O Waze, um dos maiores apps de trânsito e navegação do mundo, traz informações sobre o tráfego em tempo real, o que facilita muito a vida dos motoristas. Porém, o aplicativo tem diversas funções além dessa, que muitos usuários desconhecem. Entre elas, a integração com o calendário do celular, informações para as cidades com rodízio de veículos, comandos de voz, dicas de postos de gasolina com preço de combustível mais barato e outros recursos.

Waze ou Google Maps: comparamos os apps de GPS e mapas

Veja a seguir dez dicas para explorar ao máximo o Waze em seu smartphone.

Veja dez dicas para aproveitar ainda mais o Waze (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Saiba a hora certa para sair de casa 

Finalizando a configuração de um percurso planejado no Waze para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Chamada de Percursos Planejados, a função, disponível para iOS, permite programar rotas no celular com antecedência e receber alertas momentos antes de começar o percurso. Para isso, o usuário deve fazer uma integração do calendário do iPhone com o Waze e, assim, será notificado na hora certa de sair. A dica é útil para quem tem um compromisso marcado ou deseja programar viagens de carro, por exemplo, tirando proveito do GPS do celular. Veja como usar a função Percursos Planejados.

2. Personalize de acordo com as suas preferências

Ativando opção para evitar pedágios e vias movimentadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Waze sempre procura a melhor rota, levando em consideração obstáculos e engarrafamentos em tempo real. Porém, o app não desvia de vias expressas e pedágios. Se você pretende evitar esse tipo de trajeto, é melhor personalizar o seu aplicativo. Dessa forma, apesar de andar um pouco mais, você poderá economizar e não passará por vias muito movimentadas. Veja como ativar a opção.

3. Visualize o trajeto de seus amigos e compartilhe o seu também

Escolhendo um contato do Waze para compartilhar seu percurso (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Outra função interessante e muito útil do app é compartilhar uma rota com alguém. Por meio desse recurso, é possível partilhar um trajeto com um contato para que ele acompanhe seu caminho até chegar ao destino final, tudo em tempo real. A função é ótima, por exemplo, para facilitar a vida de um amigo que vai pegar carona com você ou para verificar se a pessoa chegou ao local. Saiba como compartilhar sua localização com um contato.

4. Compartilhe também pelo W

... hatsApp
Utilizando o compartilhamento da localização atual do Waze com o WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Se a pessoa com a qual você deseja compartilhar seu trajeto não utiliza o Waze, existe a opção de enviar pelo WhatsApp. Esse procedimento permite que o usuário envie um link para seu contato no mensageiro mostrando no mapa de onde ele está. Veja como compartilhar a localização no WhatsApp. 

5. Economize no combustível com o Waze

Visualizando postos de combustível próximos a localização atual do usuário do Waze no iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Além de te ajudar com rotas e dizer os caminhos mais curtos, o Waze ainda encontra postos de gasolina próximos a você e informa os melhores preços de combustível direto na tela do smartphone. Com esse recurso, você consegue ver uma lista completa de valores cobrados pelos postos mais perto e, caso ache necessário, é possível traçar uma rota para chegar até ele. Descubra como usar o Waze para ver os valores de combustíveis em postos próximos

6. Diminua a quantidade de notificações do app

Notificação no Waze (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Poucas pessoas sabem, mas o Waze traz a opção de escolher qual tipo de notificação o usuário deseja receber. Assim, aqueles que não gostam de receber pop-ups toda hora, podem desmarcar diversas informações e receber apenas aquilo que lhes interessa. Para isso, vá em Configurações > Notificações e desative aquilo que você não quer mais ver no app. Depois, clique em Salvar.

7. Use o bate-papo do app para falar com amigos

Enviando uma mensagem no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Waze tem um recurso que permite enviar e receber mensagens de texto pelo próprio app. As conversas são privadas podem ser um ótimo recurso para quem precisa mandar um recado rápido sem precisar sair do aplicativo de trânsito. Basta escolher o amigo e começar a conversa pelo bate-papo do app. É bem simples e funcional. Veja como conversar com um amigo pelo Waze. 

8. Ative o comando de voz e não perca mais tempo digitando

Ativando os comandos de voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Waze desenvolveu os comandos de voz que servem para controlar algumas funções do aplicativo. Assim, basta cadastrar um comando e depois usá-lo enquanto dirige, sem precisar tocar no smartphone. Além da facilidade e rapidez, a função traz mais segurança para os motoristas, que não precisam digitar enquanto dirigem. Confira a dica e saiba como habilitá-los. 

9. Encontre caminhos alternativos em dia de rodízio


Waze encontra novos caminhos em dia de rodízio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Desenvolvido específicamente para a cidade de São Paulo, o recurso faz o mapeamento de rotas em dias de rodízio. Dessa forma, o motorista paulistano pode registrar a placa do carro e, assim, obter caminhos alternativos para o trabalho e para casa, quando houver restrições nas principais vias. A ideia é oferecer o caminho mais rápido fora da zona de restrição da sua placa em dia de rodízio, com trajetos no entorno ou dentro da área demarcada no mapa. Veja como encontrar caminhos alternativos em dia de rodízio.

10. Chega de multas de velocidade 

Ativando o alerta sonoro de limite de velocidade do Waze no iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Essa função promete ajudar muito aqueles usuários distraídos que vivem acima da velocidade permitida. O recurso emite um alerta sonoro toda vez que o veículo estiver trafegando com velocidade acima do permitido para aquela estrada. Além disso, o usuário pode decidir se deseja ouvir o alerta quando estiver exatamente no limite de velocidade ou em valores pré-determinados. Veja como configurar o alerta sonoro para excesso de velocidade no Waze. 

Como trocar de e-mail no Waze sem perder a pontuação? Descubra no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.