Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Firefox, Chrome, Internet Explorer e outros navegadores costumam carregar automaticamente gifs animados em páginas de Internet. Mas, em alguns casos, esse recurso pode prejudicar o usuário. Páginas de fóruns ou sites com muitos gifs podem deixar computadores mais lentos e, em casos extremos, provocar grande travamentos até que todos os gifs sejam carregados. Eles são fofinhos, divertidos e animados. Mas, podem ser uma dor de cabeça. Veja como impedir que o seu navegador carregue gifs de forma automática

Como criar um gif animado

Gif menina (Foto: Google)Desative a reprodução automática de GIFs no navegador (Foto: Divulgação/Google)

No Firefox

Passo 1. Acesse as configurações ocultas do navegador usando o comando "about:config" na barra de endereços. Autorize o acesso clicando no botão azul “Serei cuidadoso, prometo”;

Acesse as configurações ocultas do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse as configurações ocultas do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Uma lista de configurações será exibida. No topo da tela, haverá uma caixa de buscas. Nela, digite: “image.animation";

Procure a configuração que regula o comportamento de imagens animadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Procure a configuração que regula o comportamento de imagens animadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Dê um clique duplo no resultado exibido. Uma nova caixa será exibida com o valor “normal”. Insira “none”, como mostra a imagem;

Substitua normal por none (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Substitua "normal" por "none" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Dê Ok e pronto: o Firefox não irá mais carregar gifs por padrão. Para reverter, refaça o processo, substituindo o valor “none” por “normal”.

Agora o Firefox não irá carregar gifs automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Agora o Firefox não irá carregar gifs automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Chrome

Os navegadores baseados no Google Chrome não possuem um recurso nativo para que o usuário impeça o carregamento automático de gifs. Para isso, é necessário usar extensões. A melhor delas é a Animation Policy, desenvolvida pelo Google.

Passo 1. Baixe e instale a extensão no seu navegador;

Google oferece uma extensão específica para controlar animações no Chrome (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Google oferece uma extensão específica para controlar animações no Chrome (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Clique no botão de acionamento da extensão;

Extensão permite acesso rápido às configurações de gifs (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Extensão permite acesso rápido às configurações de gifs (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Um menu simples será exibido. Para desligar o carregamento de gifs no Chrome basta selecionar “Disable all image animation”. Para reverter, basta escolher “Allow all animated images”.

Usuário pode alternar as configurações com facilidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Usuário pode alternar as configurações com facilidade (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Internet Explorer

Passo 1. Acesse as configurações do navegador e escolha “Opções da Internet”;

No IE também é possível desligar o carregamento de gifs (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)No IE também é possível desligar o carregamento de gifs (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Em Opções da Internet, escolha a aba Avançadas;

Acesse as opções avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse as opções avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Procure por Multimídia e pela opção “Passar animações em páginas da web”. Para desativar, basta desmarcar a opção. Clique em “Aplicar” e depois em OK;

Desmarque a opção correspondente para desligar o carregamento automático (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Desmarque a opção correspondente para desligar o carregamento automático (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. É necessário reiniciar o computador para que a atualização seja feita.

Essa modificação exige que o computador seja reiniciado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Essa modificação exige que o computador seja reiniciado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto, a partir de agora, o Internet Explorer não vai mais carregar gifs automaticamente. Para reverter, basta marcar a opção novamente.

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.