A tecnologia MIMO, dividida em SU-MIMO e MU-MIMO, é um desdobramento de vários avanços feitos com o objetivo de aumentar a velocidade de redes sem fio, sejam domésticas, corporativas ou de celulares. Em um mundo cada vez mais conectado, o sistema é fundamental para smartphones, tablets, notebooks e até mesmo eletrodomésticos que acessam a Internet. 

Como ativar o firewall do roteador Wi-Fi e deixar a rede mais segura

Responsável por alcançar taxas de transmissão mais altas, a MIMO oferece mais velocidade para cada aparelho conectado, por exemplo, ajudando a melhorar o modo de transmissão do sinal. Ficou curioso sobre a tecnologia? Confira abaixo as principais funções, classificações e vantagens do sistema que já está presente em roteadores mais avançados e em smartphones tops de linha como iPhone 6S e Galaxy S7

Tecnologia MIMO entrega mais velocidade às redes sem fio (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O que é

MIMO é a sigla em inglês para Multiple Input Multiple Output que, em uma tradução literal, significa “Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas”. Trata-se de um sistema que visa alcançar maiores taxas de transmissão em redes sem fios.

A tecnologia usa várias antenas para transmitir o sinal e os dados em uma rede. Assim, quanto mais antenas, mais rápida e eficiente será a transmissão e recepção dos dados aos diversos aparelhos conectados. Daí o nome “múltiplas entradas e saídas”.

Este sistema é o sucessor do IEEE 802.11n e foi nomeado de 802.11ac, formato que recebeu atualizações em julho. Além de suas melhorias na velocidade de transmissão e recepção, o padrão gasta menos energia e tem uma segurança mais aprimorada.

Roteadores mais novos da TP-Link e Asus já oferecem tecnologia (Foto: Divulgação/TP-Link)

Principais funções

O sistema MIMO possui três funções distintas. A STTD, a SM e a transmissão colaborativa. STTD é a sigla para Space Time Transmit Diversity. Neste modo, todas as antenas transmitem exatamente o mesmo sinal. Isso serve para aumentar a potência da rede. Porém, a velocidade continua a mesma.

Já na função SM (Spatial Multiplexing), cada antena transmite dados diferentes. Isso aumenta a taxa de transferência da rede, ou seja, a sua velocidade. Porém, o alcance continua o mesmo. Esta técnica também é conhecida como OFDM-MIMO e é usada em roteadores no padrão 802.11n e as redes celulares mais atuais.

Por fim, na transmissão colaborativa, mais de um roteador pode ser combinado para ter um dos outros dois sistemas, unindo o melhor dos dois mundos. Este modo, porém, é o mais incomum.

Classificações

... (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Detalhe da traseira do iPhone 6s Plus (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))" width="695">iPhone 6S já oferece a tecnologia MU-MIMO (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O sistema MIMO pode ser classificado no formato: "axb:c". A letra A indica o número de antenas de transmissão, a letra B o número de antenas de recepção e a letra C o número de fluxos espaciais. Vamos aos exemplos:

Um sistema MIMO-OFDM 2x2 indica que há duas antenas transmissoras e duas antenas receptoras atuando no modo OFDM (ou SM), ou seja, cada uma transmite dados diferentes, aumentando a velocidade. Assim, ele poderia ser descrito como 2x2:2. Em um sistema 3x3:3, haveriam três antenas de transmissão, três de recepção em três fluxos espaciais, triplicando a velocidade.

Vantagens do sistema MIMO

Em uma rede wireless tradicional, o roteador pode dar atenção apenas a um dispositivo por vez. Então, imagine que você tenha um notebook, um tablet e um smartphone ligados a uma mesma rede Wi-Fi. O notebook está em uma partida online, o tablet está transmitindo um filme pelo Netflix e o smartphone fazendo streaming pelo YouTube.

O roteador primeiro transmite e recebe alguns dados da partida online, depois para de dar atenção à partida e transmite alguns pacotes de dados para o Netflix e depois para o YouTube. Embora o usuário não perceba essas paradas, é assim que os roteadores atuam.

Por isso, para se ter um melhor desempenho em partidas onlines, é recomendável desligar tudo aquilo que possa consumir banda, tais como streaming de vídeos ou de músicas. E é por isso que quando há muitos dispositivos ligados na rede ao mesmo tempo os vídeos travam, por exemplo.

Em um sistema MIMO de três antenas, cada uma das antenas transmite um tipo diferente de dados. Assim, voltando para a situação apresentada, uma antena ficaria dedicada para o notebook, a segunda para o smartphone e a terceira para o tablet, não havendo diminuição de velocidade.

A tecnologia MIMO ainda pode ser dividida em SU-MIMO e MU-MIMO, onde SU significa Single User (usuário único) e MU significa Multiple User (usuários múltiplos). A tecnologia MU-MIMO é a que pode transmitir diferentes tipos de dados simultaneamente.

Onde atua

No caso da tecnologia MU-MIMO, mais avançada, é possível encontrá-la em ação nos mais recentes e avançados roteadores, como o Asus RT-AC87U e o TP-Link Archer C2600. Alguns smartphones e tablets tops de linha também contam com tal sistema, tais como o iPhone 6S e o Galaxy S7.

Como ver a senha do roteador Wi-Fi no PC? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.