Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Video games são ótimas fonte de entretenimento, conforme evidenciado pelo constante crescimento deste mercado. Porém, são cada vez mais comuns títulos onde a única forma de jogar com amigos é através da internet. Com isto em mente, elaboramos uma lista com os dez melhores jogos cooperativos para serem jogados com amigos, ao seu lado no sofá. Confira!

Xbox One: confira os melhores jogos já lançados para o console da Microsoft 

portal-2-abracoPortal 2 (Foto: Divulgação)

Borderlands 2

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3
Gênero: FPS/RPG

Borderlands 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG. Embora tenha narrativa interessante e senso de humor próprio, este se destaca por permitir que dois jogadores se juntem no mesmo console para cumprir missões, matar inimigos, caçar por armas novas e derrotar chefões incrivelmente fortes.

Borderlands2Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Embora Borderlands: The Pre-Sequel seja o lançamento mais recente na franquia, seu antecessor toma o lugar nesta lista graças à quantidade impressionante de conteúdo adicional disponível.  O jogo base já tem bastante conteúdo, mas adicione quatro expansões, duas classes adicionais, além de muitos outros DLCs e fica claro que há muito o que fazer com amigos.

Portal 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3
Gênero: FPS/Puzzle

Portal é conhecido por dois motivos: seu humor irreverente e seus quebra cabeças desafiadores. Sua sequência acrescentou ainda o modo cooperativo, permitindo que dois jogadores enfrentem juntos níveis mais desafiadores que dependem de coordenação e comunicação para serem vencidos.

portal2Portal 2 (Foto: Divulgação)

O modo cooperativo também é justificado na narrativa do jogo. Após o final da história principal, a antagonista, chamada GLaDOS, cria dois robôs para completarem testes cooperativamente usando as armas de portal do jogo. O modo possui uma história própria que vale ser levada até o fim, uma vez que o final é relevante para o possível futuro da franquia.

Castle Crashers

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3/PC
Gênero: Ação/RPG

A história de Castle Crashers é simples: quatro cavalheiros devem enfrentar as forças do mal para resgatar as quatro donzelas raptadas. Porém o jogo traz um estilo artístico único, com cores vibrantes e traço cartunesco, além de sempre providenciar encontros com inimigos diferentes, levando a bastante variedade na jogabilidade.

castle-crashersCastle Crashers (Foto: Divulgação)

O fato de quatro jogadores poderem participar no mesmo console é a cereja do bolo, uma vez que, embora a experiência como um todo seja cooperativa, ainda há uma certa rivalidade entre os participantes para ver quem ficará com as recompensas das batalhas e quem irá conquistar o coração das donzelas resgatadas.

Super Mario 3D World

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Wii U
Gênero: Platformer 3D

A franquia Super Mario já é conhecida por muitos. O padrão continua o mesmo, tendo que passar por várias fases com temáticas diferentes. O diferencial de Super Mario 3D World é que desta vez é possível trazer mais três amigos para jogar com você. A experiência se torna muito mais divertida e caótica quando há quatro jogadores correndo de um lado para o outro, tentando chegar ao fim da fase.

super-mario-3d-worldSuper Mario 3d World (Foto: Divulgação)

Um aspecto importante a ser notado: Super Mario 3D World foi desenvolvido com o multiplayer cooperativo em mente, ou seja, o jogo está em sua melhor forma quando jogado com mais 3 amigos.

Diablo 3

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/Xbox One/PlayStation 3/PlayStation 4
Gênero: RPG de Ação

Enfrentar os lacaios do inferno sozinho em Diablo 3 é um trabalho difícil. Ainda bem então que é permitido que mais três heróis entrem localmente para ajudar nesta missão. O jogo também oferece bastante variedade no combate, deixando os jogadores trocarem livremente entre habilidades de cada classe, o que incentiva a experimentação.

diablo-3-rosDiablo 3 (Foto: Divulgação)

Além de ter a dificuldade ajustada conforme mais jogadores vão entrando, a qualidade dos itens que inimigos derrotados deixam cair melhora também, só adicionando incentivo para jogar com amigos. O fato deste ser feito para ser jogado várias vezes também é um benefício.

BattleBlock Theater

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360/PC/Linux
Gênero: Platformer 2D

BattleBlock Theater é especial nesta lista, porque sua definição de jogo cooperativo é um pouco diferente do que se está acostumado. Por mais que o objetivo daqueles que estejam jogando juntos seja chegar ao final de uma série de fases, cheios de obstáculos e inimigos, o jogo também permite que os participantes ataquem um ao outro. Isto resulta em situações hilárias, onde, por exemplo, um jogador pode sem querer arremessar o outro em uma piscina de ácido. Poucos jogos permitem estes tipos de cenários, dando destaque a BattleBlock.

BattleBlock-TheaterBattleBlock Theater (Foto: Divulgação)

Além do cooperativo não convencional, o jogo também possui um senso de humor exagerado, com uma história insana envolvendo um teatro abandonado, gatos inteligentes e um chapéu que controla a mente das pessoas. Melhor do que tentar entender é jogar e ver a história por si mesmo.

Rayman Legends

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/Xbox One/PlayStation 3/PlayStation 4/Wii U/PC
Gênero: Platformer 2D

Rayman Legends, um jogo de plataforma 2D, é especial em seu modo cooperativo pelo simples fato de ter um ritmo tão acelerado. No final das contas, embora o objetivo principal seja trabalhar em conjunto para chegar ao fim do nível, certamente haverá momentos de comédia onde jogadores irão se atrapalhar sem querer, o que faz parte da experiência também.

rayman-legendsRayman Legends (Foto: Divulgação)

Além do modo cooperativo, o jogo também possui um estilo artístico lindo, com cores vibrantes em tom bem alegre. O fato de fases do Rayman Origins terem sido importadas para o Legends também só adiciona valor ao pacote.

Halo: The Master Chief Collection

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox One
Gênero: FPS

Embora muitos falem que o ponto forte da franquia Halo é seu multiplayer competitivo, a narrativa principal é tão boa quanto. O fato desta poder ser jogada cooperativamente no mesmo console só faz a experiência ser melhor. Adicionalmente, The Master Chief Collection é o ponto de partida perfeito para novatos na franquia, uma vez que está incluído no pacote Halo: Combate Evolved, 2, 3 e 4.

halo-master-chief-collectionHalo: Master Chief Collection (Foto: Divulgação)

O que torna Halo tão bom para ser jogado com um amigo é o fato dos combates serem bem abertos, possuindo várias formas de abordagem. O que isto quer dizer é que se uma equipe falhar em certo ponto, existem outras formas de tentar cumprir o objetivo, incentivando a comunicação entre os participantes para desenvolver novas estratégias.

Gears of War 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360
Gênero: Third Person Shooter

Gears of War 2 pode não ser o mais recente jogo da franquia, mas com certeza é um dos melhores. A história e o universo onde este se passa é explorado de forma mais profunda, os personagens ganham mais personalidade e a narrativa contida também é fantástica.

gears-of-war-2Gears Of War 2 (Foto: Divulgação)

O que faz Gears 2 entrar nesta lista é o fato de ter sido desenvolvido para que duas pessoas joguem cooperativamente. Os encontros com inimigos dão bastante espaço para o uso de trabalho em equipe e vários desafios no ambiente requerem a coordenação entre os participantes para ser completado.

Left 4 Dead 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360
Gênero: FPS

Deixando o melhor por último, Left 4 Dead 2 é o rei dos jogos cooperativos. Este se passa no apocalipse zumbi, onde quatro jogadores (no máximo dois no mesmo console) têm o objetivo de passar por uma série de fases infestadas de mortos-vivos, tentando sobreviver até o final e serem resgatados. O que o torna especial é o fato de todas as mecânicas serem pensadas para jogadores trabalharem juntos. Em momentos, é necessário defender um jogador enquanto este cumpre o objetivo, em outros é preciso compartilhar os recursos coletados pelo grupo de forma que todos cheguem até o final vivos. Especialmente nas dificuldades mais avançadas, se não há coordenação e sincronia na equipe, a morte é certa.

left-4-dead-2Left 4 Dead 2 (Foto: Divulgação)

Como se o jogo não fosse bom o suficiente por si só, a desenvolvedora Valve disponibilizou como conteúdo adicional todas as campanhas do jogo original para serem baixadas. Adicionalmente, para jogadores de PC, Mac e Linux, é possível baixar também mapas feitos pela comunidade, aumentando a vida útil do jogo.

Qual console vale mais a pena comprar? Opine no nosso fórum!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.