Novo sistema do iPhone, o iOS 10 foi revelado nesta segunda-feira (13), durante a conferência anual da Apple para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês) que acontece em San Francisco, nos EUA. Entre as novidades está uma nova tela de desbloqueio, a Siri mais esperta – inclusive com o WhatsApp –, um teclado que muda de idioma automaticamente e um acervo de fotos que reconhece viagens, pessoas e datas especiais.

iPhone, Mac, Apple TV e Apple Watch recebem novidades na WWDC 2016

A décima geração do iOS foi liberada para testes de desenvolvedores hoje. A fase de testes aberta ao público será iniciada em julho, com a previsão de que o iOS 10 final seja disponibilizado como um download grátis entre setembro e novembro, no outono do Hemisfério Norte.

Conheça a seguir as principais novidades do iOS 10.

Nova tela de desbloqueio

Logo de cara, o usuário vai perceber que o iPhone faz um melhor uso de seus sensores. Ao pegar o telefone da mesa ou do bolso, a promessa é de que a tela vai acender automaticamente – uma forma de poupar o botão Home, que costuma sofrer danos depois de meses de uso.

Notificações no iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)

A tela de desbloqueio do smartphone da Apple passou por uma renovação completa. Agora, as notificações aparecem em balões claros, para não interferir no papel de parede do celular.

É no iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os modelos mais atuais da Apple, que a nova tela de desbloqueio atinge seu potencial máximo. O display 3D Touch, capaz de detectar a pressão aplicada contra a tela, torna-se protagonista: com as notificações, o usuário pode pressionar com mais força por alguns instantes para ter uma prévia do que tem naquele aviso. Na demonstração foi possível responder uma mensagem sem abrir o aplicativo Messages, checar as informações de um compromisso e saber se o motorista do Uber está perto.

Widgets na tela de desbloqueio do iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

A forma de acessar funções úteis da tela de desbloqueio também mudou. Ao deslizar o dedo da direita para a esquerda, o usuário acessa a câmera fotográfica. Ao fazer o oposto e deslizar o dedo da esquerda para a direita, o consumidor tem acesso aos widgets – balões com informações em tempo real, como a previsão do tempo e compromissos do calendário.

Siri mais esperta

Até agora, a assistente virtual Siri funcionava de maneira inteligente somente com serviços fornecidos pela própria Apple. Com o anúncio da abertura da Siri para aplicativos de terceiros, qualquer programador poderá ajustar um app de iPhone para que seja compatível com a Siri.

... quDCvKCr8=/0x0:2732x2048/695x521/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/13/img_0059.png" title="WeChat no iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)" width="695">Siri entende comando e envia mensagem no WeChat no iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)

Num dos exemplos durante a WWDC, a assistente virtual foi capaz de compreender quando o representante da Apple pediu – por meio de comando de voz – que ela respondesse a um amigo diretamente no WeChat, um rival do WhatsApp.

Segundo o vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, a Siri é capaz de reconhecer mais de quatro maneiras diferentes de formular aquele comando. A integração com o WhatsApp também foi confirmada.

Teclado QuickType

De acordo com a Apple, a inteligência artificial da Siri foi levada para a tecnologia do teclado do iPhone – chamado de QuickType. Com o iOS 10, o teclado automaticamente irá reconhecer sobre o que é a conversa e eventualmente sugerir respostas inteligentes para o usuário.

Representante da Apple mostra novidades do teclado virtual do iPhone (Foto: Reprodução/Apple)

Por exemplo, se alguma pessoa pergunta num mensageiro onde o dono do iPhone está, o teclado QuickType oferece o envio da localização geográfica (devido ao GPS do telefone). O mesmo ocorre caso algum contato da agenda de telefones seja citado na conversa – o teclado pergunta se o usuário quer mandar as informações sobre ele.

Não menos importante, o QuickType no iOS 10 reconhece diversos idiomas. Não será mais necessário tocar no ícone de globo e selecionar a linguagem, para que o iPhone consiga fazer a correção automática do que está sendo escrito.

Fotos

O modo como o iPhone lida com fotos também mudou. Embora a câmera continue a mesma, a fabricante empregou no iOS 10 inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para criar álbuns. O sistema leva em consideração o local onde a foto foi feita e em que data, para agrupar todos os registros de uma mesma viagem ou um mesmo evento.

A AI também marca presença num sistema que cria filmes de passeios e datas comemorativas. O iPhone é capaz até mesmo de adicionar trilha sonora e escolher os melhores cortes dos vídeos. A função é similar à do Google Fotos.

Na redes sociais, donos de iPhones com memória interna de somente 16 GB demonstraram receio ao saber da novidade, uma vez que a capacidade de armazenamento é notoriamente pouca para quem gosta de fazer fotos e vídeos. Imagine, então, quando filmes gerados por computador forem salvos na memória do dispositivo.

Atualizações no Apple Music, Apple News e Mapas

O serviço de música da Apple, o Apple Music, recebeu uma atualização no aplicativo para iOS. Além do visual renovado, o programa recebeu as letras de músicas. Qualquer usuário do telefone poderá consultar o que diz o cantor diretamente no app oficial, sem depender de aplicativos de terceiros para isso.

O Apple News, programa similar ao Flipboard, também passou por uma renovação no visual, para ficar de acordo com as novas diretrizes estéticas da Apple.

Compatibilidade

O iOS 10 será liberado como uma atualização grátis para os modelos de celular desde o iPhone 5, de 2012. Ele vai funcionar, portanto, com iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone SE, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Também será compatível com modelos de iPad e iPod Touch.

Listagem de aparelhos da Apple que vão receber o iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)

História em desenvolvimento. Essa matéria será atualizada.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Participe da conversa no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.