Street Fighter 5 receberá uma atualização grátis nessa sexta (1) que conta com o retorno do clássico boxeador Balrog e da ninja Ibuki . O boxeador é um dos personagens clássicos presentes na franquia desde os anos 90 em Street Fighter 2 e agora promete marcar a nova geração. Confira algumas das curiosidades sobre o lutador.

Balrog é apresentado em trailer e chega nesta semana ao Street Fighter 5

Balrog x Mike Bison

Esta é provavelmente a curiosidade mais conhecida desde o lançamento de Street Fighter 2, a troca de nomes que ocorreu entre os personagens. Balrog, o boxeador, se chama originalmente M. Bison na versão japonesa do game. Seu nome completo era “Mike Bison”, uma clara alusão ao famoso lutador de boxe Mike Tyson.

Mike Tyson brinca com um cosplayer de Balrog na San Diego Comic-Con em 2014 (Foto: Reprodução/Boxing Scene)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na época do lançamento de Street Fighter 2, o empresário de Mike Tyson era Don King, conhecido por gerar polêmicas e processos inusitados. Para evitar problemas a produtora Capcom trocou o nome de seu “Mike Bison” pelo de outro lutador, Balrog. No entanto, isso criou outro problema…

O Ditador, a Garra e o Boxeador

Os personagens que em quase todo o mundo são conhecidos como Balrog, Vega e M. Bison, no Japão são respectivamente: M. Bison, Balrog e Vega. Além de trocar o nome do boxeador para Balrog, a filial norte-americana da Capcom também não acreditava que Vega fosse um nome forte o bastante para o chefe final e assim usou o nome M. Bison, sem o “Mike”. Por fim, o toureiro espanhol assumiu o nome de Vega.

Balrog, Vega e M. Bison tiveram seus nomes trocados nas versões internacionais de Street Figher 2, o que causou muita confusão (Foto: Reprodução/Retro Vision)

Para evitar confusão, a comunidade de jogadores às vezes os chama apenas por apelidos como: o Ditador (Dictator), Garra (Claw) e Boxeador (Boxer), já que assim não há chance de confundir os lutadores. Há no entanto também uma parcela de jogadores profissionais que detesta esses apelidos.

O outro Mike

Não bastasse toda a confusão com nomes, muitos jogadores suspeitavam que Balrog fosse na verdade outro personagem, o lutador Mike do primeiro Street Fighter, que também era um boxeador negro. Demorou anos até que a Capcom confirmasse que Balrog e Mike são pessoas diferentes e que o personagem apenas foi esquecido pelo tempo. Recentemente a Capcom criou uma nova arte de Mike e eles são realmente bem semelhantes.

Por muito tempo jogadores pensaram que Balrog era o personagem Mike do primeiro Street Fighter, até a Capcom confirmar que são pessoas diferentes (Foto: Reprodução/Jamma+, Street Figher Wiki)

Mãos limpas

Quando Street Fighter 2 foi lançado no Super Nint

... endo, muito do seu conteúdo teve que ser censurado, especialmente qualquer traço de sangue nos ferimentos ao final da luta. Uma das conhecidas frases de Balrog ao vencer seus adversários era: “Meus punhos têm seu sangue neles” (My fists have your blood on them). Porém como no console da Nintendo não havia sangue, o boxeador teve sua frase trocada para apenas: “Levante, seu molenga!” (Get up you wimp!).
Uma das mais famosas frases de vitória de Balrog em Street Fighter 2 perdeu sentido na versão censurada do Super Nintendo (Foto: Reprodução/Mugen Guild)

Matador de elefantes

Um dos personagens mais calmos da série Street Fighter, o indiano Dhalsim, tem uma grande rixa com Balrog, por um bom motivo. Jogadores de Street Fighter 2 devem se lembrar do estágio na Índia, com elefantes na tela. Um deles era um animal de estimação de Dalshim e Balrog o matou com apenas um soco, seu Gigaton Punch, durante uma missão da Shadaloo.

Balrog matou o elefante de estimação de Dhalsim que aparece em seu estágio de Street Fighter 2 (Foto: Reprodução/Nerdemia)

Balrog bom moço

Existe uma curiosidade bem simples sobre Balrog, que é o seu eterno alinhamento com a organização criminosa de M. Bison, a Shadaloo. A maioria dos vilões já saiu da Shadaloo em algum momento de sua vida, mas Balrog sempre esteve lá. Ironicamente, em Street Fighter: O Filme, o personagem é retratado de uma maneira completamente oposta, como um dos mocinhos, em busca de vingança contra a Shadaloo por ter acabado com sua carreira de boxeador.

Provavelmente o capanga mais fiel da Shadallo, em Street Fighter: O Filme, Balrog é retratado como mocinho (Foto: Reprodução/Bristol Bad Film Club)

Nin Nin Hall

O estágio de Balrog em Street Fighter 2 é um dos mais luxuosos e animados, no cassino Golden Nugget de Las Vegas, que existe de verdade. No entanto, a luta se passa em uma sala fictícia chamada “Nin Nin Hall”. Trata-se de uma espécie de brincadeira do designer de fases Akira Nishitani, cujo apelido era “Nin Nin”. Além de assinar o estágio de Balrog, vários recordes do game também são atribuídos a um jogador chamado “NIN”.

O Nin Nin Hall no estágio de Balrog em Street Fighter 2 é na verdade uma assinatura do designer Akira Nishitani (Foto: Reprodução/Matt's Game Quest)

Proteja sua orelha

Se ainda havia alguma dúvida sobre Balrog ser inspirado em Mike Tyson, em Street Fighter Alpha 3 o personagem solta uma frase irônica ao vencer uma luta: “Se lutar assim comigo de novo, vou morder sua orelha fora!”. Essa é uma referência a uma das lutas mais polêmicas de Mike Tyson, contra o boxeador Evander Holyfield, na qual Tyson mordeu a orelha de Holyfield e chegou a arrancar um pedaço.

Em Street Fighter Alpha 3, Balrog ameaça morder a orelha dos adversários (Foto: Reprodução/YouTube)

Homem de um soco só

Uma curiosidade quando Balrog se tornou controlável em Street Fighter é que o personagem fugia completamente ao estilo dos outros. Enquanto todos os personagens de Street Fighter tinham 3 socos e 3 chutes, Balrog tinha apenas socos, porém 6 deles! Depois a série adicionou mais personagens nesse estilo, como o boxeador Dudley e a capoeirista Elena, a qual tem 6 chutes e nenhum soco, mas Balrog foi o pioneiro.

Quando Balrog se tornou controlável em Street Fighter 2 seu estilo de combate só com socos era único (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Balrog no avião

Em Street Fighter 4 há um estágio na África chamado Small Airfield que possui um avião da S.I.N. no cenário, o qual tem uma curiosidade. Durante uma luta comum, Balrog irá arrebentar a porta do avião com um soco e assistir o resto do combate no fundo. No entanto, caso um dos jogadores seja Balrog, quem aparece no avião é Vega. Se for então uma luta entre Balrog e Vega, quem aparece no avião é o próprio M. Bison. Coincidência ou não, somente esses três personagens que tiveram os nomes trocados aparecem no avião.

Balrog tem seu momento "Onde está o Wally?" no cenário Small Airfield de Street Fighter 4, às vezes dividido com Vega e M. Bison (Foto: Reprodução/DeviantArt)

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.