O Codemoji é um novo jogo educacional projetado pela Mozilla, famosa por seu navegador Firefox, que ensina como funciona o básico da encriptação. O interessante é que o game usa emojis coloridos para exemplificar situações na codificação, substituindo as letras. A novidade pode ser acessada pelos usuários brasileiros e permite enviar mensagens “secretas” para os amigos, codificadas com os desenhos. Para desvendar o recado é necessário usar um emoji “chave”. Veja com usar o game pelo computador neste tutorial.

Emojipedia revela os primeiros candidatos a novos emojis de 2017

Vale lembrar que a criptografia é fundamental para manter a segurança de dados e dificultar o acesso de terceiros, não autorizados. Atualmente o recurso é utilizado em sites, aplicativos, durante compras online e mais atividades digitais do dia a dia. O game, que foi criado em parceria com a agência criativa TODO, tem interface do Codemoji apenas em inglês e é gratuito para usar. A ideia é ensinar de forma divertida os princípios da criptografia para o usuário final.

Mozilla tem jogo que permite ensinar sobre criptografia e mandar mensagens para os amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 1. Acesse o site do game Codemoji e para iniciar o game clique no botão “Let’s get going”;

Inicie o uso do Codemoji no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Antes de começar será mostradas algumas telas de como funciona a criptografia, substituindo as letras por emojis.

Clique em “Next” para ir avançando após ler;

Leia como funciona o sistema de criptografia do jogo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para iniciar confirme no botão de “I understand”;

Confirme no botão para iniciar o uso do Codemoji (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Será aberta a tela para a codificação da mensagem. No campo da esquerda, digite sua mensagem personalizada, que pode ser escrita em português. Em seguida, no espaço do meio selecione o emoji “chave” para decodificar o recado.

Note que o resultado será mostrado na direita, já com a codificação. Para enviar para seu amigo, clique em “Share this message”;

Digite sua mensagem e codifique usando um emoji (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. É possível compartilhar em redes sociais usando os botões do “Facebook”, “Twitter” ou de “E-mail”.

Se preferir mandar

... diretamente em mensageiros ou chats, clique em “Copy” para copiar o link;
Compartilhe o recado codificado com seus amigos em redes sociais ou mensageiros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Envie o link para seu amigo. Quando ele abrir a página, será mostrada a mensagem codificada na direita, com emojis no lugar das letras. Para que ele consiga ler, é necessário saber qual é o emoji-chave da encriptação. Se preferir, faça com que a pessoa adivinhe dando dicas.

Quando seu amigo souber, basta selecionar o emoji no campo central da tela e aguardar. A mensagem será decodificada no lado direito.

A pessoa poderá decodificar a mensagem apenas se souber o emoji-chave (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É possível usar o jogo quantas vezes preferir e ele tem suporte para outros navegadores além do Firefox, como o Chrome do Google e Microsoft Edge.

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.