O Google está fazendo a sua parte na campanha pela igualdade de gênero. A gigante de Internet quer que, cada vez mais, os emojis presentes no Android e Hangouts, valorizem a carreira das mulheres no mercado de trabalho. Em maio deste ano, a empresa fez um série de sugestões de novas figuras que representassem melhor o papel da mulher na sociedade. Agora, 11 delas foram aprovadas e deverão ser adicionadas em atualizações futuras dos teclados de emoji na seção dedicada a profissões.

Tudo sobre o Google

A justificativa é simples. Segundo o Google, "embora exista uma enorme gama de emojis disponíveis, poucos valorizam a diversidade de carreiras das mulheres, ou empoderam garotas jovens".

Dos 92% de usuários de emojis, 78% são mulheres (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O Unicode, entidade responsável pela seleção de novas figuras, concordou em incluir alguns dos emojis indicados pelo Google. Entre eles estão os que representam mulheres em trabalhos até o momento representados por homens nos emojis como policial, programadora e médica. Conheça todos.

Mulheres lideram uso de emoji

Um dos motivos apontados pelo Google para a inserção dos novos emojis femininos é que as mulheres nem sempre eram representadas por seu papel na sociedade. Um exemplo impactante disso eram os emojis de profissões, com a maioria das figuras composta por emojis masculinos — quando no mundo real homens e mulheres ocupam vagas dos mesmos cargos como engenharia, medicina, docência, entre outras posições. Dedicando às mulheres apenas noivas, princesas e figuras sobre beleza.

Qual o melhor teclado de emoji? Comente e troque dicas no Fórum do TechTudo.

Outro fator apontado pela gigante de buscas é que 92% da população online hoje usa emojis, e 78% desses são mulheres. O Google fez uma proposta com 13 novos emojis femininos. No entanto, o Unicode aceitou 11 — deixando de fora uma segunda opção de médica e uma segunda opção industrial. Entre as escolhas estão cantora, cientista, metalúrgica e professora.  Veja todos abaixo.

Emojis propostos pelo Google também podem ter tons de pele diferentes (Foto: Divulgação/Google)

Vale notar que todos os onze emojis escolhidos serão representados em vários tons de pele diferentes.

Mais emojis de homens e mulheres

Além das figuras sugeridas pelo Google, o Unicode também incluiu versões masculinas e femininas para 33 emojis já existentes.  Você poderá escolher um emoji com uma mulher ou com um homem correndo, ou um homem ou uma mulher cortando o cabelo, ou um homem ou uma mulher ciclista.

... ram versões masculinas e femininas (Foto: Divulgação/Google)" height="480" src="//s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/14/gender.gif" width="640">Alguns emojis ganharam versões masculinas e femininas (Foto: Divulgação/Google)

Ainda não há uma data para os novos emojis serem liberados para os dispositivos. A expectativa é que eles estejam incluídos na próxima atualização do Unicode. O Unicode já há algum tempo sinaliza boa vontade para inserção de emojis que retratem igualdade. Em parceria com o Google e a Apple, no início de 2015 o consórcio começou a liberar emojis em diferentes tons de pele.

Via Google 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.