A Microsoft surpreendeu e liberou uma segunda versão de testes do Windows 10 em menos de uma semana. Disponível para PCs e celulares, a build 14367 traz novidades como atalho para o Feedback Hub, app para críticas e sugestões, além de uma ferramenta para fazer a instalação limpa do sistema operacional. Fora isso, a compilação continua com melhorias gerais e o evento Bug Bash voltado para eliminar erros antes do lançamento da atualização Anniversary Update, previsto para chegar no próximo mês para todos os usuários comuns e "não insiders".

Como desativar anúncios do Windows 10

Confira o que muda nesta versão do Windows 10.

Windows 10 ganha nova build 14367 em menos de uma semana (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Como baixar a build 14367 em PC e Mobile

Para baixar a nova build do Windows 10, o usuário deve estar inscrito no programa Windows Insider. Quem já testa uma versão prévia do sistema pode fazer o download normalmente via Windows Update. Já quem não participa de testes, pode seguir esse tutorial para baixar a build 14367 no PC ou se certificar que possui um celular compatível e instalar o aplicativo do Windows Insider no telefone Lumia.

Windows 10 teve build 14367 lançada menos de três dias após a 14366 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As novidades da Build 14367

Envio de sugestões com atalhos

Usuários poderão enviar registros de erros e sugestões para Microsoft em qualquer tela com o comando ” Tecla Windows + F”. A combinação abrirá o Feedback Hub, app oficial para reclamações, já com um printscreen da tela anexado ao seu comentário, bastando apenas preencher os demais campos. Como consequência disso, o antigo atalho “Tecla Windows + Shift + ?” não funcionará mais.

Windows 10 tem novo atalho que abre Feedback Hub com print da tela anexado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ferramenta de formação limpa

Após o vazamento da última quarta-feira (15), a Microsoft lançou a ferramenta de instalação limpa do Windows 10 exclusivamente para testes. Nela, os usuários conseguirão baixar uma das builds do programa e reinstalar o sistema mantendo apenas os arquivos pessoais. Ou seja, eliminando programas que não sejam nativos. Isso é bastante recomendado, por exemplo, para pessoas que estejam tendo problemas de desempenho como o computador engasgando ou dando erros.

... -10-build-14367-pc-mobile-3.png" width="695">Windows 10 ganhou ferramenta para instalação limpa do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No post sobre a ferramenta, a Microsoft alerta para algumas limitações nessa fase de testes. A app não garante que baixará a build mais recente disponível no modo Fast e, caso a build instalada no PC atualmente seja mais nova do que a que será baixada, não será possível manter os arquivos pessoais. Por exemplo, pessoas na Build 14367 não poderão manter os arquivos se a versão disponível for a 14366 e serão avisadas disso antes de continuar. Portanto, vale a pena fazer um backup antes.

Windows 10 vale a pena? Tópico oficial no Fórum do TechTudo tira todas as dúvidas.

A Microsoft também não recomenda o download para usuários no modo “Lento” do Windows Insider, que recebem builds mais estáveis, já que a versão baixada será do modo Rápido (Fast), que pode conter mais erros. Por fim, a ferramenta tem suporte para apenas três idiomas inicialmente: Inglês americano, Chinês e Japonês. Sendo assim, para que não domina inglês, pode ser mais complicado.

Novas línguas suportadas no manuscrito

A Microsoft anunciou que o Windows 10 passará a suportar 23 novos idiomas na ferramenta de escrita a mão, como o Indonésio, Malaio e línguas nativas africanas, como o Zulu. A lista completa pode ser encontrada em (microsoft.com/en-us/library/windows/apps). O português já é suportado pelo sistema.

Espaço da Criança cortado do Windows 10 Mobile

A Microsoft decidiu descontinuar e remover a função Espaço da Criança, que deixava que os pais limitasse o uso de aplicativos, compras e acesso a site no Windows Phone ao dar o aparelho para as crianças. A justificativa é o baixíssimo uso da ferramenta, o que não justificaria seu desenvolvimento. A recomendação é usar a ferramenta Apps Corner , que tem algumas funções similares.

Melhorias e erros encontrados no PC

Como de costume, a nova build 14367 chega com melhorias. Para começar, foram corrigidos problemas de demora e instabilidade na sincronização de notificações com celulares. Além disso, aplicativos do Project Centennial voltarão a funcionar nessa build, botões rápidos de conexões agora indicação se estão sendo ligados ou desligados ao clicar sobre eles, fora outras pequenas correções.

Windows 10 agora tem novas animações para ligar e desligar configurações rápidas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Só há dois problemas conhecidos em computadores. O primeiro é uma dificuldade na resposta rápida de mensagens em notificações de celulares, como nas do WhatsApp, sendo necessário que o telefone esteja com a tela ligada para isso. Já a segunda diz respeito à falha na inicialização do narrador através do app de configurações.

Melhorias e problemas em celulares

A Microsoft corrigiu o problema da última build que desarranjava os botões das configurações rápidas na central de notificações, bem como falhas na exibição de lembretes da Cortana. A Microsoft também fez melhorias de desempenho e no consumo de bateria relacionadas ao Microsoft Edge, além de ajuste no modo de economia de energia, entre outras correções.

Também há apenas dois erros conhecidos para essa build à medida que o lançamento da versão final se aproxima. A primeira é que o sistema continua apresentando falhas na conexão do segundo chip em aparelhos Dual-SIM, como na build passada. Fora isso, alguns aplicativos não conseguem aplicar papel de parede na tela de bloqueio ou inicial do sistema.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.