A IBM registrou uma patente de um dispositivo parecido com o Google Glass, mas com um recurso que promete melhorar a visão noturna. De acordo com a descrição do projeto, o óculos possui um sensor e um “dispositivo comparador” criado para detectar e contrastar a intensidade da luz. Quando essa intensidade diminuir e atingir um determinado nível, um projetor, acoplado a cada lente do óculos, jogará automaticamente uma luz vermelha sobre cada olho do usuário.

Computador mais poderoso do mundo calcula 93 quatrilhões de dados por segundo

A ciência por trás da tecnologia é centralizada na forma em que o olho humano se adapta aos ambientes pouco iluminados. Quando uma pessoa entra em um quarto escuro, um lento ajuste começa nas células fotorreceptoras, que serão responsáveis por se adaptar aos baixos níveis de luz no local. 

IBM registra patente de óculos parecido com Google Glass (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar da mudança, ambientes envoltos na escuridão com tons vermelhos faz com que essas células fotorreceptoras enviem visibilidade ao cérebro por meio de imagens de alto contraste. Dentro das condições, a visão melhora exponencialmente e se torna muito mais fácil distinguir objetos.

Assim, a luz vermelha enviada pelo dispositivo enganará as células fotorreceptoras que passam a enviar para o cérebro níveis mais altos de contraste das imagens, dando ao óculos uma sensação de visão noturna. Além disso, o registro da patente afirma que o efeito será similar aos quadros escuros de fotografia, ou àqueles visores tingidos de vermelho que são usados por pilotos de jatos.

A IBM não anunciou possíveis datas de lançamento da tecnol

... ogia. O registro feito pela empresa também faz um adendo sobre o uso do aparelho.

“O usuário corriqueiro do dispositivo, como o Google Glass, está sujeito a um fenômeno que seria um desvio latente ou desalinhamento dos olhos, que é aparece quando ambos os olhos não estão mais olhando para o mesmo objeto ao mesmo tempo”, aponta a patente. 

Via IBTimes e The American Bazaar

Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.