A HP anunciou o recall de baterias para alguns de seus notebooks vendidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, entre março de 2013 e agosto de 2015. Os modelos afetados são: HP Compaq, HP ProBook, HP ENVY, Compaq Presario e HP Pavilion. No entanto, de acordo com a fabricante, menos de 1% dos aparelhos adquiridos no período apresentam o problema.

Nova linha gamer da HP traz dois notebooks, monitor Quad HD e desktop

De acordo com a fabricante, as baterias têm potencial de superaquecimento, podendo pegar fogo e queimar os usuários. “A preocupação primordial da HP é com a segurança de nossos consumidores. A HP encoraja fortemente que seus consumidores parem de usar as baterias afetadas imediatamente (…)”, solicita a empresa em comunicado.

A HP solicita que os proprietários de baterias afetadas deixem de usá-las o quanto antes (Foto: Divulgação/HP)

Para isso, a orientação é que se remova a bateria afetada imediatamente, usando o notebook  apenas ligado na tomada. As peças afetadas serão substituídas sem custo e sem a necessidade da devolução do acessório original.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como descobrir se minha bateria foi afetada?

Vale ressaltar que nem todas as baterias dos notebooks HP Compaq, HP ProBook, HP ENVY, Compaq Presario e HP Pavilion adquiridos no período especificado são potencialmente perigosas. Para ajudar o usuário a identificar se a peça está com problema, a companhia disponibilizou em seu site o HP Battery Program Validation Utility.

Software da HP que identifica aparelhos afetados (Foto: Reprodução/HP)

O software identifica em 30 segundos se a bateria está entre as afetadas. De acordo com a empresa, ter os programas Microsoft .Net Framework 4.5.2 e HP Software Framework instalados são os requisitos mínimos para que a aplicação rode corretamente. Caso prefira, o usuário pode realizar a consulta manualmente, ao retirar a bateria e informar no formulário de requisição o número de série do computador e código de barras da bateria.

O usuário afetado deve preencher um formulário de requisição da nova bateria (Foto: Reprodução/HP)

É por meio desse mesmo formulário que o usuário afetado deve fazer a solicitação da

... nova peça. Em seguida, receberá um e-mail de confirmação. Quando a bateria for enviada, uma mensagem de confirmação será enviada com um número de rastreamento, que permitirá acompanhar o andamento da remessa.

Para proprietários de 10 ou mais notebooks com potencial de risco, a HP criou um processo diferenciado de solicitação de validação e substituição. Para mais informações, usuários da América Latina que se enquadram nesses casos em especial devem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Via HP

Como comprar um HD compatível com a placa-mãe? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.