Aproveitando que o celular já sabe onde você está, o Google anunciou hoje um novo recurso para o Android que traz informações complementares, dependendo da localização geográfica. Em outras palavras, o smartphone é capaz de detectar que um usuário está num museu e oferecer o download do aplicativo da instituição, com informações sobre as obras de arte.

Ok, Google Now: conheça todos os comandos de voz da assistente virtual

Em algumas semanas, a função batizada de Nearby (algo como "nas redondezas", em tradução livre) vai chegar aos telefones, por meio de uma atualização do Google Play Services na Google Play Store. Não é preciso fazer nada para receber a novidade.

Celular vai receber notificação sempre que passar por um beacon (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A proposta do Nearby é facilitar a vida dos usuários em diversas situações, por meio da sugestão de aplicativos certos para cada momento. Por exemplo, quando você estiver em um museu, o celular pode te sugerir baixar o app com o áudio para acompanhar a visita. Ou ainda, o smartphone é capaz de identificar algum Chromecast por perto e oferecer para fazer a configuração automaticamente. A ideia é pensada para diferentes situações do cotidiano, desde passeios turísticos, check-ins em aeroportos até compras em lojas.

Para usar o Nearby e receber informações de acordo com o local que você está, basta deixar ativado no celular o Bluetooth e a Localização. O recurso funciona ao conectar o celular com beacons (aparelhos que emitem avisos sobre as redes próximas ao smartphone). Na primeira vez que passar por um beacon, você receberá uma solicitação para usar o serviço. Depois disso, seu celular vai receber uma notificação sempre que você passar por uma fonte emissora. Para aceitar a sugestão, é só tocar na notificação, para rejeitar, basta arrastá-la.

Além disso, o novo serviço traz para o Android um recurso já conhecido dos usuários do navegador Chrome no celular: o Physical Web. Com isso, os beacons podem enviar notificações para o celular sobre sites que tenham informações úteis relacionadas às proximidades do usuário.

... tt2/f/original/2016/06/09/united.001.png" title="Nearby (Foto: Divulgação/Google)" width="695">Nearby vai sugerir apps de acordo com a localização do usuário (Foto: Divulgação/Google)

A API do Nearby foi lançada há um ano, em junho de 2015, para desenvolvedores. Nesse tempo, o Google já formou parceria com algumas empresas estrangeiras, como CVS Pharmacy, United Airlines e a Universidade de Notre Dame. Agora que o recurso estará disponível para todos, outras companhias poderão se juntar à Gigante de Buscas para ajudar a construir essa nova forma de comunicação baseada em proximidade.

Google Play Store não abre no celular Samsung depois do root, o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.