Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Erro 403 refere-se ao “acesso proibido” a um site ou serviço de Internet. No caso específico do Windows Update, significa que alguma configuração do computador causa bloqueio, por questões de segurança ou de compatibilidade. Sem acesso ao Windows Update, o usuário fica impossibilitado de baixar atualizações importantes. Saiba os culpados desse tipo de erro e descubra como corrigi-los.

Saiba como desativar e ativar o Windows Update

O que pode causar o erro 403 no Windows Update

A Microsoft lista alguns prováveis culpados: o uso de um aplicativo para gerenciar ou acelerar downloads, causando o conflito que leva ao erro. A empresa recomenda que você desative esse tipo de ferramenta. 

O mesmo vale para antivírus e apps de segurança em geral, plugins e extensões de navegadores para bloqueio de publicidade na Internet.

Microsoft identifica até bloqueadores de anúncios como prováveis culpados pelo erro 403 no Windows Update (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Microsoft identifica até bloqueadores de anúncios como prováveis culpados pelo erro 403 no Windows Update (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Arquivo Hosts

O arquivo hosts no Windows é um instrumento integrante dos serviços de IP e Internet. É possível que um arquivo hosts modificado, diferente do padrão, cause incompatibilidade e não permita que o Windows Update seja acessado.

Acesse ao Bloco de Notas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse ao Bloco de Notas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como devolver o hosts do seu Windows às condições originais

Passo 1. Abra o Bloco de Notas;

Certifique-se de que seu arquivo hosts segue o mesmo padrão do apresentado na imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Certifique-se de que seu arquivo hosts segue o mesmo padrão do apresentado na imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No Bloco de Notas, você precisa copiar e colar o texto a seguir. Procure garantir que o texto fique formatado de forma idêntica ao da imagem;

# Copyright (c) 1993-2006 Microsoft Corp.
#
# This is a sample HOSTS file used by Microsoft TCP/IP for Windows.
#
# This file contains the mappings of IP addresses to host names. Each
# entry should be kept on an individual line. The IP address should
# be placed in the first column followed by the corresponding host name.
# The IP address and the host name should be separated by at least one
# space.
#
# Additionally, comments (such as these) may be inserted on individual
# lines or following the machine name denoted by a ‘#’ symbol.
#
# For example:
#
# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server
# 38.25.63.10 x.acme.com # x client host
# localhost name resolution is handle within DNS itself.
# 127.0.0.1 localhost
# ::1 localhost

Passo 3. Salve o documento como “hosts” e feche o Bloco de Notas;

Salve e encerre o Bloco de Notas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Salve e encerre o Bloco de Notas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Navegue até a pasta Windows\System32\Drivers\Etc;

Acesse a pasta em que o arquivo hosts é guardado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse a pasta em que o arquivo hosts é guardado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Na pasta, haverá um arquivo hosts que o Windows está utilizando. Renomeie esse arquivo para “hosts.old”. Dessa forma, será um backup, caso você queira reutiliza-lo;

Renomeie o arquivo disponível na pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Renomeie o arquivo disponível na pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora, copie e cole o arquivo hosts que você criou no Bloco de Notas. Será preciso dar autorização de administrador. Para testar, reinicie seu computador.

Por fim, copie o arquivo hosts que você criou para a pasta Etc (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Por fim, copie o arquivo hosts que você criou para a pasta Etc (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.