Na hora de comprar um computador para jogar, o que é melhor: notebook ou desktop? A dúvida é pertinente e o TechTudo tenta ajudar o consumidor que está procurando o seu próximo aparelho para jogos. Confira abaixo a análise de alguns pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora da compra.

Aprenda como atualizar o processador Intel do seu computador

Notebook ou PC? O TechTudo te ajuda a escolher a melhor opção gamer (Foto: Divulgação/Avell)

Portabilidade – Laptop

Obviamente, os laptops têm muito mais condições de serem levados de um lugar para o outro do que os desktops. Esta é a grande vantagem deles em todos os comparativos – inclusive para jogos. Para quem viaja muito, ou quer levar os games para as casas dos amigos ou familiares, esta é a melhor opção.

Laptop, claro, é muito mais portátil (Foto: Divulgação/Alienware)

Além disso, até mesmo para jogar dentro de casa, caso você não queira ficar fixo a um só ponto, o laptop é muito melhor. No verão brasileiro, por exemplo, muita gente tem só um cômodo com ar-condicionado e, jogar fora dele, caso o desktop esteja em outro, não deve ser muito agradável.

Desempenho – PC

Normalmente, os PCs têm um desempenho melhor do que os laptops. Eles duram mais tempo, têm capacidade para equipamentos de hardware maiores e mais potentes e não são tão difíceis de se personalizar. Qualquer pessoa pode, com conhecimento básico e algumas dicas, montar um computador bem potente, e ir atualizando-o aos poucos.

PCs gamers podem ser mais personalizáveis (Foto: Divulgação/Digital Storm)

É possível comprar uma placa de vídeo boa, ir trocando com o passar do tempo, dar upgrade na memória RAM, etc. Nos laptops, isso é um pouco mais complicado. Logo, para quem busca desempenho e também performance a longo prazo, certamente são melhores os computadores tradicionais.

Tela – PC

É uma comparação até injusta. Obviamente, nos laptops você também pode conectar um monitor e jogar em uma telona. Porém, este não é o mais comum. O normal é usar só seu display, que nos modelos mais tradicionais não passa das 15.6 polegadas. Nos desktops, por outro lado, é possível usar telas de vários tamanhos.

Dúvidas sobre jogos em notebook? Então veja respostas no Fórum do TechTudo.

Em termos de qualidade, eles se equivalem, porque há muitos notebooks com telas com ótimas resoluções. Porém, é mais fácil encontrar um monitor grande Full HD e conectá-lo ao seu desktop. Para quem quer jogar com tela grande, como se fosse um videogame na TV, o PC tradicional é melhor.

Manutenção – PC

Conforme analisado no desempenho, o PC é muito mais fácil de se abrir e modificar. E, obviamente, isso também acontece na hora de fazer uma manutenção. Consertar uma peça, e até possivelmente substituí-la, é muito mais fácil (e barato) do que fazer isso no laptop. Sem falar que o tempo de vida útil do produto, normalmente, é maior.

Ter uma boa placa de víd
... eo é fundamental para rodar games com qualidade (Foto: Divulgação/Nvidia)

Afinal, com o laptop há mais riscos do que com o desktop – se sair a todo o tempo com ele. É possível que você bata com ele em algum lugar, deixe cair, etc. Portanto, os desktops são opções mais seguras, e com hardware mais independente e amigável para se reparar.

Preços – Empate

Comprar um PC gamer top de linha e um notebook gamer top de linha pode acabar saindo o mesmo preço. Se você comparar apenas CPU e laptop, provavelmente o gabinete para PC sairá mais barato. Porém, levando-se em conta que é preciso comprar também a tela, além de alguns acessórios, isso pode acabar se equivalendo.

Dicas de Modelos

Para quem desejar um notebook, estes modelos da Gigabyte e o ultrafino da HP são top de linha, assim como o gigante GT80 Titan, da MSI, com tela de 18 polegadas. Para os fãs de computadores, a Alienware, famosa por voltar seus esforços aos gamers, lançou recentemente um PC com cara de console.

Mais do que modelos e marcas, o importante é ter boas configurações: placa de vídeo dedicada é fundamental, como essas, com pelo menos 2 GB de memória somente para ela rodar os gráficos, além de um processador Core i5 ou i7 e pelo menos 6 GB de RAM. Bastante espaço no HD também é recomendável.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.