A próxima geração do Bluetooth, tecnologia de transferência de dados, será lançada entre o final de 2016 e o início de 2017, conforme o anúncio do Grupo Bluetooth Special Interest. De acordo com a companhia, responsável pelas atualizações, o Bluetooth 5.0 irá quadruplicar o alcance e dobrar a velocidade das conexões, aumentando a capacidade de transmissões sem fio em 800%.

Descubra seis funções pouco conhecidas do Bluetooth

O objetivo é que, com a nova versão da tecnologia, a chamada “Internet das Coisas” (que consiste em ambientes totalmente conectados) se torne ainda mais viável para o usuário final. O aumento da velocidade pode permitir o envio de dados entre dispositivos, como celulares, notebooks e PCs, de forma mais rápida, otimizando a capacidade de respostas ao impulsionar a próxima geração de serviços com conexões sem fio.

Bluetooth 5 poderá ajudar em Internet das Coisas (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Segundo a Grupo Bluetooth Special Interest, a melhoria na capacidade de enviar dados irá redefinir a maneira como os dispositivos transmitem informações. A tendência é que os usuários deixem de parear aplicativos aos aparelhos, pois o Bluetooth 5.0 será inteligente o suficiente para analisar o tipo de conexão necessária para transmitir a informação.

“Agora, com a capacidade de transmitir um conjunto muito mais rico de informações, o Bluetooth 5 fará dos alertas, reconhecimento de local e outros serviços sem conexão uma parte ainda mais relevante de uma experiência sem esforço da Internet das Coisas”, disse Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth SIG.

... trong>Bluetooth 4.0

A atual versão da tecnologia foi lançada em 2010 e tinha como diferencial a capacidade de exigir muito menos energia quando o dispositivo está ocioso, uma inovação importante para os usuários dos smartphones que ainda estavam chegando ao mercado.

Via SGI

Como conectar uma TV a um aparelho de som através de Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.