: “Missed Call notifications” para ligações perdidas;

“Incoming message notifications” ao receber mensagens em um app;

“Low battery notification” para ser avisado sobre quando a bateria do telefone estiver ruim;

Passo 9. Toque em “Notification Center permission” para dar autorização a Cortana para acessar suas notificações;

Cortana precisa ter acesso às notificações do Android para compartilhar com PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana precisa ter acesso às notificações do Android para compartilhar com PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Na tela que se abre, vire a chave ao lado da Cortana e, ao fim, toque em “Permitir”.

Como configurar o computador

Passo 1. Abra a Cortana no seu computador e toque na engrenagem indicada;

Usuário precisa configurar Cortana no PC para receber notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa configurar Cortana no PC para receber notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Role as opções e ative “Enviar notificações entre dispositivos”;

Cortana precisa que usuário ative sincronização de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana precisa que usuário ative sincronização de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Toque em “Gerenciar notificações”;

Usuário deve gerenciar notificações na Cortana do computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve gerenciar notificações na Cortana do computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Confira se o seu celular aparece na lista. Caso sim, toque no nome dele;

Cortana mostrará dispositivos reconhecidos para configuração no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana mostrará dispositivos reconhecidos para configuração no PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. No topo, ative se quer ou não receber notificações do celular neste dispositivo. Em seguida, escolha os apps que deseja ser alertado abaixo.

Cortana poderá ter notificações específicas desativadas no computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana poderá ter notificações específicas desativadas no computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como funcionam as notificações

As notificações da Cortana aparecerão normalmente no canto inferior da tela. Por enquanto, é possível interagir com elas da seguintes formas:

1. Responder

Toque no quadro dentro da notificação e digite sua mensagem. Ao fim, clique na seta para enviar a resposta. É possível fazê-lo na notificação sozinha ou na central, mas a resposta pode demorar a ser entregue.

Cortana mostrará mensagens do Android no Windows 10 e usuário poderá responder (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana mostrará mensagens do Android no Windows 10 e usuário poderá responder (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Visualizar completo

Se quiser visualizar sua mensagem por completo, toque sobre ela. A Cortana será aberta com a informação por extensa.

Cortana poderá exibir notificação do Android por completa no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana poderá exibir notificação do Android por completa no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3. Limpar

Para limpar uma notificação, toque no botão “OK”.

Cortana permite que usuário limpe notificações do Android no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana permite que usuário limpe notificações do Android no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4. Configurar

Por fim, é possível desativar a configuração de um aplicativo. Basta expandir a notificação e tocar na engrenagem. Logo em seguida, escola a opção desejada.

Usuário pode personalizar notificações do Android no Windows 10 a qualquer momento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode personalizar notificações do Android no Windows 10 a qualquer momento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A função ainda está em implementação e o desempenho pode ser abaixo do esperado.

Alternativas para receber notificações no PC

Caso você não queira instalar todas as etapas anteriores, é possível ter a mesma função no seu Windows com o uso de outros aplicativos. O mais conhecido é o Pushbullet, mas também há boas alternativas como o AirDroid e o Join.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.