Fazer fotografias com longas exposições é uma técnica utilizada para obter rastro de luzes, visualizar a luz das estrelas e criar imagens no estilo light painting. Normalmente, as câmeras DSLR permitem, em modo automático, apenas 30 segundos de exposição, tempo mais do que suficiente para produzir esses efeitos. No entanto, para facilitar os usuários que querem personalizar a fotografia, o modo Bulb mantém a exposição enquanto o botão do obturador estiver pressionado para capturar longos períodos.

Veja como suavizar o flash da câmera com difusor alternativo

Para que a dica com o modo Bulb funcione, é necessário o uso de tripé, já que em longa exposição a foto vai registrar os mínimos movimentos da mão. Além disso, é indicado o uso de um disparador automático para que não seja necessário ficar com o botão pressionado durante o período de exposição.

Nesse exemplo, utilizaremos uma câmera D3200 da Nikon e, por razão demonstrativa, não utilizaremos um disparador automático. Confira.

Câmeras DSLR: a melhor qualidade de imagem (Foto: Reprodução/Pixabay) (Foto: Câmeras DSLR: a melhor qualidade de imagem (Foto: Reprodução/Pixabay))Modo Bulb pode ajudar em fotos de DSLR (Foto: Reprodução/Pixabay)

Passo 1. Para começar, coloque sua câmera em modo manual. Para isso, gire a roleta para que o modo M seja ativado;

Câmera Nikon em modo manual para que o modo bulb possa ser ativado (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Câmera Nikon em modo manual para que o modo bulb possa ser ativado (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 2. Ative o visor de informações técnicas da câmera e gire o anel de alteração de parâmetros para esquerda;

Diminuindo o tempo de exposição da câmera para alcançar o modo (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Diminuindo o tempo de exposição da câmera para alcançar o modo (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Quando o modo Bulb aparecer na tela, o recurso estará ativado;

Diminuindo o tempo de exposição da câmera para alcançar o modo bulb (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Modo bulb ativado em uma câmera da Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 4. Coloque a câmera em um tripé para evitar trepidações. Feito isso, mantenha o botão do obturador pressionado pelo tempo de exposição desejado.

Acionando o botão do obturador no modo bulb de uma câmera da Nikon (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
... .glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/17/passo-43_copy.jpg" title="Acionando o botão do obturador no modo bulb de uma câmera da Nikon (Foto: Reprodução/Marvin Costa)" width="695">Acionando o botão do obturador no modo bulb de uma câmera da Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A foto abaixo foi feita através do modo Bulb com 16 segundos de exposição com a câmera DSLR Nikon D3200. Nesse caso, foi utilizado a lanterna de um celular para realizar o efeito Light Painting.

Foto em modo bulb em uma câmera da Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Foto em modo bulb em uma câmera da Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aproveite a dica para criar exposições longas com a sua câmera DSLR.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.