O YouTube oferece uma ferramenta de streaming ao vivo, que também permite gravar a tela do computador de forma simples. A dica é interessante para quem gosta de gravar tutoriais, com captura de áudio, inclusive, ou até para registrar um momento especial na conversa por videoconferência. O usuário pode criar um evento privado ou não listado, caso o vídeo seja particular, ou já disponibilizar o link público. 

Como assistir filmes inteiros no YouTube

Para usar não é necessário baixar nada, com controle pelo Hangouts, e o resultado fica salvo na lista de vídeos na conta do YouTube. Confira como usar e encontrar as gravações neste tutorial para PC.

Veja como gravar a tela do computador usando o YouTube (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como gravar a tela do computador usando o YouTube (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Como gravar?

Passo 1. Acesse sua conta do YouTube pelo computador e clique no ícone de “perfil” no topo direito. Selecione “Estúdio de criação”;

Clique no ícone de perfil e acesse o estúdio de criação no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique no ícone de perfil e acesse o estúdio de criação no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No menu da esquerda clique em “Transmissão ao vivo” e depois selecione “Eventos”. Clique no botão “Novo evento ao vivo”;

Adicione uma nova transmissão dentre os eventos do YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma nova transmissão dentre os eventos do YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Personalize com um título e mantenha “hoje” e “agora” no horário. Selecione “privado” ou “não listado”, caso seja uma gravação particular da tela. Deixe marcada a opção “Rápida” e confirme no botão azul de “Ao vivo agora”;

Personalize as informações sobre a transmissão no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize as informações sobre a transmissão no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Confirme em “Ok” para abrir a tela de transmissão;

Confirme no botão de ok para iniciar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme no botão de ok para iniciar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na janela que abrir, clique no ícone de “câmera” e deixe em vermelho, para desativar a webcam.

Se preferir, é possível deixar ligado o microfone para captar áudio ou desligar também, nos ícones do topo. Em seguida, clique em “Compartilhar tela”, na lateral esquerda;

Desative a câmera e clique no botão para compartilhar a tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative a câmera e clique no botão para compartilhar a tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Escolha “Tela cheia” ou um dos programas específicos para gravar a tela. Confirme em “Compartilhar”;

... >
Selecione a tela cheia o algum programa específico para começar a gravar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a tela cheia o algum programa específico para começar a gravar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Note que a tela será espelhada. Clique no botão verde de “Iniciar Transmissão”, na base da tela, e confirme em “Ok”. A gravação da tela será iniciada;

Inicie a gravação no botão verde de transmissão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a gravação no botão verde de transmissão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Quando terminar de gravar a tela do computador, volte na janela e clique no botão de ”Parar” no topo, para encerrar a gravação da tela, e depois em “Finalizar transmissão” para encerrar o vídeo.

Encerre a transmissão quando terminar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encerre a transmissão quando terminar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontrando os vídeos

Passo 1. Depois de finalizar a transmissão, o resultado é salvo automaticamente no seu Canal do YouTube.

Abra sua conta no computador e clique no ícone de “perfil” no topo direito. Depois selecione  ”Estúdio de Criação”;

Acesse o estúdio de criação no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o estúdio de criação no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No menu da esquerda clique em “Gerenciador de Vídeos” e depois “Vídeos”. A sua gravação de tela aparecerá no topo da lista, com o título que você adicionou. Clique em “Editar” para ver mais detalhes;

Encontre o vídeo da gravação feita no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o vídeo da gravação feita no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora o usuário pode alterar o tipo de privacidade, por exemplo. Para baixar o vídeo por sites externos ou mostrar para os amigos, mas sem deixar público, há a opção de “Não listado”.

Na direita fica o link (URL) para acessar o resultado da gravação;

Acesse mais informações e encontre a URL do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse mais informações e encontre a URL do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Pronto. Agora basta fazer download da gravação da tela. Você pode ver algumas dicas para baixar vídeos do YouTube. Precisa editar o vídeo? Então veja como editar vídeos no YouTube neste rápido tutorial.

O vídeo com a gravação da tela está pronto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O vídeo com a gravação da tela está pronto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.