Ter um cinema particular é o sonho de muitas pessoas e, para tê-lo, o mais comum é investir em um projetor. Mas, antes de comprar um e se decepcionar, é importante entender a tecnologia desses aparelhos e comprar o mais adequado para sua sala. Para isso, a atenção tem que estar voltada para diversas características, como luminosidade, tela, tamanho da sala e distância da tela.

Como produzir fotos panorâmicas usando uma GoPro Hero 3? Aprenda

Benq é um dos principais players no mercado de projetores full HD (Foto: Divulgação/Benq)

É comum nos depararmos com imagens ruins caso a luminosidade do lugar estiver alta. A compra correta depende de um número: ANSI lúmens (quantidade de luz projetada). Se a sua sala e telas forem pequenas e a luminosidade controlada e baixa, bastam entre 1.5k e 2.5k para a qualidade ser boa. Entre 2.5k e 4k já atendem a salas médias com telas maiores e ambiente de pouca luz. Números ainda maiores são recomendados para salas e telas grande e alta luminosidade. É importante mencionar que o mais comum entre os projetores full HD são 2k.

A relação entre quantidade de lúmens e tamanho da tela também deve ser colocada em discussão, uma vez que ao aumentar o tamanho da tela, a quantidade de luz continua igual. Em média, a cada 25% a mais de imagem projetada, o brilho é diminuído em 35%. Ou seja, se você aumentar em 40% sua tela, metade do brilho será reduzido.

Por outro lado, a qualidade da imagem de um projetor full HD é tão boa quanto uma televisão com a mesma tecnologia. A experiência depende de onde a projeção será feita. Por isso, muitas pessoas investem em uma tela, ao invés de projetar direto na parede. No mercado há inúmeras variações delas, como fixas e retráteis, diferentes tamanhos e proporções. As proporções mais comuns são 4:3, 16:9 e 2.40:1. Em geral, se você quer projetar apresentações, use a primeira opção; se quer ver filmes, assistir televisão ou jogar videogame, a segunda. E, por fim, se costuma ver filmes bluray com proporção de 2.35:1, use a terceira.

Escolha de tela ou parede pode mudar experiência (Foto: Divulgação/Sony)

Apesar dos projetores virem com sistema de som integrado, ele está longe de ser o melhor. Se você quiser uma experiência de cinema, o melhor é investir em um Home Theater, que traz o melhor sistema de som. No mercado, há diferentes tipos de aparelhos e a maioria já vem com entradas HDMI.

... 015/01/23/3d_intro.jpg" alt="Epson aposta no mercado de projetores (Foto: Divulgação / Epson)" height="422" width="695">Epson aposta no mercado de projetores (Foto: Divulgação/Epson)

A conectividade dos projetores full HD está cada vez maior. Hoje, a maioria deles vem com entrada HDMI e entrada USB, facilitando o uso de tecnologias como Apple TV e Chromecast, além do já falado Home Theater. Os projetos full HD trazem, também, tecnologia 3D embarcada, o que pode ser um ponto positivo para os fãs de cinema e jogos. O preço dos projetores está em média R$ 4 mil e podem ser encontrados nos principais varejistas do Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.