O Microsoft Excel 2007, lançado junto com o pacote Microsoft Office em 2007, foi o primeiro a introduzir a interface Ribbon, baseada em abas. Apesar de já ter quase 10 anos, ele ainda é utilizado em várias empresas e até mesmo por usuários domésticos.

As 68 fórmulas mais usadas do Excel

Este editor de planilhas é bastante completo e para ajudar o usuário, conta com inúmeros atalhos de teclado, que facilitam e agilizam ainda mais o trabalho, especialmente em planilhas complexas.

Vale ressaltar que os atalhos a seguir só são compatíveis com o sistema operacional Windows. Confira agora todos os atalhos de teclado para o Excel 2007.

Veja os atalhos de teclado para o Excel 2007 (Foto: Divulgação/Microsoft)

1. Ctrl + PageUp: Alterna entre guias da planilha; da esquerda para a direita;

2. Ctrl + PageDown: Alterna entre guias da planilha, da direita para a esquerda.

3. Ctrl + Shif t+ (: Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção;

4. Ctrl + Shift + ): Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção;

5. Ctrl + Shift + &: Aplica contorno às células selecionadas;

6. Ctrl + Shift_ : Remove o contorno das células selecionadas;

7. Ctrl + Shift + ~: Aplica o formato de número Geral;

8. Ctrl + Shift + $: Aplica o formato Moeda com duas casas decimais;

9. Ctrl + Shift + %: Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais;

10. Ctrl + Shift + ^: Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.

11. Ctrl + Shift + #: Aplica o formato Data com dia, mês e ano.

12. Ctrl + Shift + @: Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.

13. Ctrl + Shift + !: Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar

14. e sinal de menos (-) para valores negativos.

15. Ctrl + Shift + *: Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias). Em uma tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro.

16. Ctrl + Shift +: Insere a hora atual.

17. Ctrl + Shift + “: Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

18. Ctrl + Shift + Mais (+): Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.

19. Ctrl + Menos (-): Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.

20. Ctrl + ; Insere a data atual.

21. Ctrl +` Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.

22. Ctrl + ‘ Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

23. Ctrl + 1: Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

24. Ctrl + 2: Aplica ou remove formatação em negrito.

25. Ctrl + 3: Aplica ou remove formatação em itálico.

26. Ctrl + 4: Aplica ou remove sublinhado.

27. Ctrl + 5: Aplica ou remove tachado.

28. Ctrl + 6: Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.

29. Ctrl + 8: Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.

30. Ctrl + 9: Oculta as linhas selecionadas.

31. Ctrl + 0: Oculta as colunas selecionadas.

32. Ctrl + A: Seleciona a planilha inteira. Se ela tiver dados, o atalho seleciona a região atual. Pressionando novamente as linhas de resumo são selecionadas.  Pressionando uma terceira vez a planilha inteira é selecionada.

33. Ctrl + Shift + A: insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direi

... ta de um nome de função em uma fórmula;

34. Ctrl + B: Aplica ou remove formatação em negrito;

35. Ctrl + C: Copia as células selecionadas;

36. Ctrl + C: seguido por outro Ctrl+C exibe a Área de Transferência;

37. Ctrl + D: Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo;

38. Ctrl + F: Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada;

39. Shift + F5: Também exibe essa guia, enquanto Shift+F4 repete a última ação de Localizar;

40. Ctrl + Shift + F: Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada;

41. Ctrl + G: Exibe a caixa de diálogo Ir para;

42. F5: Também exibe essa caixa de diálogo;

43. Ctrl + H: Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada;

44. Ctrl + I: Aplica ou remove formatação em itálico;

45. Ctrl + K: Exibe a caixa de diálogo Inserir Hyperlink para novos hyperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hyperlink para os hyperlinks existentes que estão selecionados;

46. Ctrl + N: Cria uma nova pasta de trabalho em branco;

47. Ctrl + O: Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo;

48. Ctrl + Shift + O: seleciona todas as células que contêm comentários;

49. Ctrl + P: Exibe a caixa de diálogo Imprimir;

50. Ctrl + Shift + P: abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada;

51. Ctrl + R: Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da

célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita;

52. Ctrl + S: Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual;

53. Ctrl + T: Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela;

54. Ctrl + U: Aplica ou remove sublinhado;

55. Ctrl + Shift + S: alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas;

56. Ctrl + V: Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula;

57. Ctrl + Alt + V: exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo de célula em uma planilha ou em outro programa;

58. Ctrl + W: Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada;

59. Ctrl + X: Recorta as células selecionadas;

60. Ctrl + Y: Repete o último comando ou ação, se possível;

61. Ctrl + Z: Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada;

62. Ctrl + Shift + Z: usa o comando Desfazer ou Refazer para reverter ou restaurar a correção automática quando Marcas Inteligentes de AutoCorreção são exibidas.

63. F1: Exibe o painel de tarefas da Ajuda do Microsoft Office Excel.

64. Ctrl + F1: exibe ou oculta a Faixa de Opções, um componente da Interface de usuário do Microsoft Office Fluent.

65. Alt + F1: cria um gráfico dos dados no intervalo atual.

66. Alt + Shift + F1: insere uma nova planilha.

67. F2: Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. Ele também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada.

68. Shift + F2: adiciona ou edita um comentário de célula.

69. Ctrl + F2: exibe a janela Visualizar Impressão.

70. F3: Exibe a caixa de diálogo Colar Nome.

71. Shift + F3: exibe a caixa de diálogo Inserir Função.

72. F4: Repete o último comando ou ação, se possível. Quando um intervalo o uma referência de célula é selecionado em uma fórmula, F4 circula por várias combinações de referências absolutas e relativas.

73. Ctrl + F4: fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.

74: Ctrl + F5: restaura o tamanho da janela da pasta de trabalho selecionada.

75: F6: Alterna entre a planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. Em uma planilha que foi dividida (menu Exibir, comando Gerenciar Esta Janela, Congelar Painéis, Dividir Janela), F6 inclui os painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da Faixa de Opções.

76: Shift + F6: alterna entre a planilha, os controles de zoom, o painel de tarefas e a Faixa de Opções.

77: Ctrl + F6: alterna para a próxima janela da pasta de trabalho quando mais de uma janela da pasta de trabalho é aberta.

78: F7: Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia para verificar a ortografia na planilha ativa ou no intervalo selecionado.


79: Ctrl + F7: executa o comando Mover na janela da pasta de trabalho quando ela não está maximizada. Use as teclas de direção para mover a janela e, quando terminar, pressione Enter ou Esc para cancelar.

80: F8: Ativa ou desativa o modo estendido. Nesse modo, Seleção Estendida aparece na linha de status e as teclas de direção estendem a seleção.

81. Shift + F8: permite adicionar uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células, utilizando as teclas de direção.

82. Ctrl + F8: executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho), quando uma pasta de trabalho não está maximizada.

83. Alt + F8: exibe a caixa de diálogo Macro para criar, executar, editar ou excluir uma macro.

84. F9: Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.

85. Shift + F9: calcula a planilha ativa.

86. Ctrl + Alt + F9: calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo.

87. Ctrl + Alt + Shift + F9: verifica novamente as fórmulas dependentes e depois calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, inclusive as células que não estão marcadas para serem calculadas.

88. Ctrl + F9: minimiza a janela da pasta de trabalho para um ícone.

89. F10: Ativa e desativa as dicas de tecla.

90. Shift + F10: exibe o menu de atalho para um item selecionado.

91. Alt + Shift + F10: exibe o menu ou a mensagem de uma marca inteligente. Se mais de uma marca inteligente estiver presente, alterna para a marca inteligente seguinte e exibe seu menu ou sua mensagem.

92. Ctrl + F10: maximiza ou restaura a janela da pasta de trabalho selecionada.

93. F11: Cria um gráfico dos dados no intervalo selecionado.

94. Shift + F11: insere uma nova planilha.

95. Alt + F11: abre o Editor do Microsoft Visual Basic, no qual você pode criar uma macro utilizando o VBA (Visual Basic for Applications).

96. F12: Exibe a caixa de diálogo Salvar Como.

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