A Apple liberou o download da versão beta da próxima versão do seu sistema operacional para desktop, o macOS Sierra. Antes de entrar nessa aventura, é bom saber que você só pode baixar o Sierra usando um computador que já tenha uma versão anterior do sistema da Apple, o Mac OS X, no caso o OS X El Capitan ou outro anterior compatível. Além disso, também é bom estar ciente que apesar do atual nível de estabilidade, essa ainda é uma versão beta e pode conter diversos bugs, portanto será "por sua própria conta e risco".

Requisitos mínimos: saiba se o seu Mac é compatível com macOS Sierra

Conheça as novidades e veja como baixar o macOS Sierra beta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Novidades

O macOS Sierra  anunciado na WWDC 2016 e promete entregar ao usuário uma série de novidades e melhorias. O novo software para Macbooks foi planejado para ser mais leve e ocupar menos espaço. Essa versão terá um foco na integração com a nuvem através do iCloud Drive, para melhorar ainda mais a questão da continuidade, independente de dispositivo.

Siri no macOS

Uma das grandes novidades do macOS Sierra e que está sendo muito aguardada nesse primeiro beta público, é a chegada da assistente pessoal Siri ao Mac. A nova funcionalidade tem todos os recursos já incluídos no iOS, além de capacidades que o permitem usar o ambiente único do macOS no computador.

No Sierra, a Siri pode ser acessada através da Dock ou de comandos de teclado, sendo capaz de encontrar informações ou arquivos e enviar mensagens. Pode entender especificações complexas, como um período de tempo em que o documento foi usado e filtrar a busca com novos termos.

Auto unlock existe mas não funciona

Outra ótima novidade do macOS Sierra é o auto unlock, que promete eliminar a senha ao abrir o computador da Apple. O sistema é capaz de detectar quando a pessoa que está usando o dispositivo é mesmo o seu dono ao perceber que ela possui outro aparelho da Apple, como um Apple Watch ou iPhone, autenticado na mesma conta.

Infelizmente, você ainda não poder a testar o novo recurso, que já está ativado nesse primeiro beta, mas está disponível apenas para desenvolvedores que usam a versão beta do watchOS 3. Além do desbloqueio automático, outros serviços ou recursos podem não funcionar como esperado ou serem incluídos parcialmente por causa de questões de infraestrutura, como o Apple Pay.

Tirando isso, o novo sistema traz sincronização entre o iOS e macOS (documentos), abas nativas nos aplicativos, vídeo PIP (Picture in Picture) com qualquer vídeo e várias novidades menores, juntos com muitas melhorias internas.

Windows, Mac ou Linux: qual é o melhor sistema operacional? Veja no Fórum TechTudo

Compatibilidade

Segundo a Apple, a versão final para o usuário deve ficar pronta a partir de setembro.
A atualização será gratuita para MacBooks e iMacs lançados a partir de 2009 e MacBooks Air e Pro e Macs mini e Pro lançados a partir de 2010.

Cuidados

A Apple recomenda que antes de instalar esse beta do macOS Sierra, você faça um

... backup do seu Mac atual, ou instale o novo sistema em um Mac secundário.

Baixando e instalando o beta do macOS Sierra

Agora que você já conhece as novidades (e os riscos), está pronto para testar o macOS Sierra beta? Se a resposta for sim, e você já tomou todas as precauções, faça o seguinte:

Passo 1. Acesse o site Apple Beta Software Program e clique em “Sign In”;

Acessando a página de software beta da Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, faça login em sua conta iCloud. Sim, é a mesma que você já usa no seu iPhone ou iPad;

Fazendo login na página de software beta da Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Terminado o login, você será direcionado para a página do beta do mcOS Sierra. Desça nessa página até encontrar o link “enroll your Mac”, e clique nele;

Clicando no link que leva ao download do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na página seguinte, você encontrará no item 2, um código que poderá ser usado para baixar o macOS Sierra.

Você deve clicar no link do código (ou no botão “Redeen Code”) para iniciar o processo de download do sistema operacional.

Se quiser fazer mais tarde, anote o código e quando precisar, abra a Mac App Store e use o código para iniciar o download na loja;

Anotando o código e clicando nela para baixar o macOS Sierra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Ao clicar no link, será aberta a Mac App Store. Se necessário forneça o usuário e senha  de sua conta iCloud para iniciar uma sessão na loja.

Depois disso, a loja vai iniciar o download e mostrar uma mensagem informando que o código foi usado com sucesso;

Baixando o macOS Sierra na Mac App Store (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. O download do macOS Sierra será iniciado, e você poderá acompanhar o progresso olhando no Launchpad, que fica na Dock do sistema (o ícone de um foguete).

Acompanhando o download do macOS Sierra no Launchpad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Depois de baixar, siga as instruções do instalador e tudo dará certo. No final, comece a explorar as novidades do sistema e aproveite bem cada recurso.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.