Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os usuários podem usar os efeitos animados prontos do Adobe After Effects em simulações de chuva, neve, partículas, estrelas e outros em seus vídeos e fotos. Assim, você não perde tempo tentando montar animações em outros programas ou projetos. Os efeitos são personalizáveis, ou seja, é possível editar a intensidade da chuva ou neve, por exemplo, alterar padrões e angulações, velocidade e cor. O recurso é simples de usar, principalmente para quem está começando a conhecer o programa da Adobe. Veja como aplicar e editar o recurso de “Simulações”.

Como melhorar a qualidade de um vídeo já finalizado? Veja dicas de edição

Veja como aplicar simulações de efeitos em vídeos no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja como aplicar simulações de efeitos em vídeos no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Primeiro vamos abrir o vídeo ou foto no After Effects. Para isso, clique em “Arquivo” e selecione “Importar”. Clique em “Arquivo”;

Importe o vídeo para iniciar a edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Importe o vídeo para iniciar a edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No computador escolha o vídeo ou foto que deseja aplicar o efeito e confirme em “Importar”;

Selecione o vídeo no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o vídeo no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para começar as modificações, clique e arraste o item de vídeo para a linha de edição, na lateral esquerda da tela. Note que será aberta em uma linha do tempo. Clique no vídeo aberto no centro da tela;

Arraste a mídia para a linha de edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Arraste a mídia para a linha de edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois selecione “Efeitos” no menu do topo. Para acessar as animações prontas, clique em “Simulações”. Escolha a que preferir. Neste exemplo vamos usar o “CC Rainfall” de chuva;

Selecione a simulação de efeito animado no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a simulação de efeito animado no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na lateral esquerda da tela será mostrada a tela para a personalização do efeito escolhido na aba “Controles de Efeito”. Você pode ajustar a quantidade de gotas em “Drops”, espessura em “Size”, velocidade de queda das gotas em “Speed”, ângulo do vento em “Wind”. Para isso, clique nos valores e digite novos;

Personalize o efeito usando os controles da aba à esquerda da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize o efeito usando os controles da aba à esquerda da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Em “Color” é possível alterar a cor da chuva. Clique no item e selecione o tom que preferir. Confirme em “Ok”. Logo abaixo está o ajuste de opacidade, para deixar a chuva mais evidente ou sutil na cena;

Se preferir selecione uma nova cor para o efeito e ajuste a opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir selecione uma nova cor para o efeito e ajuste a opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. As ações são aplicadas automaticamente no preview do vídeo. Para visualizar o efeito de animação em movimento selecione o “espaço no teclado” para dar “Play” ou arraste a barra na linha de edição;

Confira como o resultado está ficando pela linha do tempo no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira como o resultado está ficando pela linha do tempo no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Confira o antes e depois do vídeo ou foto.

Veja o resultado do efeito de chuva no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja o resultado do efeito de chuva no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora basta selecionar o efeito que preferir e testar as personalizações.

Qual melhor programa para editar fotos em light painting? Veja no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.