O Cozmo é um mini-robô inspirado em personagens famosos de filmes, como o Wall-E da Pixar e o BB-8 de Star Wars. O brinquedo foi criado com o objetivo de ter uma personalidade própria e ser capaz de interagir com seus usuários, podendo até mesmo reconhecer o dono.

Robô ‘de estimação’ reconhece os donos e protege a casa

O dispositivo parece um trator minúsculo, com uma espécie de monitor de LED usado para mostrar seus olhos, cujo formato pode mudar dependendo do contexto. O robô também pode jogar games embutidos na memória e encontrar sua estação de recarga sozinho.

Robô foi inspirado em personagens de animação para poder se comunicar com donos (Foto: Reprodução/Anki)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O objetivo do Cozmo, segundo a desenvolvedora Anki, é ser diferente dos brinquedos disponíveis no mercado atualmente. Para isso, a fabricante se baseou em personagens que são reconhecidos por terem personalidade própria, inclusive recorrendo a estudos de comportamento e auxílio dos animadores da Pixar.

O conjunto do Cozmo é baseado em inteligência artificial, mas o corpo em si possui poucas capacidades. O mini-robô é equipado com sensores e uma pequena câmera capaz de reconhecer o dono, além de Bluetooth e Wi-Fi. Apesar de ser controlado por inteligência artificial, o processamento de informações não ocorre no aparelho e sim através de um aplicativo para smartphone responsável por tomar decisões.

O uso do app ajuda o Cozmo a economizar bateria, tornando- o capaz de operar por cerca de uma hora e meia sem interrupções. Além disso, o brinquedo só precisa de 10 minutos para ficar completamente carregado.

Cozmo é acompanhado de blocos usados para jogos com usuários (Foto: Reprodução/Anki)

Durante o processo de carga, o robô aparenta estar dormindo, com os olhos fechados e a cabeça se movimentando lentamente para simular a respiração. Ao perceber que está ficando sem energia, inclusive, o dispositivo capaz de encontrar a estação de energia sozinho.

A produção do corpo do robô está praticamente completa, restando apenas o aperfeiçoamento do software para que comece a ser vendido. As atualizações prometem incluir capacidades para sua inteligência artificial e novas formas de reagir a situações. Todos os movimentos do Cozmo são planejados em softwares de animação para aproximá-lo das personagens nos quais foi inspirado.

O kit do

... robô custa US$ 159 (cerca de R$ 538) e já está disponível para pré-venda no site da Anki, que, no momento, só faz entregas nos Estados Unidos. O aparelho é acompanhado por três blocos que são utilizados para brincadeiras que já estão embutidas na programação do dispositivo. A data prevista de lançamento oficial é em outubro de 2016.

Confira abaixo um vídeo do Cozmo em funcionamento. 

Via Anki e Wired

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.