Video games são ótimas fonte de entretenimento, conforme evidenciado pelo constante crescimento deste mercado. Porém, são cada vez mais comuns títulos onde a única forma de jogar com amigos é através da internet. Com isto em mente, elaboramos uma lista com os dez melhores jogos cooperativos para serem jogados com amigos, ao seu lado no sofá. Confira!

Xbox One: confira os melhores jogos já lançados para o console da Microsoft 

Portal 2 (Foto: Divulgação)

Borderlands 2

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3
Gênero: FPS/RPG

Borderlands 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG. Embora tenha narrativa interessante e senso de humor próprio, este se destaca por permitir que dois jogadores se juntem no mesmo console para cumprir missões, matar inimigos, caçar por armas novas e derrotar chefões incrivelmente fortes.

Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Embora Borderlands: The Pre-Sequel seja o lançamento mais recente na franquia, seu antecessor toma o lugar nesta lista graças à quantidade impressionante de conteúdo adicional disponível.  O jogo base já tem bastante conteúdo, mas adicione quatro expansões, duas classes adicionais, além de muitos outros DLCs e fica claro que há muito o que fazer com amigos.

Portal 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3
Gênero: FPS/Puzzle

Portal é conhecido por dois motivos: seu humor irreverente e seus quebra cabeças desafiadores. Sua sequência acrescentou ainda o modo cooperativo, permitindo que dois jogadores enfrentem juntos níveis mais desafiadores que dependem de coordenação e comunicação para serem vencidos.

Portal 2 (Foto: Divulgação)

O modo cooperativo também é justificado na narrativa do jogo. Após o final da história principal, a antagonista, chamada GLaDOS, cria dois robôs para completarem testes cooperativamente usando as armas de portal do jogo. O modo possui uma história própria que vale ser levada até o fim, uma vez que o final é relevante para o possível futuro da franquia.

Castle Crashers

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/PlayStation 3/PC
Gênero: Ação/RPG

A história de Castle Crashers é simples: quatro cavalheiros devem enfrentar as forças do mal para resgatar as quatro donzelas raptadas. Porém o jogo traz um estilo artístico único, com cores vibrantes e traço cartunesco, além de sempre providenciar encontros com inimigos diferentes, levando a bastante variedade na jogabilidade.

Castle Crashers (Foto: Divulgação)

O fato de quatro jogadores poderem participar no mesmo console é a cereja do bolo, uma vez que, embora a experiência como um todo seja cooperativa, ainda há uma certa rivalidade entre os participantes para ver quem ficará com as recompensas das batalhas e quem irá conquistar o coração das donzelas resgatadas.

Super Mario 3D World

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Wii U
Gênero: Platformer 3D

A franquia Super Mario já é conhecida por muitos. O padrão continua o mesmo, tendo que passar por várias fases com temáticas diferentes. O diferencial de Super Mario 3D World é que desta vez é possível trazer mais três amigos para jogar com você. A experiência se torna m

... uito mais divertida e caótica quando há quatro jogadores correndo de um lado para o outro, tentando chegar ao fim da fase.
Super Mario 3d World (Foto: Divulgação)

Um aspecto importante a ser notado: Super Mario 3D World foi desenvolvido com o multiplayer cooperativo em mente, ou seja, o jogo está em sua melhor forma quando jogado com mais 3 amigos.

Diablo 3

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/Xbox One/PlayStation 3/PlayStation 4
Gênero: RPG de Ação

Enfrentar os lacaios do inferno sozinho em Diablo 3 é um trabalho difícil. Ainda bem então que é permitido que mais três heróis entrem localmente para ajudar nesta missão. O jogo também oferece bastante variedade no combate, deixando os jogadores trocarem livremente entre habilidades de cada classe, o que incentiva a experimentação.

Diablo 3 (Foto: Divulgação)

Além de ter a dificuldade ajustada conforme mais jogadores vão entrando, a qualidade dos itens que inimigos derrotados deixam cair melhora também, só adicionando incentivo para jogar com amigos. O fato deste ser feito para ser jogado várias vezes também é um benefício.

BattleBlock Theater

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360/PC/Linux
Gênero: Platformer 2D

BattleBlock Theater é especial nesta lista, porque sua definição de jogo cooperativo é um pouco diferente do que se está acostumado. Por mais que o objetivo daqueles que estejam jogando juntos seja chegar ao final de uma série de fases, cheios de obstáculos e inimigos, o jogo também permite que os participantes ataquem um ao outro. Isto resulta em situações hilárias, onde, por exemplo, um jogador pode sem querer arremessar o outro em uma piscina de ácido. Poucos jogos permitem estes tipos de cenários, dando destaque a BattleBlock.

BattleBlock Theater (Foto: Divulgação)

Além do cooperativo não convencional, o jogo também possui um senso de humor exagerado, com uma história insana envolvendo um teatro abandonado, gatos inteligentes e um chapéu que controla a mente das pessoas. Melhor do que tentar entender é jogar e ver a história por si mesmo.

Rayman Legends

Capacidade de Jogadores: 4
Plataformas: Xbox 360/Xbox One/PlayStation 3/PlayStation 4/Wii U/PC
Gênero: Platformer 2D

Rayman Legends, um jogo de plataforma 2D, é especial em seu modo cooperativo pelo simples fato de ter um ritmo tão acelerado. No final das contas, embora o objetivo principal seja trabalhar em conjunto para chegar ao fim do nível, certamente haverá momentos de comédia onde jogadores irão se atrapalhar sem querer, o que faz parte da experiência também.

Rayman Legends (Foto: Divulgação)

Além do modo cooperativo, o jogo também possui um estilo artístico lindo, com cores vibrantes em tom bem alegre. O fato de fases do Rayman Origins terem sido importadas para o Legends também só adiciona valor ao pacote.

Halo: The Master Chief Collection

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox One
Gênero: FPS

Embora muitos falem que o ponto forte da franquia Halo é seu multiplayer competitivo, a narrativa principal é tão boa quanto. O fato desta poder ser jogada cooperativamente no mesmo console só faz a experiência ser melhor. Adicionalmente, The Master Chief Collection é o ponto de partida perfeito para novatos na franquia, uma vez que está incluído no pacote Halo: Combate Evolved, 2, 3 e 4.

Halo: Master Chief Collection (Foto: Divulgação)

O que torna Halo tão bom para ser jogado com um amigo é o fato dos combates serem bem abertos, possuindo várias formas de abordagem. O que isto quer dizer é que se uma equipe falhar em certo ponto, existem outras formas de tentar cumprir o objetivo, incentivando a comunicação entre os participantes para desenvolver novas estratégias.

Gears of War 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360
Gênero: Third Person Shooter

Gears of War 2 pode não ser o mais recente jogo da franquia, mas com certeza é um dos melhores. A história e o universo onde este se passa é explorado de forma mais profunda, os personagens ganham mais personalidade e a narrativa contida também é fantástica.

Gears Of War 2 (Foto: Divulgação)

O que faz Gears 2 entrar nesta lista é o fato de ter sido desenvolvido para que duas pessoas joguem cooperativamente. Os encontros com inimigos dão bastante espaço para o uso de trabalho em equipe e vários desafios no ambiente requerem a coordenação entre os participantes para ser completado.

Left 4 Dead 2

Capacidade de Jogadores: 2
Plataformas: Xbox 360
Gênero: FPS

Deixando o melhor por último, Left 4 Dead 2 é o rei dos jogos cooperativos. Este se passa no apocalipse zumbi, onde quatro jogadores (no máximo dois no mesmo console) têm o objetivo de passar por uma série de fases infestadas de mortos-vivos, tentando sobreviver até o final e serem resgatados. O que o torna especial é o fato de todas as mecânicas serem pensadas para jogadores trabalharem juntos. Em momentos, é necessário defender um jogador enquanto este cumpre o objetivo, em outros é preciso compartilhar os recursos coletados pelo grupo de forma que todos cheguem até o final vivos. Especialmente nas dificuldades mais avançadas, se não há coordenação e sincronia na equipe, a morte é certa.

Left 4 Dead 2 (Foto: Divulgação)

Como se o jogo não fosse bom o suficiente por si só, a desenvolvedora Valve disponibilizou como conteúdo adicional todas as campanhas do jogo original para serem baixadas. Adicionalmente, para jogadores de PC, Mac e Linux, é possível baixar também mapas feitos pela comunidade, aumentando a vida útil do jogo.

Qual console vale mais a pena comprar? Opine no nosso fórum!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.