Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Fotos é um serviço de backup de fotos e vídeos com uma versão web poderosa, que reúne arquivos e permite editá-los online. A ferramenta é útil para fazer pequenos retoques e aplicar filtros em fotos tiradas pelo celular e guardadas na nuvem. Há opção para quem precisa melhorar o resultado de fotografias sem depender da tela pequena do smartphone, já que funciona diretamente pelo navegador desktop. 

Como acessar 'álbuns ocultos' do Google Fotos no seu navegador

A sua foto editada será automaticamente salva na nuvem e estará disponível para acessar em todos os dispositivos com a mesma conta Google, como no Android, iPhone (iOS) ou iPad. Ou seja, você também pode usar um navegador no desktop para editar fotos tiradas no celular e obter a versão melhorada quase imediatamente no smartphone, tudo sincronizado na nuvem e em tempo real.

Saiba como fazer backup de imagens e vídeos no Google Fotos pelo celular ou computador (Foto: Divulgação) (Foto: Saiba como fazer backup de imagens e vídeos no Google Fotos pelo celular ou computador (Foto: Divulgação))Confira como editar fotos no Google Fotos (Foto: Divulgação/Google)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Para começar a editar uma foto, clique no botão de lápis com a imagem selecionada aberta;

Comece a editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece a editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Você tem três opções de edição. A mais simples é pela edição inteligente, com mudança automática de brilho, cor e outros atributos da foto. Para isso, clique em “Automático”;

Faça uma edição automática rápida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça uma edição automática rápida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você também pode editar essas características manualmente movendo os cursores com o mouse. As barras vão exibir, em azul, a intensidade da edição aplicada, que pode ser suspensa a qualquer momento clicando em “Redefinir”;

Edite brilho e cor manualmente ou redefina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Edite brilho e cor manualmente ou redefina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na aba central, acesse a aplicação de filtros. Selecione um dos 15 filtros disponíveis e altere a intensidade desejada;

Aplique filtros e determine a intensidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aplique filtros e determine a intensidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na última aba, você pode cortar a foto movendo as extremidades da foto com o mouse;

Corte a foto livremente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Corte a foto livremente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Também é possível girar a imagem usando a barra vertical ao lado;

Gire para qualquer lado pela barra lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Gire para qualquer lado pela barra lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Nos botões acima, pode-se obter um corte automático baseado em proporções pré-definidas, ou de 90 e 90 graus com um clique;

Gire em 90 graus ou em proporção fixa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Gire em 90 graus ou em proporção fixa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Quando terminar de editar (ou a qualquer momento no meio da edição), você pode clicar na foto e manter pressionado para ver o antes e o depois;

Mantenha clicado para ver o antes e depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mantenha clicado para ver o antes e depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Caso tenha se arrependido de tudo, escolha “Desfazer edições” para apagar tudo o que você fez e obter a foto original de volta;

Desfaça tudo o que você fez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desfaça tudo o que você fez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 10. Ao final, você pode clicar em “Concluir” para salvar suas modificações no mesmo arquivo ou em “Salvar uma cópia” no menu para criar um segundo arquivo e manter o original intacto.

Sobrescreva o arquivo ou salve como cópia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Sobrescreva o arquivo ou salve como cópia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como baixar os arquivos do Google Fotos de uma vez só? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.