Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O novo Zenfone 3 teve lançamento no final de maio deste ano, acompanhado dos irmãos Zenfone 3 Deluxe e Zenfone 3 Ultra. A expectativa é de que a Asus mantenha o padrão de boa ficha técnica e preço competitivo, como já havia acontecido com o Zenfone 2, o Zenfone 2 Deluxe e o Zenfone 6.

Zenfone 3 chega em três versões diferentes e com até 6 GB de RAM

Para isso, os celulares trazem processadores de última geração, câmera com estabilização óptica e leitor de digitais. No entanto, será que as mudanças foram vantajosas em relação à geração anterior? Para saber qual telefone será o melhor para comprar, o TechTudo compara os novos smartphones da Asus com os modelos antigos.

Asus apresentou novos Zenfones com mudanças importantes no design e ficha técnica (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Asus apresentou novos Zenfones com mudanças importantes no design e ficha técnica (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Zenfone 3 Ultra ou Zenfone 3 Deluxe: qual celular da Asus comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Zenfone 3 vs Zenfone 2

O Zenfone 3 chegou com mudanças importantes em relação ao Zenfone 2. O celular de 2016 tem processador Snapdragon 625 com oito núcleos de 2,0 GHz, memória RAM de 4 GB ou 6 GB e armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB, com entrada para cartão de memória de 128 GB. Já o Zenfone 2 trazia processador quad-core Intel Atom Z3580 de 2,3 GHz, 4 GB de memória RAM e espaço interno de 16 GB a 64 GB, expansível em até 128 GB via microSD. 

Outro ponto de melhoria foi a câmera do telefone. A Asus aumentou a resolução no Zenfone 3 de 13 MP para 16 megapixels, incluindo foco a laser e estabilização óptica de imagem (OIS). A gravação de vídeos, porém, continua em Full HD (1080p). A câmera frontal também foi turbinada, passando do sensor de 5 MP para 8 megapixels.

Zenfone 3 (à esquerda) teve grandes mudanças no design e na ficha técnica em relação ao Zenfone  2 (Foto: Arte/Divulgação)Zenfone 3 (à esquerda) teve grandes mudanças no design e na ficha técnica em relação ao Zenfone 2 (Foto: Arte/Divulgação)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Embora o tamanho da tela seja o mesmo - 5" Full HD (1080 x 1920 pixels) -, o Zenfone 3 substituiu o corpo de plástico do modelo anterior por um um feito de metal e vidro, diminuindo a espessura de 10,9 mm do Zenfone 2 para 7,8 mm. A bateria continua com a capacidade de 3.000 mAh, mas, desta vez, o novo Zenfone tem carregamento rápido, que promete repor até 60% de energia em 30 minutos. 

Para completar as modificações, a fabricante adicionou a conexão USB-C ao aparelho - que deve ser mais rápida -, além do leitor de impressões digitais para desbloquear a tela, que aumenta a segurança dos arquivos e dados. O Zenfone 3 chega de fábrica com o Android Marshmallow

Zenfone 3 Deluxe vs Zenfone 2 Deluxe

O Zenfone 3 Deluxe tem processador quad-core Snapdragon 820 de até 2,15 GHz, memória RAM de 4 GB ou incríveis 6 GB, além de 64 GB, 128 GB ou 256 GB de capacidade de memória interna, expansível em até 128 GB via cartão SD. O Zenfone 2 Deluxe, por sua vez, conta com processador quad-core Intel Z3580 de 2,3 GHz, memória RAM de 4 GB e as mesmas variantes de armazenamento. As mudanças, com isso, prometem maior fluidez no uso do smartphone, seja em apps ou jogos. 

A câmera do Zenfone Deluxe teve um grande avanço, saltando de 13 MP para 23 megapixels, com direito a estabilização de imagem e foco a laser. A gravação de vídeos saltou para a resolução Full HD (1080p) do Zenfone 2 Deluxe para a 4K (2160p) no novo Zenfone 3 Deluxe. A câmera frontal também foi melhorada, passando de 5 MP para 8 MP. 

Zenfone 3 Deluxe (à esquerda) teve grande melhorias na câmera em relação ao modelo antigo (Foto: Arte/Divulgação)Zenfone 3 Deluxe (à esquerda) teve grande melhorias na câmera em relação ao modelo antigo (Foto: Arte/Divulgação)

Para completar, as mudanças visuais foram ainda mais radicais no Zenfone 3 Deluxe, que perdeu a traseira de plástico com textura poligonal do Zenfone 2 Deluxe e adotou um corpo totalmente metálico e mais fino: são 7,5 mm, contra 10,9 mm do antecessor. A tela, por outro lado, cresceu de 5,5" para 5,7 polegadas. Apesar disso, a resolução é a mesma, Full HD (1080 x 1920 pixels).

O Zenfone 3 Deluxe manteve a bateria de 3.000 mAh do ano anterior com carregamento rápido, que também já estava presente no Zenfone 2 Deluxe. Outras novidades presentes no Zenfone 3 Deluxe, e em todos os modelos da nova geração, são a chegada da porta USB-C, substituindo a famosa entrada microUSB, e o sensor biométrico. 

Zenfone 3 Ultra vs Zenfone 6

A Asus decidiu investir em um sucessor com tela grande para o Zenfone 6, lançado em 2014. O Zenfone 3 Ultra chega com tela de 6,8" Full HD (1080 x 1920 pixels), enquanto a versão antiga trazia display de 6 polegadas HD (720 x 1280 pixels). Além disso, o novo smartphone já tem o Android 6.0 (Marshmallow). O Zenfone 6, por sua vez, tem atualização somente até o Android 5.0 (Lollipop).

Para quem deseja mais velocidade e fluidez no desempenho do celular, o Zenfone 3 Ultra tem ficha técnica interessante.  O telefone tem processador octa-core Snapdragon 652 de até 1,8 GHz, memória RAM de 3 GB ou 4 GB e armazenamento de 32 GB, 64 GB ou 128 GB, expansível em até 200 GB. O Zenfone 6, enquanto isso, tem processador dual-core Intel Atom Z2580 de 2 GHz, 2 GB de memória RAM e memória interna de 16 GB ou 32 GB, expansível em 64 GB.

Zenfone 3 Ultra (à esquerda) tem grande evolução em relação ao Zenfone 6 (Foto: Arte/Divulgação)Zenfone 3 Ultra (à esquerda) tem grande evolução em relação ao Zenfone 6 (Foto: Arte/Divulgação)

A câmera do Zenfone 6 era bastante simples, com 13 M, gravação de vídeos em Full HD (1080p) e flash LED simples. Já o Ultra ganhou sensor traseiro de 23 MP com flash LED duplo, estabilização ótica (OIS), foco a laser e gravação em Full HD. A câmera frontal também foi turbinada, com 8 MP, contra os 2 megapixels do antecessor. 

O Zenfone 3 Ultra chega ainda com internet 4G, entrada USB-C e leitor de digitais, especificações ausentes no modelo antigo. Além disso, a bateria foi aumentada de 3.300 mAh para 4.600 mAh, com direito a carregamento rápido. Por fim, a Asus também substituiu o corpo de plástico de 9,9 mm de espessura por um metálico de 6,8 mm.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.