Com a grande demanda de teclados e computadores no Brasil - sendo alguns importados, outros fabricados por aqui mesmo -, acontece de às vezes estarmos acostumados com as teclas do nosso teclado em uma posição, e quando usamos outro modelo, algumas teclas parecem estar em em uma organização diferente.

Como arrumar o teclado desconfigurado?

Isso ocorre porque no Brasil temos dois layouts de teclado, ABNT e ABNT2. Confira agora o que essas siglas significam e qual a diferença entre cada um deles. Saiba também como alterar de um padrão para o outro. 

Descubra as difrenças entre teclados ABNT e ABNT2 (Foto: Paulo Alves/ TechTudo)

ABNT e ABNT2 

Embora a atual regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exiga que os teclados tenham alguns símbolos como colchetes, numerais altos, entre outros; o atual padrão de teclado brasileiro é o ABNT2.

Isso não significa, porém, que não existam mais teclados com o modelo ABNT, pois os dois modelos são utilizados no Brasil, e ambos seguem o padrão QWERTY. O nome QWERTY vem da disposição das seis primeiras letras do teclado alfabético. Criado por volta de 1870 por Christopher Sholes, originado na máquina de escrever, o padrão visa facilitar a digitação, pois as teclas foram organizadas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Diferença entre eles  

A primeira vista não há grandes diferenças entre um modelo de teclado e outro. Em ambos, as letras estão dispostas da mesma maneira, os acentos, os números, inclusive possuem o “Ç”.

A diferença é que no ABNT2 há a tecla Alt Gr, ao lado direito da barra de espaço, e muitos não utilizam por não ser saber qual a sua finalidade.

Quando pressionada junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não possuem tecla específica. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla. O maior representa o caractere principal, o superior é o resultado da combinação com SHIFT, e o terceiro caractere –que é o resultado com o Alt Gr- fica do lado inferior direito do botão.

Botão Alt Gr ao lado direito da tecla espaço (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Exemplo de caracteres que são resultados de Alt Gr com uma outra tecla: ¹, ², ³, ª, º, §.

Na imagem abaixo, podemos ver a representação de um teclado ABNT2 e em destaque na cor azul os caracteres que podem ser gerados quando a tecla é pressionada junto ao Alt Gr.  

Em destaque azul, caracteres obtidos quando combinados com Alt Gr. (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Caso utilize um teclado que não seja ABNT2 e deseja utilizar desse layout, nas con

... figurações do computador é possível alterar o padrão de teclado utilizado. Ou seja, embora seu teclado mostre o padrão ABNT, é possível utilizar como se fosse um ABNT2 após configurar no computador. 

Como desativar a tecla "Fn" do teclado do notebook? Confira no Fórum do TechTudo.

Os usuários do Mac costumam fazer essa alteração “não aparente”, pois quando vêm da plataforma Windows não se adequam ao padrão utilizado pela Apple, que sequer possui tecla específica para o Ç. 

Neste tutorial você pode aprender como alterar o teclado do Mac para a configuração ABNT 2.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.