Farpoint é um dos jogos mais promissores da E3 2016 e que, ao mesmo tempo, “saiu do nada”. O título exclusivo do PS4 usa o visor de realidade virtual PS VR, além de uma arma plástica com um controle PlayStation Move embutido. Com ambientação de ficção científica, o título pode surpreender no futuro.

Injustice 2 promete mudar o gênero de luta entre heróis novamente

Um planeta hostil

O game te coloca em um planeta hostil e recheado de alienígenas, enquanto é necessário explorar esse mesmo cenário e sobreviver a tudo que vem pelo caminho. Com apenas sua arma principal – ao menos na demonstração da E3 –, o jogador precisa lidar com hordas de criaturas que vêm ao seu encontro.

Farpoint trouxe uma curiosa ficção científica com tiroteios intensos para o PlayStation VR na E3 2016 (Foto: Reprodução/YouTube)

O design dos monstros lembra bastante as criaturas de filmes como Tropas Estelares e suas continuações. Já os planetas são no estilo “deserto e árido”, com muita areia e montanhas. Apesar disso, após algum tempo, os cenários cansam pela pouca variedade. Espera-se que o game completo tenha pelo menos mais algumas fases de aparência diferenciada.

Farpoint estava disponível para teste na E3 2016 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

A primeira grande novidade de Farpoint é que ele é inteiramente jogado com o controle PS VR Aim, uma espécie de PlayStation Move em formato de metralhadora de filmes de ficção científica. O controle é totalmente branco e tem uma esfera luminosa na ponta – onde deveria sair o tiro –, justamente como é o PS Move.

Toda a demonstração funciona com este joystick novo e bem estranho, e isso simula exatamente como se estivéssemos segurando uma arma com as duas mãos. O realismo é favorecido com o controle, apesar dele não ser obrigatório. Segundo o instrutor da Sony que nos acompanhava no teste, Farpoint pode ser jogado com um PS Move padrão ou até mesmo com o DualShock 3, o controle tradicional do PS4.

Usuário jogando Farpoint na E3 2016 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

As fases presentes na demo eram curtas e davam apenas uma impressão do que esperar de Farpoint. Os combates são frenéticos e os alienígenas não paravam de surgir de todos os lados. Houve momentos em que não sabíamos para onde atirar, o que nos prejudicou bastante e acabamos perdendo. Talvez ainda ocorra um problema de desequilíbrio na aventura, mas não sabemos se a fase que encaramos era avançada ou realm

... ente mais difícil, pois a demo termina após pouquíssimos minutos.
Visor de realidade virtual na E3 2016 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

No geral, Farpoint parece uma “demo gigantesca” e não nos pareceu ser um autêntico jogo completo e de peso para o PS VR, apesar de ter sido uma experiência bem divertida. Mas a Sony aposta forte na nova marca para vender o visor de realidade virtual. O que sabemos é que, como PS VR está apenas começando, Farpoint pode ser um jogo que abre caminhos para outros similares e mais complexos. Se for por isso mesmo, já valeu sua estadia na E3 2016.

Quais são os melhores jogos da E3 2016? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.