A luz natural pode ser uma preocupação para muitos fotógrafos, mas há diversas formas de lidar com a situação. De fato, a luz do Sol é mais difícil de controlar do que a produzida em estúdio, mas também pode gerar efeitos interessantes na composição.

Saiba como usar o modo Bulb de sua câmera fotográfica DSLR

A seguir, confira cinco formas de aproveitar a luz do dia para deixar suas fotos ainda mais criativas e profissionais. Todas as imagens da matéria foram capturadas com a DSLR Nikon D 80, mas é possível criar efeitos semelhantes com qualquer câmera, inclusive de celulares.

Veja se ainda vale a pena comprar uma câmera digital (Foto: Divulgação/Sony)

1. Fotografe silhuetas

Uma forma de usar a luz a seu favor é fotografando silhuetas. Para isso, coloque o objeto entre o sol e você, o que fará com que fique subexposto em relação à fonte de luminosidade. A ideia aqui é justamente aproveitar esse efeito, portanto não use flash e diminua a abertura da lente para que entre menos luz.

Outra dica para este tipo de fotografia dar certo é escolher um objeto com formas bem definidas e bastante conhecidas, como uma pessoa de perfil, uma árvore ou uma edificação.

Silhueta criada a partir da luz do sol (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

2. Dê um banho de luz no objeto

Outro efeito interessante é dar um banho de luz no objeto fotografado, que ficará com o contorno iluminado. O modelo deve ficar de costas para a fonte de luz, e você de frente para ele.

Como no exemplo anterior, seu motivo ficará subexposto, mas para este efeito é necessário fazer correções. Superexponha a foto aumentando abertura da lente ou ISO.

Motivo da foto com contornos iluminados, usando ISO 400 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

3. Lens flare

O lens flare, ou simplesmente flare, surgiu como defeito fotográfico, mas foi incorporado como um efeito artístico com o passar do tempo. Ele ocorre quando o raio de luz entra pelas bordas da lente, gerando reflexos circulares, geralmente de tonalidade esverdeada.

O segredo para obter esse resultado é apontar a lente na direção do sol para fazer o disparo. Também é importante tirar o parasol da lente, caso esteja usando o acessório.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

... natural-em-fotografias-3_copy.jpg" title="Foto com efeito lens flare (Foto: Raquel Freire/TechTudo)" width="695">Foto com efeito lens flare (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

4. Use as sombras

Sombras nem sempre são inimigas, elas podem adicionar textura e enriquecer sua foto ao ar livre. Dependendo do horário, posicione-se de frente ou na diagonal do objeto, que deverá ficar contra a luz.

Prefira cenários mais limpos para dar o devido destaque à sombra. Usar a sombra como elemento de composição é particularmente interessante em fotos em preto e branco.

Sombras criadas pelo sol dão textura à foto PB (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

5. Encontre pontos “quentes”

Esta dica é para quando você está em um local com árvores ou outro tipo de cobertura que ofereça sombras de forma irregular. A ideia aqui é usar os pontos em que a luz bate como um holofote, destacando o motivo da sua foto.

Caso seja uma pessoa, lembre-se de não colocar o ponto de luz diretamente no rosto, que causará incômodo no modelo.

Luz irregular pode ser usada como holofote para destacar objeto (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.