O iOS 10 promete ser a maior atualização da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch. Para isso, o sistema traz diversas áreas renovadas e melhoradas, como a assistente virtual Siri, uma nova tela de desbloqueio e o aplicativo de mensagens iMessage.

iPhone cheio de apps obrigatórios da Apple? iOS 10 permite apagá-los

No entanto, nem tudo está perfeito na nova atualização do sistema e alguns dispositivos não terão suporte às novidades. Portanto, conheça abaixo alguns pontos positivos e negativos do que foi apresentado no encontro anual da Apple para desenvolvedores, o WWDC 2016.

iOS 10 foi lançado no WWDC 2016 com muitas mudanças (Foto: Reprodução/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PONTOS POSITIVOS: AS VANTAGENS DO IOS 10

Nova tela de desbloqueio

O iOS não permite modificações na tela de desbloqueio, como o Android, mas a Apple decidiu turbinar essa área do sistema. A partir da versão 10, iPhones e iPads contarão com notificações maiores, mais fáceis de ler e interativas devido ao suporte ao 3D Touch. Basta tocar com força em um alerta do telefone para ter acesso a informações mais detalhadas com gráficos e conversas sem nem mesmo ter que desbloquear o aparelho.

iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notificações e atalhos (Foto: Reprodução/Apple)

Outra adição interessante à tela de desbloqueio de iPhones é a nova navegação por gestos para funções importantes. Com um movimento para a esquerda, será possível abrir a câmera mais rapidamente e sem precisar tocar no antigo ícone. Já o arrastar de dedo para a direita exibirá a tela “Hoje” com widgets e sugestões de aplicativos feita da Siri.

Siri pode ser usada com apps

Quem utiliza a Siri para agendar compromissos e mandar mensagens poderá usá-la com aplicativos de terceiros, que não são feitos pela própria Apple. A empresa abriu a sua assistente virtual para que desenvolvedores façam a integração de seus apps em seis áreas: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas.

Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)

Na prática, isso significa que a Siri deve ficar muito mais útil no iOS 10. Será possível, por exemplo, pedir um carro no Uber, enviar mensagens em apps como o WhatsApp, fazer ligações no

... tolink-semantico">Skype e conferir seu desempenho em caminhadas usando apenas comandos de voz.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sistema mais aberto do que nunca

Não só a Siri foi aberta à integração com aplicativos de terceiros, mas outras partes importantes do sistema também. Para começar, o criticado Apple Maps poderá ser integrado a aplicativos de reserva para que o usuário possa, por exemplo, solicitar uma mesa em um restaurante sem sair do app de mapa. Outra possibilidade será chamar um carro para te levar até o seu destino.

iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)

Outro aplicativo que ganhou integração foi o iMessage, o serviço de mensagens da Apple. Na nova versão, usuários poderão baixar extensões para o app, tal qual já acontece com o Facebook Messenger atualmente. Entre as possibilidades estão divertidas montagens com fotos da galeria e busca por GIFs.

Por fim, o app de chamadas do smartphone também deve ganhar algumas extensões. O iOS 10 poderá verificar a origem do número através de aplicativos de lista telefônica como o da Tencent, o que ajudará a evitar ligações indesejadas. Fora isso, apps com chamadas de VoIP, como o WhatsApp e o Skype, exibirão uma tela muito mais amigável ao receber um telefonema e terão seus dados exibidos no app de contatos.

iMessage turbinado para brigar com o WhatsApp

Após o Google lançar o Allo e a Microsoft turbinar o Skype, a Apple finalmente apresentou boas novidades para o iMessage. Na nova versão, o mensageiro pode exibir um conjunto de animações de balões, e em tela cheia, que farão com que as conversas fiquem muito mais divertidas. Fora isso, os emojis ficaram três vezes maiores no chat e há até uma ferramenta para trocar palavras pelas figurinhas.

iMessage ganhou funções como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodução/Apple)

O iMessage ganhará ainda preview de vídeos e de páginas da web, novos controles para compartilhamento de imagens, prévia de músicas, e adesivos. Há ainda o Invisible Ink, que esconde o conteúdo de mensagens de texto e fotos até que o receptor passe o dedo sobre o balão. Por fim, é possível enviar ainda manuscritos e desenhos em fotos.

Teclado melhorado

Para facilitar a digitação no iMessage e em outros aplicativos, a Apple vai integrar a Siri ao teclado nativo do iOS. Através de um sistema de reconhecimento de contexto e aprendizagem, o QuickType será capaz de oferecer respostas mais precisas e complexas baseado no que está na tela.

iOS 10 pode oferecer previsões mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodução/Apple)

Se a pessoa com quem você está conversando pergunta sobre telefone de Maria, por exemplo, o iOS retornará sugestões com números de todas as “Marias” na sua lista de contato. O mesmo vale quando perguntarem a sua localização, o que fará com que o teclado exiba um botão para enviar essa informação. Outras possibilidades envolvem ainda o calendário e compromissos do dia, entre outros.

Por fim, uma mudança aguardada é a possibilidade de conversar em mais de um idioma ao mesmo tempo. Atualmente, quem conversa com amigos em português e em inglês precisa trocar a língua do teclado cada vez que vai digitar algo no outro idioma.

Centro de Controle mais eficiente

iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espaço para música (Foto: Reprodução/Apple)

O Centro de Controle ("Control Center" em inglês), conjunto de atalhos acessíveis na parte de baixo da tela, também vai ficar mais eficiente. A Apple redesenhou a área com novos botões e maior facilidade para desligar funções como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop e AirPlay. Fora isso, os controles de música foram movimentados para uma tela separada, acessível com um arrastar de dedo para da direita para a esquerda.

Novidades para os amantes de fotografia

Com a popularidade do Google Photos no Android, a Apple resolveu investir no seu aplicativo de imagens no iPhone. No iOS 10, o app Fotos ("Photos" em inglês) será capaz de reconhecer seus amigos e familiares nas imagens, assim como objetos e cenários presentes nela. Assim, será muito mais fácil e eficiente fazer procura por imagens no seu telefone.

Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)

A nova versão do sistema ganhará ainda a função Memories, que são álbuns montados automaticamente com base na informação das imagens. Podem ser um conjunto de fotos de família, viagens, férias, do último final de semana, entre diversas outras possibilidades que envolvem pessoas, lugares e a linha do tempo.

Por fim, o iPhone será capaz de fazer até pequenos clipes vídeos e fotografias, acrescidos de trilhas sonoras.

Já quem tem um iPhone 6S ou iPhone SE poderá, em breve, editar as Live Photos tiradas com os aparelhos. Além disso, a função ganhará estabilização de imagem, o que promete melhorar os resultados clicados.

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.

Aplicativos da Apple poderão ser desinstalados

Seu iPhone possui uma pasta reservada para os aplicativos de Ações da Apple, ou você prefere usar o Gmail ou Outlook ao aplicativo nativo do sistema? No iOS 10, a Apple finalmente permitirá que a maior parte dos aplicativos da empresa sejam parcialmente apagados. São eles: podcasts, Maps, bússola, dicas, calculadora, Watch, contatos, nota de voz, tempo, iCloud Drive, ações, Calendário, e-mail, Music e lembretes.

A medida da Apple, aliás, segue o que o Google e a Microsoft têm feito para diminuir o número de apps embutidos no sistema e facilitar a atualização desses programas.

Integração maior com o macOS

Quem tem um iPhone e Mac poderá tirar vantagem da área de transferência universal entre os aparelhos. Com ela, será possível copiar um texto no telefone e colar em um documento no computador da Apple rapidamente, e vice-versa. Outra novidade será a possibilidade de sincronizar arquivos da área de trabalho do macOS Sierra através do iCloud e visualizá-los também no telefone.

PONTOS NEGATIVOS: AS DESVANTAGENS DO IOS 10

Nem tudo vai funcionar no Brasil

Como já é de costume, alguns recursos apresentados pela Apple podem não ser liberados para os usuários brasileiros. O Apple Pay, por exemplo, ganhou grande destaque na conferência por chegar também a páginas da internet, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O mesmo ocorreu com o Apple News, app de notícias que será todo renovado para o iOS 10.

Há ainda alguns recursos que podem chegar incompletos para a nossa língua. A integração da Siri com apps, por exemplo, tende a ser maior em inglês como já acontece com a Cortana no Windows. Já as previsões inteligentes do teclado podem não estar disponíveis por aqui no lançamento do iOS 10.

Nova tela de bloqueio pode arriscar a privacidade

A maior quantidade de informações na tela de bloqueio do iOS podem acabar botando a privacidade dos usuários em risco. Conforme destacado na própria apresentação do sistema, agora será possível até mesmo conversar no iMessage sem precisar desbloquear o telefone. Isso pode ser um perigo caso algum curioso use o aparelho, enquanto você está longe dele, para conversar com amigos, ou ver widgets de email e calendário.

iOS 10 pode exibir conversas inteiras na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Apple)

Até o momento, a Apple não especificou como pretende lidar com essa possibilidade. No entanto uma possível saída pode ser ocultar o conteúdo das mensagens até que o usuário digite sua senha ou seja reconhecido pelo telefone via reconhecimento facial, como acontece atualmente com o Android Marshmallow.

Integração da Siri com outros apps ainda será limitada

Como dito anteriormente, a Siri será compatível com apenas seis categorias de aplicativos: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via Internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas. Ou seja, algumas categorias populares como serviços de streaming de música e vídeo, como Netflix e Spotify, ficarão de fora da novidade. Apenas o Apple Music poderá ser usado para buscas de canções por voz.

Ainda não é possível escolher aplicativos padrão

Um das grandes críticas ao iOS em relação ao Android é a impossibilidade de escolher aplicativos que não são nativos da Apple para certas funções. Com a possibilidade de desinstalar alguns apps, como o de Música e o Maps, a expectativa para que isso ocorra se torna bastante grande. No entanto, a empresa não confirmou essa possibilidade e só nos resta esperar.

Alguns dispositivos não serão atualizados

Depois de vários anos atualizando os mesmos dispositivos, a Apple resolveu deixar o iPhone 4S de fora do iOS 10. A notícia já era esperada, uma vez que o iPhone lançado em 2011 tinha uma ficha técnica muito antiga e fraca, em comparação com os atuais. No entanto, não deixa de ser decepcionante para usuários destes telefones, especialmente em países como o Brasil, que tem o maior preço para os smartphones da Apple, onde os modelos mais antigos são a opção mais acessível de celulares da empresa.

iOS 10 tem lista menor de aparelhos compatível que última versão (Foto: Reprodução/Apple)

Durante a WWDC, a Apple não citou alguns aparelhos para a atualização como o iPad 2 e o iPad Mini . No entanto, conforme observado na imagem acima, os tablets antigos foram declarados compatíveis com o iOS 10 no site da fabricante. Sendo assim, a menos que a Apple mude de ideia, os dispositivos serão atualizados.

iMessage continua exclusivo no iOS; Android ficou de fora

Na última semana, rumores indicavam que a Apple poderia lançar o iMessage para celulares com Android. A medida seria uma forma de popularizar ainda mais o serviço de mensagens da empresa, aumentar o número de transações via Apple Pay feitas através do aplicativo e, claro, conseguir bater de frente com outros serviços como o WhatsApp, o Allo e o Messenger. No entanto, nada foi anunciado.

Apesar do silêncio no WWDC, nem tudo pode estar perdido para quem deseja o iMessage no sistema do Google. É possível que a empresa tenha adiado o seus planos para o lançamento do iPhone e de novos iPads, que deve ocorrer em setembro. As chances, contudo, são mais remotas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.