Embora poucos saibam, o Ubuntu (Linux) possui um teclado virtual. Em algumas situações, esse recurso pode ajudá-lo a ser mais produtivo. Ele é útil para quem usa o sistema em algum dispositivo touch e o teclado não está aparecendo automaticamente (como por exemplo, um monitor touchscreen), ou para quem usa PC, mas por algum motivo, não está podendo usar o teclado físico. Independente de qual seja o motivo ou a necessidade, você verá neste tutorial, como fazer para ativar o teclado virtual do Ubuntu e até a posicioná-lo do jeito que você quer.

Seis dicas para quem quer usar o Ubuntu 

Passo 1. Para ativar o teclado virtual do Ubuntu, clique no ícone do Ubuntu que fica no canto superior da tela. Digite a palavra “teclado” (sem as aspas) e quando aparecer, clique no item Onboard;

Executando o teclado virtual do Ubuntu a partir do Dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Por padrão o teclado aparecerá na parte inferior da tela. Se quiser mudar a posição, clique na tecla que tem como ícone uma cruz, e segure o clique por alguns segundos;

Desbloqueando o teclado para arrastá-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Você pode serão exibidos três áreas marrons sobre algumas teclas. Para mudar o tamanho do teclado, clique na área marron superior ou inferior (1) e arraste-a, até alcançar o tamanho desejado.

Para mudar o teclado para outra parte da tela, clique no circulo do meio e arraste-o, até posicionar o teclado onde você quer. Quando quiser fechar o teclado, basta clicar na tecla que tem como ícone um “X”.

... clado virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="319" src="//s2.glbimg.com/J_yMfxhiWpXTpDCu5oNM50oJyDc=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/10/teclado-virtual-ubuntu-3.png" width="695">Mudando o tamanho e arrastando o teclado virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já sabe onde encontrar e ativar o teclado do Ubuntu, sempre que precisar, é só executá-lo novamente.

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.