Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Chrome OS é um sistema operacional, desenvolvido pelo Google, conhecido por funcionar quase que 100% online, conectado a serviços de nuvem. Antes do usuário decidir se vale a pena usá-lo, é recomendado testá-lo em um virtualizador como o VirtualBox. Assim você pode experimentar as principais funções do sistema baseado na nuvem e saber se atende suas necessidades antes de comprar um Chromebook. 

VirtualBox ou Virtual PC? Qual o melhor emulador para Windows

Só é possível instalar em uma máquina virtual uma versão levemente modificada do Chrome OS equipado em Chromebooks. Baseado no código livre do Google, o Chromium OS é parecido com o original e pode ser baixado gratuitamente na versão desenvolvida pela Nerware, chamada de CloudReady.

Aprenda a usar o Chrome OS no VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aprenda a usar o Chrome OS no VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como usar no VirtualBox

Passo 1. Baixe a versão mais recente do VirtualBox;

Passo 2. Acesse a página oficial (neverware.zendesk.com) do CloudReady para baixar uma versão já convertida em máquina virtual para o VirtualBox;

Passo 3. Abra o VirtualBox e acesse a opção “Importar Appliance” no menu “Arquivo”;

Importe a VM para o VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Importe a VM para o VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique no ícone no canto direito e adicione o arquivo baixado no Passo 2;

Adicione a VM baixada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione a VM baixada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Se desejar, troque o nome da sua máquina virtual e inicie a importação em “Importar”;

Renomeie e e inicie a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Renomeie e e inicie a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Aguarde o processo de importação da máquina virtual para VirtualBox, pode demorar um pouco dependendo do processamento do seu computador;

Aguarde a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao final, clique na sua máquina virtual com Chrome OS e selecione “Iniciar” para fazer boot no sistema;

Inicie sua máquina virtual com Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie sua máquina virtual com Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Escolha o idioma Português (Brasileiro) e configure o teclado para a mesma língua. Avance para começar a usar o Chrome OS virtualizado dentro do Windows.

Configure o idioma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure o idioma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Estarão presentes praticamente todos os recursos vistos em Chromebooks, incluindo atualizações constantes e acesso a serviços como Google Drive e Google Docs.

É uma boa forma de testar e saber se um notebook com o sistema pode servir para suas necessidades, sem comprometer o sistema operacional principal do seu computador.

Como instalar corretamente o VirtualBox? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.