A Microsoft fez um evento nesta quarta-feira (21) para falar do futuro do Windows 10. Após meses de feedback dos primeiros usuários, o novo software está mais familiar ao velho Windows 7 e roda suave nos smartphones. Entre as novidades está o update gratuito para versões anteriores, a Cortana agora no PC, o Project Spartan "substituto do Internet Explorer", um Surface gigante 4K e touch, novidades no app Xbox One e uma inovação chamada de "Windows Holográfico". Saiba tudo o que há de novo no Windows 10.

WhatsApp finalmente está disponível para PC

Windows 10 terá Free Upgrade para usuários a partir do Windows 7 (Foto: Reprodução)

Update gratuito Windows 10

Segundo a Microsoft, a oferta será válida durante o primeiro ano de comercialização do Windows 10 e atinge os usuários do Windows 8.1, Windows Phone 8.1 e também do antigo e popular Windows 7.

A atualização do sistema operacional vai ocorrer através do Windows Update. A proposta é garantir que todos os PCs capazes de rodar a nova versão recebam o suporte, através de novas funcionalidades e recursos, sem nenhum custo adicional. A longo prazo, o objetivo da Microsoft é tornar o Windows 10 uma plataforma mais atrativa para desenvolvedores e mais segura para os seus tradicionais usuários.

Isso quer dizer que, como prometido, o novo Windows 10 será ainda mais versátil. Agora, a mesma plataforma roda em celulares, tablets, híbridos, notebooks e desktops de forma integrada e fluída.

Terry Myerson agradece aos primeiros usuários do Windows 10 ainda em fase de testes (Foto: Reprodução/ Microsoft)

Windows 10 Consumer Preview

O Windows 10 Consumer Preview só chegou ao seu estágio atual graças ao Windows Insider Program, voltado para especialistas, entusiastas e profissionais de TI. Contou com a colaboração de 1,7 milhões de usuários, que forneceram cerca de 800 mil feedbacks sobre mais de 200 mil tópicos do sistema.

Estamos abraçando este feedback
Terry Myerson, Microsoft

Os dados foram fornecidos por Myerson, que agradeceu a força-tarefa que esteve envolvida desde o lançamento do programa, em setembro de 2014. Segundo o executivo, o processo foi indispensável para uma mudança de postura da Microsoft com a comunidade. "Estamos abraçando este feedback e partindo para um ambiente aberto de desenvolvimento", disse Myerson.

Cortana no Windows 10

Joe Belfiore, outro vice-presidente importante na área de softwares, mostrou a tão esperada assistente do Windows Phone, a Cortana que, enfim, vai funcionar nos desktops nativamente, ouvindo, conversando e controlando diversos recursos do computador. 

Tarefas como escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou consultar seu e-mails poderão ser realizadas por meio de comandos de voz simples como "Hey Cortana".

Cortana responde Fantástico, em várias línguas em evento da Mic
... rosoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

A assistente funcionará nas versões desktop, e outros devices como tablets e celulares e estará disponível em sete idiomas. Na apresentação, foi demonstrada a capacidade de interpretação em outras línguas como inglês, francês o que parece ser português e/ou espanhol, além de uma brincadeira onde a Cortana conversa imitando a voz do personagem Yoda, de Star Wars. Está mais divertida que nunca.

Windows 10 nos smartphones 

Belfiore mostrou ainda o novo Windows 10 nos smartphones, usando um Lumia 1520. Embora em tela menor que a de tablets e computadores, o novo sistema rodou suave, na demonstração. Novos aplicativos serão otimizados para a experiência com o Windows 10 como Word, Powerpoint e Excel.

Windows 10, no Lumia 1520, mostra Joe Belfiore em evento da Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

A proposta, insiste Belfiore, é tornar o software mais familiar tanto no computador, como no celular ou tablet. Sendo assim, são oferecidas as mesmas soluções, em interface muito similar, em vários devices.

Windows 10 e app Calendário no computador e também no smartphone Lumia (Foto: Reprodução/Microsoft)

Project Spartan: A revolução do IE

A Microsoft também confirmou o Projeto Spartan, ainda um codinome para o novo browser que dará nova experiência para a navegação móvel e também no computador. O "substituto do Internet Explorer" ainda está em desenvolvimento, e estará disponível também nos smartphones agora com Windows 10.

O novo navegador será construído para todos os dispositivos com Windows 10. Entre as novidades, está uma função que permite congelar sites e fazer anotações sobre a tela, seja com uma caneta stylus, mouse ou os dedos. O recurso permitirá salvar notas e prints diretamente no OneNote e compartilhar.

Windows 10 e Projeto Spartan, ainda em andamento, mostra Joe Belfiore (Foto: Reprodução/Microsoft)

A Cortana também estará integrada. A assistente será capaz de responder a perguntas mesmo antes do usuário acessar um site – na demonstração, ela exibiu dados de um voo antes de o usuário entrar na página da companhia aérea. Haverá ainda um Modo Leitura bastante parecido com o que a Apple oferece no Safari para Mac e iOS, incluindo leitura off-line. Ainda não se sabe, porém, quando e se o Spartan irá substituir de vez o Internet Explorer e se chegará apenas para o novo Windows 10.

Apps universais

Outra novidade em aplicativos é que o Xbox One passará a contar com apps universais. Ou seja, o programa permite aos desenvolvedores criarem um único aplicativo, que é disponibilizado nas diversas plataformas compatíveis com Windows 10. A ferramenta foi lançada com Windows 8.1 e Windows Phone 8.1, mas até então englobava apenas desktops, smartphones e tablets.

"Com o Windows 10, apps universais Windows vêm para Xbox One", disse Myerson. O padrão Universal Apps inclui todos os tipos de apps, sejam eles utilitários ou jogos. Além disso, permite que os usuários comprem aplicativos apenas uma vez para todos os seus dispositivos.

Windows 10 e Xbox One

O Windows estará mais integrado do que nunca com o console da Microsoft. A versão 10 sistema operacional acompanhará um aplicativo Xbox renovado que oferecerá lista de jogos e amigos, incluindo chat com quem estiver online no Xbox Live. A interface My Games organiza o conteúdo em colunas, tornando design e usabilidade muito parecidos no desktop, tablet e smartphone, facilitando tudo.

Windows 10 e Xbox App estão mais integrados e cheios de novidades (Foto: Reprodução/Microsoft)

Entretanto, a melhor novidade é uma função que concorre como o Remote Play, do Playstation 4: no novo Windows, jogos do Xbox One poderão ser transmitidos pela rede e jogados em qualquer dispositivo Windows 10 sem a ajuda de fios. Com isso, será possível usar o recurso de gravação de cenas para criar vídeos do gameplay e até editá-los no PC, compartilhando nas redes sociais.

Surface Gigante

Apesar de focado em software, a Microsoft utilizou o evento para mostrar o Surface Hub, um tablet gigante destinado ao público empresarial com Windows 10 embutido. Suas especificações incluem tela 4K de 84 polegadas, caneta stylus, alto-falante, microfone e duas câmeras para videochamadas via Skype. Há também Bluetooth e NFC para conexão de outros dispositivos para espelhar conteúdo.

Windows 10 e Surface Hub, um tablet gigante para uso profissional com 84 polegadas (Foto: Reprodução/Microsoft)

Windows Holográfico, uma nova Era

Aos poucos hologramas "saltaram no palco". Trata-se de um sistema capaz de produzir hologramas no mundo real, que funcionará com o óculos HoloLens. A tecnologia foi apresentada pelo brasileiro Alex Kipman. “Nós não estamos falando de colocar você em mundos virtuais. Estamos sonhando além mundos virtuais”, disse, chamando a tecnologia de “o próximo passo da computação”.

Estamos sonhando além mundos virtuais
Alex Kipman, Microsoft

O wearable conta com som espacial, sensores avançados e, é claro, uma unidade de processamento holográfico, tudo compatível com Windows 10.

Ele é destinado sobretudo aos jogos, razão pela qual o vídeo de demonstração da Microsoft exibia um jogador com seu mundo do Minecraft transportado para sala de estar.

No entanto, todos os aplicativos universais terão suporte à experiência de realidade virtual. Isso porque o Windows 10 ostentará um “API holográfico” para que desenvolvedores possam criar aplicativos especialmente para dispositivo HoloLens.

Windows 10 e HoloLens, sistema que vai trabalhar com holografia no software (Foto: Reprodução?Microsoft)

HoloLens

A Microsoft detalhou como funciona HoloLens, um computador em formato de óculos que trabalha com holografia. Seu hardware é inteiramente voltado para entender gestos, voz, trabalhar com holografia ou com ferramentas do seu computador, na apresentação ainda mostraram a ferramenta HoloStudio que possibilita a criação de modelos em 3D; foram cenas de tirar o fôlego e animar os gamers.

Windows 10 e Holo Studio, software que vai trabalhar com o HoloLens (Foto: Reprodução/Microsoft)

Um novo Windows, para novos usuários

Para encerrar o evento, quem subiu ao palco foi Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft. Em resumo e exaltando tudo o que foi apresentado, o líder da fabricante de software fez um discurso baseado em três princípios: o Windows como um serviço, como plataforma de mobilidade e como uma estratégia multi-plataforma. "Queremos que as pessoas sintam necessidade de usar o Windows, escolham o Windows, a amem o Windows", disse Nadella, ao final do evento oficial da Microsoft.

Ainda sem data de lançamento, os novos recursos deve chegar à versão de testes ao longo dos próximos meses. A versão final do Windows 10 vem ainda em 2015 e mais novidades chegam em abril.

Windows 10 e Satya Nadella, CEO da Microsoft em evento de Seattle (Foto: Reprodução/Microsoft)

Colaboraram Raquel Freire, Paulo Alves, João Kurtz e André Sugai.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.