O autofoco é uma função muito útil para diversas situações. Se você é iniciante e ainda não se sente seguro para usar o foco manual, a função pode ajudar bastante na hora de fazer boas fotos. Objetos em movimento e situações espontâneas também exigem o uso do recurso. Porém, alguns problemas podem prejudicar o modo automático, atrapalhando fotógrafos iniciantes e profissionais.

Veja como suavizar o flash da câmera com difusor alternativo

O autofoco da sua câmera não está funcionando corretamente? Confira dicas para diferentes situações que prejudicam o recurso e veja maneiras simples de resolver os problemas. O tutorial foi feito com uma Canon EOS Rebel T3, mas os processos são semelhantes em outras câmeras. 

Problemas no autofoco podem ser simples de solucionar (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Verifique o encaixe dos contatos entre a lente e a câmera

A comunicação entre o corpo da câmera e a lente acontece através de uma série de contatos. Na imagem abaixo, observe os contatos presentes tanto na câmera quanto na objetiva.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os pinos de contato precisam estar perfeitamente encaixados (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Para que o foco automático funcione perfeitamente, é necessário que este contato esteja correto. Por isso, toda vez que você for recolocar a lente na sua câmera, preste atenção no encaixe. A maioria dos modelos possui uma marca que indica o ponto de alinhamento entre as partes. Após identificá-lo, insira a base da lente no corpo da câmera e gire até ouvir um clique.

Pontos de alinhamento para o encaixe da lente no corpo da câmera (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Verificar se não modificaram de AF para MF

Pode parecer simples, mas a distração às vezes atrapalha. Por isso, sempre que quiser fotografar com o foco automático, verifique se a opção está selecionada. Este problema acontece principalmente quando mais de uma pessoa utiliza o equipamento.

Para usar o autofoco a opção AF deve estar selecionada (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Segurar a câmera de forma correta

Quem não e

... stá acostumado a fotografar com câmeras DSLR pode ter um pouco de dificuldade na hora de manuseá-las. Esta falta de intimidade pode causar dois problemas: pressionar o botão de liberação da lente, ou forçar o anel de foco quando estiver selecionada a opção autofoco.

A primeira situação pode atrapalhar no contato entre a objetiva e a câmera, prejudicando o funcionamento do autofoco.

Botão de liberação da lente (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Já a segunda pode acarretar em problemas mais sérios, pois forçar o anel quando o mesmo estiver travado pode danificar partes internas da lente, como o cabo flex, que garante a movimentação do foco automático. Neste caso, a melhor solução é levar o equipamento em uma loja autorizada ou comprar uma objetiva nova.

Qual a melhor câmera para selfies? Comente no Fórum do TechTudo 

Segurar a câmera de forma correta é o primeiro passo para fazer boas fotos (Foto: Divulgação/Nikon)

Limpeza dos pinos de contato, da lente e do sensor AF

Muitas vezes a dificuldade do autofoco em encontrar o objeto se deve a sujeira presente em alguma parte da câmera. Lentes sujas geralmente são mais fáceis de identificar e até mesmo limpar, já que esta parte fica mais visível para o usuário.

Porém, é preciso ter bastante cuidado com as partes internas do corpo da câmera e da lente e mantê-las sempre limpas é a melhor forma de conservar o equipamento. Existem alguns kits de limpeza descritos nesta matéria, mas se você achar mais seguro, leve seu dispositivo até uma loja autorizada.

Os pinos de contato e o sensor devem estar sempre limpos (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Selecionar o modo AF correto para cada tipo de situação

Os tipos de foco não se limitam ao manual ou automático. Ao selecionar o autofoco são disponibilizadas outras opções que precisam ser avaliadas de acordo com a sua necessidade. Estas possibilidades variam de acordo com cada modelo de câmera. Por isso, é primordial conhecer bem o seu equipamento. A Canon EOS Rebel T3, utilizada na matéria, possui três modos de foco automático: One Shot, AL Servo e AL Focus.

Cada modo de autofoco serve para uma situação diferente (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

O One Shot é o modo ideal para fotografar objetos estáticos. Isto porque, ao pressionar o obturador até a metade, o sensor focalizará em um único ponto. Caso o objeto se movimente, o foco não o acompanhará.

Já o AL Servo é o oposto. Ideal para fotografar objetos em movimento, esta opção acompanha o foco enquanto você estiver pressionando em meio clique. A área a ser focalizada só é definida quando o botão for pressionado até o fim.

Por último, o AL Focus é basicamente um modo automático dentro do autofoco. A própria câmera vai alternar entre o One Shot e AL Servo, dependendo da necessidade da cena.

Testou todas as dicas acima e o problema no autofoco persiste? Neste caso, o melhor a fazer é buscar a autorizada mais próxima para consertar o seu equipamento de maneira correta.

Via PetaPixel e Nikon



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.