Carmem Costa, cantora e compositora brasileira, recebe hoje (5 de julho) um Doodle Google em homenagem ao dia em que faria 96 anos. Carmem é autora das músicas "Está chegando a hora" e "Cachaça não é água", letras que foram regravadas por diversos artistas e fazem sucesso até hoje. A cantora, apesar de atender por Carmem Costa, se chama Carmelita Madriaga. Ela iniciou sua carreira quando, trabalhando como empregada doméstica para o cantor Francisco Alves, foi descoberta em uma festa pela Carmem Miranda. 

As músicas de Carmem Costa estão no Spotify; baixe e relembre

Nascida em 5 de julho de 1920 em Trajano de Moraes, município da região serrana fluminense, a artista ganhou notoriedade no rádio com sambas que passam reconhecidos por gerações.  Sua estreia foi em um show de calouros, como era comum entre os anos 1930 e 1940. Ela se destacou no programa de rádio de Ary Barroso, sagrando-se campeã do concurso. Foi o bastante para dar a largada em sua vida profissional. No começo, a cantora fez dupla com o cantor e compositor Henricão.

Doodle em homenagem a Carmem Costa, cantora e compositora brasileira (Foto: Reprodução/Google)

Sua canção mais famosa, "Está Chegando a Hora", foi também seu primeiro sucesso. A música é uma versão adaptada da mexicana Cielito Lindo. Outras faixas de sucesso incluem Aquela Noite, Cachaça (Não É Água Não) e Tem Nego Bebo Aí. Além disso, é dela a Marcha do Cordão da Bola Preta, música-tema do conhecido bloco de carnaval carioca homônimo.

Depois de uma temporada morando nos EUA e na Europa, Carmen voltou ao Brasil já considerada um dos principais nomes da música brasileira à época. Recebeu homenagens em programas de rádio e TV. Entre elas, o “MPB Especial”, da TV Cultura de São Paulo, gravado em 1972.

Carmen Costa compôs até a velhice. Em 2003, ainda viva, foi tombada como patrimônio cultural do Brasil pela Câmara Municipal do

... Rio de Janeiro, e, em referência ao reconhecimento, ela escreveu a música Tombamento. Depois de longa carreira como um dos maiores nomes do carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, Carmen morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 2007.

Qual foi o melhor Doodle do Google que você já viu? Comente no Fórum do TechTudo.

Conheça a história dos Doodles do Google:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.